Jovens comemoram aprovação em trainee

Esse ano, o Google promoveu pela segunda vez no Brasil o seu Desafio de Impacto Social, uma iniciativa que visa empoderar ONGs por meio do investimento e fomentar o uso criativo da tecnologia para gerar impacto social. Ao todo, a empresa de tecnologia vai investir 10 milhões de reais em dez organizações brasileiras.

Depois de analisar mais de 1000 inscrições de ONGs por todo o país, o Google selecionou dois finalistas de cada região para chegar a essas dez organizações. O Vetor Brasil, projeto criado por José Frederico Lyra Netto e Joice Toyota – ambos bolsistas da Fundação Estudar –, é uma das organizações representando a região Centro-Oeste do país. Partindo do princípio de que as transformações mais escaláveis no país partem do setor público, o Vetor trabalha com o desenvolvimento de lideranças dentro de entidades do governo. Em outras palavras, levam para os órgãos públicos jovens talentosos e que querem “fazer a diferença”!

“Estudei em escola pública no ensino fundamental e via as dificuldades do ensino público no país. Sempre tive vontade de trabalhar com o setor público para ajudar a transformar isso”, explica Joyce Toyota em entrevista ao Na Prática. Depois de trabalhar em projetos no setor pública como consultora, ela resolveu assumir a vocação de vez como líder do Vetor Brasil. José Frederico também tem experiência na área; ele fez parte do time liderado pelo então Secretário Thiago Peixoto na reforma educacional de Goiás, quando o estado passou de 16º a primeiro lugar no IDEB, índice que mede a qualidade da educação no Brasil.

bolsistas vetor brasil fundacao estudar

Atualmente, 45 profissionais selecionados para o Programa Trainee de Gestão Pública da instituição estão atuando em 11 governos do país, em todas as regiões do país e em gestões de cinco partidos diferentes (na imagem em destaque, alguns dos jovens que já passaram pelo Vetor participam de treinamento). 

O concurso

Nessa última fase da votação do desafio do Google, 3 dos dez projetos serão escolhidos para receber o prêmio de 1,5 milhão de reais, enquanto os demais ganharão 650 mil reais cada. Dos ganhadores do maior prêmio, dois serão eleitos por um juri especializado e um será escolhido por votação popular, que está aberta até o dia 13 de junho. Vote aqui no Vetor ou na iniciativa de sua escolha!

Com o valor do prêmio, o Vetor utilizará a quantia na criação de um portal para conectar jovens às diversas oportunidades de atuação no governo, propiciando espaços de aprendizado sobre a esfera pública brasileira e estimulando a percepção do jovem como agente de transformação do país. Focado em interatividade, o site oferecerá ainda testes de interesse e mapeamento de carreira, e chegará a mais de 30 mil jovens profissionais em seu primeiro ano. A iniciativa solucionaria um grande problema do governo brasileiro, que tem dificuldade em atrair jovens talentos para seus quadros. 

Vetor Brasil - Gestão Pública

A seguir, veja a lista dos dez projetos selecionados para o Desafio de Impacto 2016 do Google:

Arredondar
Uma solução que faz de toda compra uma oportunidade de doação para ONGs

A captação de recursos é um grande desafio para as ONGs no Brasil. O Arredondar pilotou uma solução para construir oportunidades de doação na vida cotidiana do brasileiro. Sua plataforma permite aos consumidores arredondar para cima os seus pagamentos em lojas, e doar até um real em cada compra para ONGs e projetos sociais. Com o nosso prêmio, eles vão construir uma rede robusta e expandir-se para mais de 10.000 pontos de venda ao longo dos próximos dois anos, apoiando mais de 100 organizações.

THEMIS

Um app que fornece conhecimento e ferramentas para trabalhadoras domésticas lutarem por seus direitos

Cerca de 70% das mais de 6 milhões de trabalhadoras domésticas no Brasil trabalham sem carteira de trabalho assinada. THEMIS vai ajudar essas mulheres, explicando seus direitos, proporcionando uma calculadora de salário, e conectando as trabalhadoras umas às outras. O projeto visa a atingir mais de 50% de todas trabalhadoras domésticas brasileiras até o final de 2019.

Centro de Valorização da Vida

Um app que torna o apoio emocional acessível a pessoas em momentos difíceis

A organização mundial de saúde (OMS) confirma que 90% dos casos de suicídio podem ser evitados. O Centro de Valorização da Vida (CVV) presta apoio emocional atuando na prevenção do suicídio atendendo pessoas em situação de risco. O CVV oferece uma rede com mais de 2.000 voluntários que respondem a pedidos de ajuda 24 por dia, totalizando 1 milhão de atendimentos por ano. Com o prêmio, eles vão desenvolver um aplicativo para facilitar a conexão entre pessoas que precisam de ajuda com os voluntários, mais do que duplicando o número de atendimentos em dois anos.

Aliança da Terra

Uma ferramenta que conecta pequenos fazendeiros com as informações que eles precisam para melhorar seus negócios

De acordo com o último Censo Brasileiro, 25% das famílias rurais vivem em situação de extrema pobreza. Este projeto, Conectar para Transformar o Vale dos Esquecidos, vai conectar pequenos produtores através de uma ferramenta capaz de ajudá-lo a controlar melhor o seu gado e ao mesmo tempo potencializar sua capacidade de conservar a sua terra e o meio ambiente. Ao longo dos próximos dois anos, 500 pequenos produtores de 3 assentamentos rurais poderão coletar, analisar, gerenciar e compartilhar dados sobre a sua produção e meio ambiente para aumentar a renda de suas famílias e transformar a realidade local.

WWF-Brasil

Rastreamento coletivo para impedir a propagação de doenças como a Zika e a Dengue

Em 2015, foram registrados 1,6 milhão de casos de dengue no Brasil, mas apenas cerca de 30% dos municípios brasileiros monitoram as populações de mosquitos Aedes. O WWF-Brasil propõe uma armadilha de baixo custo e um aplicativo para smartphones chamado AeTrapp para o monitoramento comunitário destes dados. Isso contribuirá para o combate aos mosquitos e prevenção da dengue, zika e chikungunya. Com o nosso prêmio, eles implementarão o seu projeto piloto na Amazônia, inicialmente em 10 comunidades, e posteriormente difundirão o uso da tecnologia para todo o país.

Instituto INOVAGRI

Um sistema que orienta agricultores a não desperdiçar água

Apesar do Brasil ter cerca de 12% das reservas de água doce do mundo, a água ainda é muito escassa no Nordeste. Após 5 anos de chuvas abaixo da média, a situação está bem mais grave. Com a plataforma S@UA (Sistema de Assessoramento para o Uso da Água na Agropecuária), o Instituto INOVAGRI vai conectar os gestores de abastecimento com dados de agricultores para distribuir a água limitada de forma mais eficiente. Eles pretendem beneficiar mais de 80 municípios em dois anos com o prêmio.

Transparência Brasil

Um app que monitora a construção de escolas e garante a responsabilidade governamental sobre elas

Segundo dados de 2014 do Ministério de Educação, 20% das obras de escolas em andamento foram abandonadas ou paradas e 34% enfrentavam atrasos de 277 dias em média. A maioria dos alunos (83%) frequenta instituições públicas. O aplicativo Cadê Minha Escola permitirá que os cidadãos possam monitorar a construção de creches e escolas com fotos e relatórios, e verificar o status dos projetos. Em 4 anos, pretendemos aumentar a quantidade de obras entregues no prazo e reduzir em 30% o tempo médio de atraso.

Vetor Brasil

Um portal que liga jovens com grande potencial a cargos públicos de alto impacto

Apesar de empregar mais de 11 milhões de pessoas, o governo brasileiro tem dificuldade para atrair jovens líderes para posições de alto impacto. Para conectar os jovens com oportunidades no governo, Vetor Brasil usará o prêmio para construir o Portal Vetor Brasil, um portal abrangente e interativo – incluindo testes de interesse e mapeamento de carreira – que vai chegar a mais de 30.000 jovens profissionais em seu primeiro ano.

IPAM Amazônia

Uma plataforma que ajuda comunidades indígenas a se adaptarem às mudanças climáticas

As terras indígenas na Amazônia brasileira protegem 110 milhões de hectares de floresta, porém as mudanças climáticas ameaçam esse patrimônio nacional e os povos que nelas vivem: nos últimos anos, mais da metade dessa área passou por secas severas. Com nosso prêmio, o IPAM Amazônia desenvolverá um aplicativo que fornecerá alertas para os indígenas sobre alterações no clima, ao mesmo tempo que coletará dados fornecidos por eles. Em dois anos, 173 povos poderão se preparar melhor para o que virá – e juntos protegeremos seu modo de vida e a Amazônia.

ITS – Rio

Uma plataforma que empodera cidadãos no debate e na criação de políticas públicas

Desde 1988, apenas quatro leis federais foram feitas dessa forma pelo Congresso. Com o prêmio, o ITS Rio (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro) vai ampliar a plataforma Mudamos.org, que promove a construção de políticas públicas colaborativamente. Vai também construir um aplicativo para obter assinaturas digitais certificadas, permitindo assim propor projetos de lei de iniciativa popular, conforme previsto pela Constituiçao. No primeiro ano, o objetivo é impactar 3 milhões de brasileiros e criar o primeiro projeto de lei de iniciativa popular feito pela internet.

Vote nas suas iniciativas preferidas aqui!

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: