Mulher digitando em laptop

Nem sempre fui uma pessoa dedicado a ser produtiva. Confesso que até hoje em dia, faço de forma consciente, algo fora do contexto somente para atrasar algumas coisinhas e me sentir mais humano. Afinal, é maravilhoso ser produtivo, mas não precisamos exagerar, não é?

Depois de testar muitas técnicas de produtividade e passar bons anos de minha vida buscando ser mais metódico com meus horários e gerindo melhor minha energia, as coisas foram andando de forma natural e eu já não precisava mais forçar “ser produtivo”. Isso aconteceu devido a algo que damos pouca atenção, mas é, em minha visão, o que move as nossas vidas: os hábitos.

Leia também: Dez livros que todo empreendedor deve ler

Recentemente reuni algumas técnicas que aprendi sobre hábitos, que usei e que vi muitas pessoas utilizando em um eBook Gratuito publicado em meu site, o OlheForadaCaixa.com. Você pode baixar o eBook clicando aqui.

Reunindo estas informações eu fiz uma breve relação de sete hábitos que as pessoas altamente produtivas que conheci utilizam em suas vidas. Vamos conhecer quais são:

1. Ter um tempo diário dedicado ao planejamento

Conversando com algumas pessoas que conheço e que são focadas diariamente em suas tarefas, percebi que essas pessoas sempre reservam de 5 até 10 minutos, ou de manhã ou a noite, para ajustarem suas agendas, tarefas e reverem suas metas e objetivos.

Confesso que faço isso duas vezes ao dia. Sempre me pego ajustando minha agenda e tarefas e tenho impresso e colado na frente da minha mesa de trabalho meu planejamento anual.

2. As tarefas de dois minutos salvam o dia

Algo que utilizo de forma rotineira é o que chamo de tarefa de 2 minutos. O conceito é bem simples: se aparece uma tarefa em sua dia e leva menos de 2 minutos para ser feita, faça. Se levar mais tempo, agende um horário ou delegue essa função para outra pessoa.

3. Saber controlar sua energia

Ninguém consegue estar 100% motivado e cheio de energia o tempo todo. As pessoas que são altamente produtivas sabem exatamente em que parte do dia estão com mais energia, motivadas ou criativas e utilizam isso a seu favor. Por exemplo: de manhã eu me sinto mais produtivo em tarefas importantes e que podem travar meu dia, a tarde sempre fico menos criativo e focado e depois das 22h acabo ficando mais motivado a escrever artigos e modelar ideias. Este artigo esta sendo escrito a 1h39 da manhã.

4. Saber quando deve e quando não deve ser multitarefa

Eu posso confessar que o conceito de multitarefa, pra mim, é uma furada. Não acredito que possa ser possível realizar 2 ou 3 coisas, de forma correta e com qualidade extrema, ao mesmo tempo. Mas pessoas produtivas sabem, em alguns momentos, unir tarefas. Outro exemplo: neste exato momento em que escrevo este artigo estou ouvindo um podcast sobre disciplina. Os temas são parecidos e assim me agrada ser multitarefa. Mas mesmo assim ainda não gosto do termo…rs

5. Usar ferramentas de planejamento que funcionam para seu estilo de vida

Uma agenda do Google, aplicativo no celular, Evernote, caderno de anotações e etc… O que não falta são sistemas para planejarmos nosso dia e ficarmos mais produtivos. Mas pessoas que são realmente produtivas usam sistemas que mais gostam e não os da moda.

Leia também: Reflexões do fundador do Easy Taxi sobre empreendedorismo e liderança

6. Dar um tempinho básico

Pode até parecer contra-intuitivo, mas pessoas produtivas tem tempo para pausas regulares durante o dia. A maioria das pessoas acredita que para ser produtivo precisam trabalhar sem parar. Na verdade o melhor hábito para ser uma pessoa produtiva é saber focar nas tarefas que trazem resultado. As pausas são importantes para reflexão, eu chamo de “oxigenar o cérebro”.

7. Apreciar o que foi feito em vez de ressaltar o que não foi feito

Como tudo na vida, olhar para o lado positivo das coisas é sempre melhor do ver a cara feira do lado negativo. Pessoas que são produtivas sabem que no final do dia, para que possam ter uma boa noite de sono e se sentirem realizadas com seu dia, elas olham para o que deu certo durante o dia e não se preocupam muito com o que não deu certo. Foco no positivo, sempre.

Chico Montenegro é empreendedor e blogueiro

Este artigo foi originalmente publicado em Saia do Lugar 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: