Kat Cole

Não é novidade que as mulheres encontram obstáculos no mundo profissional. Preconceitos e vieses inconscientes, salários mais baixos e o fenômeno do teto de vidro, que impede que muitas delas cheguem ao topo da carreira, são alguns deles. E não é diferente com as mulheres empresárias.

Ouvir as histórias dessas profissionais experientes, que obtiveram sucessos em sua trajetória profissional, pode servir de base para orientar os próprios passos. A americana Kat Cole, que se tornou presidente da Cinnabon aos 32 anos, compartilha conselhos para jovens que ainda não chegaram ao topo da carreira, com base na sua história de sucesso. 

Kat queria, desde a adolescência, ser engenheira. Para viabilizar os estudos a nível superior, virou garçonete em uma rede de restaurantes, tentando conseguir dinheiro suficiente para pagar a faculdade.

Aos 20 anos, enquanto ainda trabalhava servindo mesas, Kat conseguiu uma posição de gerenciamento de funcionários em outra sede. Aos 26, tornou-se vice-presidente da rede de estabelecimentos.

O próximo passo foi dado a partir de um convite para ser COO (diretora de operações) da Cinnabon, que recebeu do grupo empresarial que comanda a marca. Com 32 anos, Kat virou presidente da empresa alimentícia, cargo que ocupa até hoje. A empresária diz que suas conquistas se devem a sua coragem em tomar riscos e a sua disposição em aprender.

Conheça todos os conselhos inspiradores que Kat dá às mulheres empresárias, revelados ao site Virgin.

#1 Exponha seu ponto de vista

Não recue por insegurança nas oportunidades de expor seu ponto de vista.

“Não escute a pequena voz na sua cabeça que questiona se você merece estar ali ou se deveria se manifestar. É um desserviço para quem está ao seu redor não demonstrar suas ideias quando você tem a oportunidade.”

#2 Ajude os outros, principalmente as mulheres

Sirva e apoie as pessoas que encontrar no seu caminho, principalmente outras mulheres. Traga as que conseguir com você.

“Alcance os resultados treinando e desenvolvendo outros, faça o que estiver ao seu alcance para ajudar alguém em necessidade. Você nunca se arrependerá dessa escolha.”

#3 Presuma que as pessoas têm intenções positivas

Kat Cole diz que as empresárias podem se desviar de um caminho profissional de sucesso se presumirem a todo momento que as pessoas ao redor têm intenções ruins. Esperar, sempre que der, as boas intenções também faz de você uma pessoa com quem os outros vão gostar de trabalhar.

“Quando você presume coisas positivas nas pessoas, muitas vezes você consegue mais delas. Sim, você se sentirá decepcionado às vezes, mas quem se importa? As coisas ficam confusas quando lidamos com várias pessoas, tipos de comunicação e diferentes culturas.”

Leia também: “Você é empreendedor 24 horas por dia, mesmo se não está na sua empresa”

#4 Seja curiosa

A curiosidade pressupõe uma postura de “quero aprender”, que é muito benéfica no mundo dos negócios.

“[Ser curiosa] coloca você em condições de questionar, mudar sua própria mente e ajudar a melhorar as coisas. E você pode aprender com todos, em todos os lugares, o tempo todo, se estiver aberta a isso.”

#5 Não deixe que a limitem

Não permita que as pessoas a impeçam de ter novas experiências. Quando se trata de uma prática ou atividade nova, é você quem tem que decidir se vai passar pelo desafio ou não.

“Os únicos limites que você possui são aqueles que permite que outros coloquem. Você pode fazer quase qualquer coisa no mundo que deseja, se for gentil, curiosa, resiliente e apaixonada pelo que faz.”

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: