Um Projeto: Fundação Estudar

Dez livros que todo empreendedor deve ler

Por Rafael Carvalho

Conheça uma série de livros de empreendedorismo com cases e ensinamentos para você se desenvolver no mundo dos negócios

Empreendedores que desejam crescer e melhorar o seu negócio também precisam reservar um tempo para ler e investir na formação contínua. Muitas empresas já passaram pelos mesmos problemas e algumas soluções podem ser encontradas em livros.

Com a ajuda de Fernando Rivera, da Start You Up Accelerator, e Luiz Guilherme Manzano, da Endeavor, EXAME.com listou dez obras que todo dono de uma pequena empresa ou startup deveria ler neste ano.

Conheça o Imersão Empreendedorismo, veja as datas e participe!

Dobre Seus Lucros

Bob Fifer (Editora Agir, a partir de R$24,90)

Nesta obra, o autor mostra que é possível dobrar seus lucros e cortar custos sem ter que sacrificar o valor da sua empresa. Por meio de análises de mais de 100 empresas norte-americanas, ele ensina como reduzir os desperdícios, aumentar a produtividade e motivar seus vendedores.

Growing Pains

Eric G. Flamholtz e Yvonne Randle (Editora Jossey-Bass, a partir de US$46)

Muitos empreendedores sofrem quando o negócio está crescendo e acabam um pouco perdidos com a situação. Os autores têm como principal objetivo auxiliar nas principais dores de crescimento das empresas. Com exemplos de casos de empresas, o leitor poderá aprender a importância do planejamento estratégico e como antecipar erros.

Leia também: Dez cursos rápidos que mudam a vida de um empreendedor

Grow to Greatness

Edward D. Hess (Editora Stanford Business Books, a partir de US$19)

Como crescer e criar valor no mercado? A obra trata dos desafios do crescimento de uma startup, mas também foca no desenvolvimento do empreendedor. O dono da empresa pode ser o principal gargalo para o crescimento ou assumir o papel de líder de um grande negócio.

O Empreendedor Viável: uma mentoria para empresas na era da cultura startup

André Telles e Carlos Matos (Editora Leya, a partir de R$24,90)

Por que algumas empresas falham e outras conseguem ter sucesso? Neste livro, os autores mostram que há um conjunto de variáveis que definem o sucesso de uma startup. O principal é a paixão que o empreendedor tem pelo negócio, mas outros fatores como equipe e mentores também são essenciais.

O Investidor Inteligente

Benjamin Graham (Editora Nova Fronteira)

A obra é um best-seller com mais de um milhão de cópias vendidas e é um guia prático de como ganhar dinheiro na bolsa. O prefácio deste livro foi escrito pelo empresário bilionário Warren Buffet. É indicado para empreendedores que desejam aprender mais sobre educação financeira, como funciona o mercado de ações e investimentos.

O Poder do Hábito

Charles Duhigg (Editora Objetiva, a partir de R$44,90)

A chave para perder peso, educar os filhos ou aumentar a produtividade da sua empresa está no hábito. Segundo o autor, ao descobrir como os seus hábitos funcionam é possível mudar a maneira como as coisas são feitas. “Entendendo o poder dos hábitos, o empreendedor pode prever as respostas das pessoas com quem interage e do público alvo. Esse livro auxiliará bem nesse processo”, afirma Rivera.

Repeatability: Build Enduring Businesses for a World of Constant Change

Chris Zook e James Allen (Editora Harvard Business Review Press, a partir de US$22,50)

Com base em um estudo com mais de 200 companhias, os autores mostram que empresas bem sucedidas não mudam o seu plano de negócios radicalmente. Eles constroem um modelo que permite mudanças rápidas. Para Manzano, o livro tem uma leitura didática com exemplos que podem auxiliar empreendedores a lidar de forma simples com a complexidade do mundo atual.

Leia também: Sete dicas do fundador do PayPal para inovar nos negócios

The Founder’s Dilemmas

Noam Wasserman (Editora Princeton University Press, a partir de US$12,58)

A obra funciona como um guia para quem busca soluções, pois expõe os principais dilemas de um empreendedor. Donos de pequenas empresas ou startups precisam tomar decisões a partir do momento que escolhem empreender, desde a escolha do sócio até o nome da sua empresa. Além disso, ajuda empresários a preparem seus negócios para o futuro.

#VQD – Vai que Dá!

Joaquim Castanheira (organizador) (Editora Portfolio-Penguin, a partir de R$29,90)

A obra reúne cases de dez empreendedores brasileiros e mostra quais foram os principais desafios para realizar seus sonhos. Cada capítulo conta a história de uma empresa selecionada pela Endeavor e também mostra a visão do mentor do negócio.

De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício

Peter Thiel (Editora Objetiva), a partir de US$ 16,50)

Como fazer algo novo e inovador? O livro é indicado para todos os tipos de empreendedores, não só os donos de startups, e mostra outra maneira de pensar sobre a inovação. É preciso aprender a fazer as perguntas certas que levam a lugares inesperados. O autor da obra é Peter Thiel, empreendedor e investidor, mais conhecido como fundador da Paypal.

Conheça o Imersão Empreendedorismo, veja as datas e participe!

Este artigo foi originalmente publicado em EXAME.com 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo