Um Projeto: Fundação Estudar
Jack Ma Alibaba

‘Fui rejeitado por Harvard dez vezes’, diz fundador do Alibaba

Por Rafael Carvalho

Jack Ma, maior empreendedor da China, fala sobre como lidou com o fracasso em sua carreira e o que mantém sua motivação

Jack Ma, fundador do gigante do comércio eletrônico Grupo Alibaba (dono do AliExpress no Brasil), é o homem mais rico da China, e o 21º no ranking de bilionários da Bloomberg. Chinês, baixo, franzino e sorridente, sua riqueza impressiona. Durante as reuniões de 2015 do Fórum Econômico Mundial, na Suiça, revelou que em sua trajetória até o topo – para surpresa de muitos – ele teve de engolir diversas rejeições e decepções.

Assista também ao bate-papo do Na Prática com Jorge Paulo Lemann

Resiliência

“Falhei muitas vezes, fui rejeitado em uns trinta empregos. Tentei uma vaga na polícia, não me quiseram. Quando o KFC chegou à China, tentei um emprego lá. Eles entrevistaram vinte e quatro pessoas e contrataram vinte e três. Eu fui o único que ficou de fora. Tentei entrar em Harvard dez vezes. Em todas fui rejeitado. Eu sei ser rejeitado”, ele contou. Para ele, o fato de ter recebido muitas negativas apenas reforçou sua determinação para ter sucesso.

Uma das principais inspirações do empreendedor para administrar seu negócio vem do filme Forrest Gump. “Eu amo o Forrest Gump. Um cara simples, não desiste nunca”, afirma. Para Jack, a mensagem do filme é clara: “simplicidade, nunca desista , acredite no que está fazendo, goste do que está fazendo, mesmo que os outros não entendam”.

Leia também: Reflexões do fundador do Esay Taxi sobre empreendedorismo e liderança

Sonho grande

Hoje, já respeitado no mundo dos negócios, Jack Ma é prova viva de que a resiliência é um dos ingredientes para o sucesso. Ainda assim, ele não deixa a ambição de lado e continua sonhando grande. “Somos grandes se compararmos o que éramos há quinze anos ao que somos hoje, porém somos ainda um bebê perto do que seremos daqui a mais quinze anos”, ele diz sobre o Alibaba.

Para ouvir o depoimento completo de Jack Ma, em que ele conta mais sobre o início de sua empresa, o contato com outras culturas e seus planos futuros, assista ao vídeo:

 

Dica do Na Prática:

Ainda não sabe qual rumo dar para a sua carreira? Não deixe de conhecer bem de perto o mercado de trabalho antes de tomar qualquer decisão, pois um erro nesta etapa pode gerar grandes frustrações, te levando até caminhos que não fazem sentido para você. Mas fique tranquilo, foi pensando neste desafio que a Fundação Estudar criou o Carreira Na Prática, um curso no qual você irá visitar empresas, entender a rotina de trabalho e tirar dúvidas com profissionais para tomar decisões mais embasadas. Inscreva-se até este Domingo, 29/05, com 20% de desconto usando o cupom MINHACARREIRA. Clique aqui para saber mais!

 

 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo