Um Projeto: Fundação Estudar
Fernando Granato

‘No CHOICE, vi que é possível trabalhar com o que amo e sobreviver disso’

Por Cecília Araújo

Fernando Granato conta como o Movimento influenciou suas escolhas de carreira, assim como suas oportunidades de crescimento profissional

Formado em Engenharia Elétrica, Fernando Granato decidiu que sua carreira tomaria um rumo diferente do convencional. Atualmente, além de empreender na área de Educação, ele é pós-graduando em Economia Criativa e Colaborativa na ESPM e mestrando em Psicologia Cognitiva y Aprendizaje, pela FLACSO Buenos Aires y Universidad Autonoma Madrid.

Foi em 2012, quando participou do Programa de Embaixadores CHOICE, organizado pela Artemísia, que o seu caminho começou a ser trilhado. “Tive oportunidade de conhecer mais sobre negócios sociais durante a CHOICE Conference. Esse evento foi um divisor de águas para mim, saí de lá com a certeza de como iria empreender e que deveria entrar para o Movimento se quisesse aprender mais e conhecer pessoas que já estavam envolvidas”, conta. E foi isso que ele fez: durante dois anos participou ativamente do Movimento, atuando como Embaixador, mentor e membro da equipe.

A vivência permitiu que Fernando desenvolvesse competências fundamentais para a sua carreira como empreendedor e também acreditasse no poder dos negócios sociais. “Percebi que é possível criar um negócio de impacto, trabalhar com o que se ama e sobreviver disso. Vi que mesmo não sendo algo fácil, tampouco é impossível. Desenvolvi muito minhas habilidades de liderança, como facilitador e aprendi a ouvir ativamente”, diz.

Para Fernando, ter o seu próprio negócio sempre foi uma opção, mas foi dentro do Movimento CHOICE que ele teve a certeza de como iria empreender. “Antigamente minha visão ideal de mudar o mundo era montar um negócio tradicional e também uma ONG, assim, um daria dinheiro para o outro. Quando conheci os negócios sociais tive a certeza de que caminho iria seguir”, comenta.

Além de ter adquirido muitos conhecimentos sobre a área durante as suas experiências no CHOICE, Fernando também destaca a rede de pessoas a que teve acesso: “Elas foram essenciais para a abertura do meu negócio, inclusive, conheci o meu sócio dentro do Movimento”.

Leia também: Movimento CHOICE, um mergulho no mundo dos negócios sociais

Quíron – Educação para o Protagonismo
Há dois anos, junto com o seu sócio, ele começou a empreender. E da vontade de fazer a diferença no setor educacional, nasceu a Quíron, um negócio de impacto social que tem como objetivo transformar a qualidade do ensino na América Latina, ao oferecer uma educação complementar e participativa, formando pessoas protagonistas. “Atuamos principalmente em escolas públicas de Ensino Médio, levando uma formação focada em desenvolver o talento de cada jovem, abordando aulas que vão desde empreendedorismo social, design thinking, até autoconhecimento e política”, explica.

Com os bons resultados obtidos até agora, o modelo de negócio está em processo de expansão para outras regiões do país. “Estamos ajudando jovens a tirarem ideias do papel e desenvolvendo o ecossistema empreendedor e inovador dentro das escolas e comunidades. Temos casos de jovens com 15 anos escrevendo um livro de poesias e até mesmo criando um aplicativo que ajuda a localizar crianças de rua que foi premiado internacionalmente”, conta.

Antes pouco conhecido, o mundo dos negócios sociais vem ganhando cada vez mais relevância e atenção dos jovens. Para Fernando, muito dessa repercussão foi alcançada por meio das atividades desenvolvidas pelo Movimento CHOICE. “Cada vez mais universitários vêm enxergando o mercado de negócios sociais como uma oportunidade possível e muito interessante de se envolver. Em longo prazo, percebo que eles serão pioneiros de grandes histórias amanhã”, destaca. “Não se prenda a padrões ou preconceitos, existe um mundo de possibilidades esperando por você, basta começar!”

Leia também: Especialista aponta educação entre os negócios mais promissores para 2015

Esta reportagem faz parte de uma série que o Na Prática organizou para ajudá-lo a conhecer diversas formas de aproveitar o período da faculdade ao máximo. Para conferir o especial completo, baixe o PDF abaixo:

Botão Especial

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo