rotina dos CEOs

A rotina dos CEOs envolve muita interação e poucas horas gastas sozinhos. Esses são alguns dos insights resultantes de um estudo de dois pesquisadores da Universidade Harvard.

Michael E. Porter e Nitin Nohria, professor e reitor da Escola de Negócios de Harvard, respectivamente, acompanharam o cotidiano de 27 CEOs – apenas duas mulheres entre eles, no entanto – durante três meses. Os assistentes executivos de cada um deles foi treinado para codificar suas atividades em um sistema, e os dados foram checados posteriormente com os líderes.

Confira os fatos mais interessantes que essa imersão na vida de quem está a frente de companhias com média de 13 bilhões de lucro por ano trouxe!

Como é a rotina dos CEOs em 7 pontos

#1 Quanto tempo trabalham?

De acordo com o estudo dos especialistas de Harvard, os CEOs trabalham cerca de 9.7 horas por dia de semana. Além disso, conduzem atividades do negócio durante 79% dos fins de semana – cerca de 3.9 horas por dia – e 70% dos dias de férias – 2.4 horas diariamente.

#2 O que fazem no tempo livre?

Em média, os CEOs dormem, em média, 6,9 horas por noite. Muitos fazem exercícios regulares, que consomem cerca de 9% de suas horas de folga (ou aproximadamente 45 minutos por dia). “Para sustentar a intensidade do trabalho, os CEOs precisam treinar – assim como os atletas de elite. Isso significa alocar tempo para a saúde, a forma física e o descanso”, escrevem os autores do estudo.

Os 25% do tempo, ou seis horas por dia, em que os líderes estavam acordados e sem trabalhar, são dividido entre a família (cerca da metade do tempo) – “a maioria aprendeu a ser muito disciplinada sobre isso”.

Cerca de 2,1 horas por dia, em média, são as de inatividade utilizadas para atividades de lazer, desde assistir televisão e ler, até hobbies como fotografia.

#3 Qual o papel das interações no seu dia a dia?

Os resultados da pesquisa deixam claro que a rotina dos CEOs envolve, principalmente, interações presenciais, que tomam conta de 61% do dia. Outros 15% do tempo foram gastos no telefone ou lendo e respondendo mensagens escritas. Os outros 24% foram gastos em comunicação eletrônica.

Gestão de tempo: três ferramentas para fazer seu dia durar mais

#4 Qual a taxa de imprevistos com que lidam?

Uma grande porção da rotina dos CEOs (cerca de 36%, em média), é gasta em modo reativo, lidando com questões que se desenrolam durante o dia – interna e externamente.

“De tempos em tempos, os CEOs enfrentam uma crise súbita e completa”, destaca a pesquisa. “A maioria dos nossos CEOs (89%) gastou algum tempo nessas crises. Embora em média fosse pequeno (1% do tempo de trabalho durante o trimestre que monitoramos), o valor total gasto variou muito entre os líderes.”

#5 Com quem gastam mais tempo?

Quase metade (46%) da rotina dos CEOs é gasta com um ou mais dos executivos que se reportam diretamente a eles. Ainda que essa seja a taxa média, a variação é de 32% a 67% gastos com funcionários diretos. O que diferencia entre um extremo e outro é o nível de confiança que o líder tem no profissional, especificamente, segundo os estudiosos.

Nesse contexto, os autores do estudo consideram positiva a ação de delegar. “Os CEOs devem evitar fazer tudo eles mesmos (…) CEOs eficientes implementam estruturas e processos bem projetados que ajudam todos os demais na organização a fazerem boas escolhas. Estes informam, apoiam, permitem e integram o trabalho de outros enquanto constroem as capacidades da organização.”

#6 Em quanto do seu dia estão sozinhos?

Em média, 28% da rotina dos CEOs é caracterizada por trabalho individual. Porém, os autores do estudo notam que as axas variavam bastante – de 10% a 48%. A maior parte (59%) do tempo que passam sozinhos é fragmentada em blocos de uma hora ou menos – bem menos, cerca de 18%,  em blocos de duas horas ou manos.

#7 Quanto do seu dia é tomado por reuniões?

“Os CEOs participam de um fluxo interminável de reuniões, cada uma das quais pode ser totalmente diferente da anterior e da que segue.” Em média, os líderes do estudo de Harvard tiveram 37 reuniões de tamanhos diferentes em uma semana e gastaram 72% do seu tempo total de trabalho nelas.

Embora faça parte do trabalho de um líder, os especialistas indicam que os CEOs sejam criteriosos com as quais participam. Além disso, que façam das reuniões mais curtas e eficientes.

 

 

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: