portfólio

Um portfólio pode ser importante para profissionais de diferentes setores. Entender o que ele é exatamente e como usá-lo é fundamental.

Por isso, o Na Prática explica neste texto tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Se preparando para uma entrevista desafiadora?

Conte com quem mais entende do assunto com o curso Processos Seletivos Na Prática

Você vai ler:

  • O que é portfólio
  • Por que o portfólio é importante
  • Como planejar um portfólio
  • Plataformas para publicar portfólio

Afinal, o que é um portfólio?

Primeiramente, é preciso dizer que um portfólio não é um currículo.

Ao contrário, o portfólio é mais como a prova concreta da habilidade de um profissional.

Funciona assim:

Você realiza um projeto na sua área, cria uma apresentação deste trabalho e o publica em alguma plataforma.

De modo geral, esse é o seu portfólio: uma apresentação de um projeto seu.

Antigamente, essas apresentações eram dispostas em pastas físicas e as pessoas as levavam até possíveis interessados. Hoje, porém, tudo fica público em algum site na internet: os interessados procuram e te encontram.

Acesse também: 12 modelos de currículo para baixar, preencher e se destacar no mercado

Por que o portfólio é importante?

Profissionais de diversas áreas podem montar um portfólio. Ainda assim, é comum que profissionais criativos percebam com mais facilidade seus benefícios.

Imagine, por exemplo, um designer.

É muito importante que este profissional tenha um modo de provar que sabe fazer o seu trabalho. Em outro ponto, é importante também que ele demonstre suas afinidades, seu estilo e as técnicas que usa.

Ou seja: uma empresa só poderá contratar um designer se entender que ele faz bem seu trabalho e através de um bom portfólio.

Nesse sentido, o mesmo também vale para produtores de vídeo, redatores, artistas, ilustradores, podcasters e outros.

Resultados no portfólio

Além disso, um portfólio pode ser importante para mostrar resultados. Assim, é possível que o profissional crie uma apresentação em que mostre ao empregador que pode alcançar objetivos em uma determinada área ou função.

Portanto, portfólios podem evidenciar habilidades técnicas e até comportamentais dos profissinais.

Saiba mais sobre esse assunto em: O que são soft skills e como desenvolvê-las para crescer na carreira

Como preparar seu portfólio

Na internet, existem diferentes sites e plataformas para se fazer um portfólio. Você pode montar uma apresentação, listar seus trabalhos mais importantes e descrever os seus melhores resultados.

No entanto, um passo anterior ainda é necessário: organizar o seu trabalho. Para isso, os seguintes passos são importantes:

#1. Listar

Primeiro, abra um documento ou pegue um papel e caneta para escrever. Depois, comece a pensar em tudo que fez até então que tenha valor e que demonstre as suas habilidades.

Nesta etapa, não se preocupe quanto ao objetivo final nem com os trabalhos que pretende conseguir. Apenas tente fazer um grande inventário de tudo que é mais importante na sua carreira.

#2. Organizar

Com a lista pronta, é hora de começar a organizar o seu portfólio com base nos seus objetivos. Agora, o importante é pensar como cada um dos seus trabalhos ou resultados mais valiosos podem te ajudar a conseguir emprego.

Para isso, separe os seus trabalhos em listas diferentes. Pense cada uma das listas como sendo um tipo de trabalho diferente ou uma área de diferente na qual você pode se destacar.

Por exemplo, se você é um redator e possui textos com um estilo mais publicitário, pode querer agrupar esses conteúdos uma lista de trabalhos voltados para o marketing.

Ou, se você é um produtor de vídeo e já fez vídeos para casamentos e festas infantis, pode querer agrupar esses trabalhos em uma lista voltada para coberturas de eventos.

De modo geral, utilize o bom senso e tente se fazer a seguinte pergunta: este projeto que realizei me ajudaria a conseguir que tipo de trabalho?

#3. Planejar

Na fase de planejamento, você precisar fazer uma pesquisa para entender onde seus possíveis clientes estão e onde eles vão procurar por trabalhos como o seu. Assim, o mais importante é relacionar os tipos de trabalho que você faz com os tipos de clientes que quer ter.

Ou seja: é partir de agora que você vai começar a pensar em quais plataformas vale mais a pena publicar o seu trabalho.

A seguir, mostramos algumas dessas plataformas.

Leia antes: Aplicativos de organização: conheça 5 para otimizar melhor o seu tempo

Plataformas para publicar portfólio

Finalmente, chega a hora de você publicar o seu portfólio. Mas, para isso, é preciso entender qual plataforma combina mais com o seu trabalho.

Confira as plataformas que separamos e descubra qual te interessa mais:

# Behance

O Behance é uma plataforma de portfólio perfeita para designers e artistas visuais de todos os tipos. Nela, é possível compartilhar peças inteiras de projetos.

Ao utilizar o site, também é possível seguir conteúdo de outras pessoas, formando redes, e ver o desempenho do seu trabalho a partir do número de visualizações.

# Wix

O Wix possui opções gratuitos para profissionais de diversos setores montarem portfólios. Serve para divulgar trabalhos e também para ser um canal de serviços. Assim, é possível incluir contatos e outras informações úteis por lá.

Você pode publicar imagens, textos, cases e diversos tipos de conteúdos. Há opções gratuitas e pagas do site.

# Contently

Outra opção bacana, dessa vez para produtores de conteúdo, é o Contently. Com essa plataforma, é muito simples montar um portfólio de textos e outras produções escritas.

Como os conteúdos precisam ser linkados, pode servir também para profissionais que tenham seus trabalhos publicados em alguma página online ou disponível na nuvem via Google Drive. O site é gratuito e simples de usar.

#Adobe Portfólio

Outra opção ótima para profissionais com trabalhos mais visuais é o Adobe Portfolio. Nele, é possível publicar trabalhos de fotografia, design, artes visuais e outros, com templates e páginas gratuitas.

Vale dar uma olhada nos exemplos disponíveis no site para se inspirar na hora de divulgar o próprio trabalho.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: