Um Projeto: Fundação Estudar

A nova lista de leitura de Bill Gates: 5 livros que ele recomenda

Por Suria Barbosa

Leitor ávido, o cofundador da Microsoft Bill Gates frequentemente divulga listas de suas melhores leituras. Confira a sua mais nova seleção, que contempla uma gama diversa de temas.

Leitor ávido, o cofundador da Microsoft Bill Gates frequentemente divulga listas de suas melhores leituras. O bilionário filantropo lê diariamente sobre temas diversos: de romances a obras sobre descobertas das ciências e sobre grandes questões da humanidade.

Aqui no Na Prática reproduzimos algumas de suas recomendações, que ele publica em seu site, Gates Notes. Algumas das anteriores:

Conheça sua mais nova seleção, de dezembro de 2019, – desta vez, contendo cinco livros – e como ele avalia cada uma das obras. “Este ano [2019], peguei um pouco mais de ficção do que o normal. Não foi uma decisão consciente, mas eu parecia atraído por histórias que me permitiam explorar outro mundo”, diz o magnata.

5 livros que Bill Gates recomenda a leitura

Um casamento americano, de Tayari Jones

Livro Um casamento americano
Reprodução Amazon

 

Minha filha Jenn recomendou que eu lesse esse romance, que conta a história de um casal negro no sul cujo casamento é dilacerado por um horrível incidente de injustiça. Jones é uma escritora tão boa que ela consegue fazer com que você tenha empatia com os dois personagens principais, mesmo depois que alguém toma uma decisão difícil. O assunto é pesado, mas instigante, e fui sugado pela trágica história de amor de Roy e Celestial.

These Truths: A History of the United States, de Jill Lepore

Livro These Truths
Reprodução Amazon

 

Lepore conseguiu o aparentemente impossível em seu último livro: cobrir toda a história dos Estados Unidos em apenas 800 páginas. Ela fez uma escolha deliberada para tornar diversos pontos de vista centrais para a narrativa, e o resultado é o relato mais honesto e inflexível da história americana que já li. Mesmo se você leu muito sobre a história dos EUA, estou confiante de que aprenderá algo novo com essas verdades.

Growth: From Microorganisms to Megacities, de Vaclav Smil

Livro Growth
Reprodução Amazon

 

Quando soube pela primeira vez que um dos meus autores favoritos estava trabalhando em um novo livro sobre crescimento, eu mal podia esperar para colocar minhas mãos nele. (Há dois anos, escrevi que espero por novos livros da Smil da mesma maneira que algumas pessoas esperam pelo próximo filme de ‘Guerra nas Estrelas’. Eu mantenho essa afirmação.) Como sempre, eu não concordo com tudo o que Smil diz, mas ele continua sendo um dos melhores pensadores do mundo para documentar o passado e ver o cenário geral.

Leia também: O que o documentário que investiga a mente de Bill Gates ensina sobre desenvolvimento (e uso) de potencial

Prepared: What Kids Need for a Fulfilled Life, de Diane Tavenner

Livro Prepared
Reprodução Amazon

 

Como qualquer pai ou mãe sabe, preparar seus filhos para a vida após o ensino médio é uma jornada longa e às vezes difícil. Tavenner – que criou uma rede de algumas das escolas com melhor desempenho do país – montou um guia útil sobre como tornar esse processo o mais suave e produtivo possível. Ao longo do caminho, ela compartilha o que aprendeu sobre ensinar às crianças não apenas o que elas precisam para entrar na faculdade, mas também como viver uma vida boa.

Por que nós dormimos: A nova ciência do sono e do sonho, de Matthew Walker

livro por que nós dormimos
Reprodução Amazon

 

Este ano li alguns ótimos livros sobre comportamento humano, e este foi um dos mais interessantes e profundos. Jenn e John Doerr me pediram para ler, e estou feliz por ter lido. Todo mundo sabe que uma boa noite de sono é importante – mas o que conta exatamente como uma boa noite de sono? E como você faz uma acontecer? Walker me convenceu a mudar meus hábitos de dormir para aumentar minhas chances. Se a resolução do seu ano novo for mais saudável em 2020, o conselho dele é um bom ponto de partida.

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo