Jack Ma Alibaba
Jack Ma Alibaba

Jack Ma, fundador do gigante do comércio eletrônico Grupo Alibaba (dono do AliExpress no Brasil), é o homem mais rico da China, e o 21º no ranking de bilionários da Bloomberg. Chinês, baixo, franzino e sorridente, sua riqueza impressiona. Durante as reuniões de 2015 do Fórum Econômico Mundial, na Suiça, revelou que em sua trajetória até o topo – para surpresa de muitos – ele teve de engolir diversas rejeições e decepções.

Assista também ao bate-papo do Na Prática com Jorge Paulo Lemann

Resiliência

“Falhei muitas vezes, fui rejeitado em uns trinta empregos. Tentei uma vaga na polícia, não me quiseram. Quando o KFC chegou à China, tentei um emprego lá. Eles entrevistaram vinte e quatro pessoas e contrataram vinte e três. Eu fui o único que ficou de fora. Tentei entrar em Harvard dez vezes. Em todas fui rejeitado. Eu sei ser rejeitado”, ele contou. Para ele, o fato de ter recebido muitas negativas apenas reforçou sua determinação para ter sucesso.

Uma das principais inspirações do empreendedor para administrar seu negócio vem do filme Forrest Gump. “Eu amo o Forrest Gump. Um cara simples, não desiste nunca”, afirma. Para Jack, a mensagem do filme é clara: “simplicidade, nunca desista , acredite no que está fazendo, goste do que está fazendo, mesmo que os outros não entendam”.

Leia também: Reflexões do fundador do Esay Taxi sobre empreendedorismo e liderança

Sonho grande

Hoje, já respeitado no mundo dos negócios, Jack Ma é prova viva de que a resiliência é um dos ingredientes para o sucesso. Ainda assim, ele não deixa a ambição de lado e continua sonhando grande. “Somos grandes se compararmos o que éramos há quinze anos ao que somos hoje, porém somos ainda um bebê perto do que seremos daqui a mais quinze anos”, ele diz sobre o Alibaba.

Para ouvir o depoimento completo de Jack Ma, em que ele conta mais sobre o início de sua empresa, o contato com outras culturas e seus planos futuros, assista ao vídeo:

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: