Garrafas de cerveja Ambev

A Ambev está com inscrições abertas para o Programa de Estágio 2015. As oportunidades são para alunos do penúltimo e último ano de diversos cursos de graduação, com vagas em todos os estados brasileiros.

Empresa com maior valor de mercado da América Latina, a Ambev tornou-se também parte da maior cervejaria do mundo após a associação com a belga Interbrew, formando a AB InBev. “O estágio na Ambev me ajudou a decidir o que eu queria da vida. Parece conversa de bar, mas me encontrei na cerveja”, brinca Stella Brant, que começou como estagiária e hoje é gerente de Marketing da companhia.

Leia também: Dicas para passar no recrutamento da Ambev

Gestão de talentos dos Estagiários da Ambev

Conhecida pela habilidade de identificar e recrutar talentos, investindo na retenção e crescimento de seus funcionários, a Ambev aparece entre as dez melhores empresas para formar líderes no Brasil, segundo lista elaborada pela consultoria Hay Group.

A companhia busca jovens que tenham proatividade, dinamismo, capacidade analítica, senso de priorização e organização, espírito empreendedor, liderança, adaptabilidade e que gostem de desafios. “Nossa ideia é treinar e desenvolver os estagiários para serem efetivados”, explica Mariana Engelman, gerente nacional de Recrutamento e Seleção.

O estagiário terá a missão de desenvolver projetos de melhoria em sua área de atuação, com suporte da equipe e dos gestores, e que depois são apresentados para o diretor do setor.

“O dia a dia de um estagiário basicamente consiste em realizar as atividades relacionadas ao projeto que você ganha quando começa, e ajudar toda sua área nas mais diversas atividades”, explica Fernando Vilela, atual estagiário. “Você está constantemente em contato com outras áreas, e com importantes lideranças da companhia, possibilitando uma visão global do negócio, e uma exposição e autonomia que poucos lugares permitem. Mesmo sendo um estagiário, você possui logo de cara muita autonomia para tocar seu projeto”, ele defende. Para Fernando, seu maior desafio no estágio, além de aperfeiçoar e ganhar novas habilidades, é dar “200% do seu máximo para entregar o melhor projeto”.

Leia também: Por dentro da área de marketing de inovação na Ambev

Fit cultural

Em bate-papo com o Na Prática, o empresário Jorge Paulo Lemann comentou, sobre a cultura em suas empresas: “Nossa cultura virou uma cultura própria, mas é uma mistura de culturas que nós vimos em vários lugares, e virou essa nossa ideia de meritocracia, das pessoas se sentirem donas da empresa, de avaliar as pessoas constantemente”. De fato, a cultura Ambev está bastante associada a sonhar grande, ter brilho no olho e foco em resultados.

“O que buscamos são pessoas que têm fit cultural com a gente. Não importa se tem experiência profissional ou não, por exemplo. O mais importante é ter brilho nos olhos e se encaixar em nossa cultura”, explica Mariana. Ela aconselha o candidato a estudar sobre a cultura da empresa para qual está aplicando. “Não existe empresa melhor ou pior, existem empresas que se encaixam ou não no que você busca”, conclui.

“A experiência durante o estágio foi crucial não só para minha contratação efetiva na Ambev, que sempre foi meu principal objetivo de curto prazo, mas, principalmente, para minha carreira como um todo. Nesses meses, tive oportunidade de lidar com gente boa, gente que sonha grande e busca desafios ainda maiores, assim como eu. Poder perceber o fit cultural desde cedo e ter a oportunidade de conhecer diferentes áreas da empresa foram determinantes nessa trajetória, além de ter contado com treinamento periódico e mentoring”, relata Lucas Garcia de Carvalho, que também participou do programa de estágio.

Leia também: VP de Gente e Gestão da Ambev conta como conseguiu crescer dentro da empresa

Processo seletivo

Os interessados devem se cadastrar aqui, e deverão realizar testes online de inglês, português, raciocínio lógico e fit cultural. As próximas estapas consistem em dinâmicas e entrevistas. O programa tem duração de até dois anos e oferece bolsa auxílio, refeição, transporte da empresa e possibilidade de efetivação. A seleção dos candidatos será feita por cada unidade regional da companhia. As contratações ocorrem duas vezes ao ano (uma em cada semestre), mas as inscrições podem ser feitas durante o ano todo.

Esta reportagem faz parte da seção Explore, que reúne uma série de conteúdos exclusivos sobre carreira em negócios. Nela, explicamos como funciona, como é na prática e como entrar em diversas indústrias e funções. Nosso objetivo é te dar algumas coordenadas para você ter uma ideia mais real do que vai encontrar no dia a dia de trabalho em diferentes setores e áreas de atuação.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: