summer internship

Muitos estudantes que cursam faculdade no exterior aproveitam as férias de verão no hemisfério norte, que acontecem entre julho e setembro, para fazer um summer internship, ou estágio de verão, no Brasil.

Uma das opções para os interessados é trabalhar na Fundação Estudar, onde é possível impactar jovens brasileiros diretamente e, assim, ajudar a transformar o país.

Podem se inscrever no processo seletivo estudantes de graduação ou MBA no exterior, que tenham disposição para trabalhar na cidade de São Paulo, onde é localizado o escritório da Estudar. As inscrições são feitas pelo site e estão abertas até o dia 13 de maio.

A experiência summer

Ser um summer intern é uma prática cada vez mais comum no Brasil e uma boa oportunidade para obter experiência profissional sem se preocupar em conciliar aulas e horários de trabalho.

A opção também é boa para as empresas, que conseguem aproveitar talentos que não têm disponibilidade para vagas em tempo integral.

“Ficamos impressionados com quanta gente boa conseguimos ter aqui”, conta Marina Andrade, coordenadora de gente e gestão da Estudar, que organizou seu primeiro programa de estágio de verão no Brasil no início de 2017. “Os summers desenvolveram projetos que de fato criaram melhorias significativas para a organização e mostraram comprometimento na mesma medida que a equipe que trabalha aqui.”

A experiência durante os verões brasileiros foi tão boa que a organização decidiu oferecer vagas a alunos de graduação que estudam no exterior (conhecidos como undergrads). Ainda em 2017, a Fundação Estudar recebeu alunos de Georgetown, da Pennsylvania e outras das melhores universidades do mundo.

Como funciona

Os summers ficam responsáveis por um projeto estratégico da Fundação Estudar e têm autonomia para desenvolvê-lo. Há projetos em diversas áreas, como Comercial, Educação, Marketing, Gestão e Financeiro. O que muda entre uma categoria e outra é o nível do desafio e complexidade.

“Procuramos jovens com brilho no olho, protagonismo e que coloquem a mão na massa”, resume Leonardo Gomes, responsável pela seleção.

A autonomia é marcante para os que passam pela experiência, como Gustavo Gradowski, da Universidade de Georgetown: “Eu participei do desenvolvimento do OBZ [Orçamento Base Zero] da Estudar. Me senti parte do time desde o início e tive uma super autonomia para poder desenvolver o projeto do zero. Todos do time confiavam muito em mim e no que eu estava fazendo”.

“Me senti parte da equipe da Estudar desde o início e fiquei muito surpresa com a receptividade de todas as pessoas. Fiquei com frio na barriga quando me disseram que ia ter um projeto para que eu desenvolvesse sozinha, mas sinto que o aprendizado foi muito intenso por isso e consegui deixar um legado importante para a Estudar”, lembra Francesca Amaral, da Universidade da Pennsylvania.

Ser um summer intern também possibilita ao estudante conhecer e vivenciar todas as atividades da Fundação. “Eu consegui de fato viver o cotidiano da área e, ao mesmo tempo, participar dos cursos da Estudar. Essa última parte foi muito marcante, pois foi quando conheci um dos bolsistas da Estudar, Cauê Amaral e tive um bate papo ótimo com ele. A Estudar te oferece acesso a uma rede muito poderosa dentro da organização (porque você trabalha com muita gente boa) e também fora, a partir dos Líderes Estudar e as pessoas que colaboram”, diz Gustavo.

Desafios e cultura

A organização – que foi fundada há 26 anos pelos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira e tem uma cultura que alia impacto, mensuração de resultados e meritocracia – passa por um momento de transformação, visando um crescimento exponencial nos próximos anos.

Os summer interns poderão participar diretamente dessa construção, atuando com uma equipe altamente motivada e de olho no futuro. “O que não falta no summer é desafio”, destaca Marina Andrade.

Para participar, é preciso ter permissão legal para trabalhar no país, estar matriculado em uma graduação no exterior, falar português fluentemente e ter disponibilidade para morar em São Paulo durante o programa, que dura de seis a oito semanas.

As inscrições para undergrads podem ser feitas pelo site, até 13 de maio.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: