grupos de personalidade

Os famigerados quizzes de personalidade, utilizados para “matar o tempo”, como os do Facebook, renderam insights para estudiosos. Em uma nova pesquisa, após analisarem alguns dos maiores conjuntos de dados existentes, eles identificaram quatro grupos distintos de personalidade, em que as pessoas tendem a se dividir.

Apesar do inusitado objeto de estudo, o site Ars Technica, que disseminou as descobertas dos pesquisadores em artigo, destaca que a metodologia usada, descrita em detalhe na revista científica Nature Human Behavior, foi rigorosa e “replicável”.

 

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre autoconhecimento

 

Embora sejam grupos de personalidade, os especialistas alertam para o fato de que nem todos se encaixariam em dos quatro. “O que estamos descrevendo é a probabilidade de estar em certas partes dessa distribuição; não estamos dizendo que todos estão em uma das quatro categorias”, escreve William Revelle, um dos autores do estudo.

Os especialistas tiveram acesso a dados de quizzes online respondidos por mais de um milhão e meio de pessoas ao redor do mundo. Os dados foram, então, compilados de acordo cinco traços básicos de personalidade: neuroticismo, extroversão, abertura agradabilidade e conscienciosidade. Posteriormente, o time aplicou um algoritmo que ajudou na classificação. “Um estudo com um conjunto de dados tão grande não teria sido possível antes da web“, diz Luis Amaral, coautor.

Entenda o que cada um desses traços significa para os psicólogos, segundo o site Big Think.

  • Neuroticismo: uma junção de ansiedade, hostilidade, depressão, autoconsciência e impulsividade
  • Extroversão: cordialidade, sociabilidade, assertividade, atividade, entusiasmo e prevalência de emoções positivas
  • Abertura (a novas experiências): imaginação vívida, senso de estética, sentimentos intensos, preferência à variedade do que à rotina e fluxo forte de ideias.
  • Agradabilidade: confiança, conformidade, altruísmo, franqueza, modéstia e mentalidade tenra.
  • Conscienciosidade: competência, preferência à ordem, obediência, busca pela realização, disciplina e ponderação.

Os 4 grupos de personalidade

Mediano

Grupo de pessoas que têm uma pontuação alta em neuroticismo e extroversão, mas baixa em “abertura”. É a categoria mais típica, com mulheres sendo mais propensas do que homens a se encaixarem nela, segundo os especialistas.

Reservado

O segundo dos grupos de personalidade contempla pessoas que são estáveis emocionalmente, sem serem especialmente “abertas” ou neuróticas. Tendem a pontuar mais baixo em extroversão, mas alto em agradabilidade e conscienciosidade.

 

Conheça 3 testes de autoconhecimento da Fundação Estudar

 

Modelos

No grupo dos “modelos”, a pontuação é alta em todos os aspectos, exceto neuroticismo, e a probabilidade de alguém se encaixar nessa categoria aumenta bastante à medida que envelhecem. “São pessoas confiáveis ​​e abertas a novas idéias”, diz Amaral. “São pessoas boas para ficarem encarregadas das coisas.” As mulheres são mais propensas que os homens a serem “modelos”.

Autocentrado

Essas pessoas pontuam muito alto em extroversão, mas têm baixa pontuação em abertura, agradabilidade e consciência. A maioria dos adolescentes se enquadra nessa categoria, de acordo com Revelle. O número de pessoas que se enquadram nessa categoria diminui drasticamente com a idade.

 

 

 

 

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: