Um Projeto: Fundação Estudar
cinco pessoas sentadas lado a lado Trainee Ambev

Trainee Ambev: como se destacar entre mais de 60.000 candidatos?

Por Cecília Araújo

Responsáveis pelo programa de recrutamento da cervejaria Ambev detalham a cultura e os valores da empresa. Entenda o que é valorizado nos candidatos e características que impulsionam a carreira dentro da companhia.

“Na Ambev, todo mundo é líder, e 100% dos funcionários são formados internamente”, diz Daniel Spolaor, responsável pela chamada Universidade Ambev (UA) – que investe na formação dos funcionários por meio de programas de bolsas, cursos técnicos e outras formas de treinamento.

Segundo ele, dificilmente a empresa traz alguém de fora para ocupar um cargo de gerência, a não ser que seja para trabalhar numa área completamente nova. “A gente prefere recrutar na base – um aprendiz, estagiário, trainee ou analista –, garantindo que ele desde cedo esteja alinhado à cultura da empresa e, ao mesmo tempo, dando ao jovem profissional a oportunidade de rapidamente se tornar supervisor, coordenador e gerente. Uma vez aqui dentro, o desenvolvimento acontece sem você perceber.”

Dos universitários e recém-formados, o RH da Ambev não espera experiência prévia.

“Não esperamos nada além de aderência à cultura e vontade de aprender. Sua bagagem pode até agregar na hora da seleção, mas a gente realmente contrata quem vai respirar nossos valores”, diz Mariana Engelman, gerente nacional de recrutamento e seleção da Ambev.

“O papel do nosso RH é garantir que tudo o que os fundadores e diretores da empresa acreditam não morra. Prezamos por valores como humildade, meritocracia e ética, nos preocupamos com as pessoas – funcionários e clientes –, com a qualidade dos nossos produtos e, claro, com a receita”, completa Daniel.

Leia também: O que jovens precisam fazer para se destacar, segundo o VP de Gente e Gestão da Ambev

Algo muito valorizado na empresa é a famosa “espírito de dono”. “Todo mundo aqui toca seus projetos como se fossem seus próprios e toma responsabilidade pelos seus erros e acertos. Quando alguém acerta, mais do que comemorar, já começa a pensar no próximo desafio”, diz Daniel. “A companhia te estica, te puxa, e quem é realmente bom consegue dar conta do recado”, acrescenta Mariana.

Oportunidade de crescimento

Para crescer dentro da empresa, Daniel ressalta três pontos:

  • É preciso saber lidar com gente
    “Ouvir outras pessoas é fundamental”
  • Ter resiliência 
    “Mesmo quando tudo parece dar errado”
  • Estar disposto a mudar de área ou cidade
    “Uma vaga importante para o seu crescimento pode estar disponível em outro estado”

“Se você se restringir a uma única função ou local de atuação, pode se privar de aproveitar oportunidades que poderiam te fazer crescer mais rapidamente”, diz Priscila Costa, especialista corporativa de treinamento da Ambev. “Aqui a gente consegue mudar de empresa sem sair da Ambev. Já mudei completamente de trabalho quatro vezes sem sequer sair dá área de RH”, pontua ela.

Leia também: Este é o perfil do jovem aprovado como trainee da Ambev

Uma vez numa posição de liderança, espera-se que o profissional tenha como uma das suas principais preocupações treinar bem sua equipe. “Todo líder na Ambev tem que ter o seguinte pensamento: preciso ter ao meu lado gente boa, pronta para um dia ocupar o meu lugar. Por isso, nosso ambiente incentiva e cria tantas oportunidades para formar pessoas”, afirma Daniel.

“A gente acredita que pessoas excelentes trabalhando juntas vão caminhar para a excelência e criar coisas excelentes”, diz Rodrigo Azambuja, gerente de marketing de inovação da Ambev.

 

Dica do Na Prática:

Conhecer de perto as etapas de um processo seletivo e entender como acontece cada uma delas aumenta as suas chances de contratação. Se você ainda não se sente 100% confiante, não se preocupe, a Fundação Estudar reuniu as maiores referências no assunto em um curso online para te ajudar neste desafio. Inscreva-se agora pagando somente R$ 39 com o cupom PROCSEL_20 clicando aqui.

 

 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo