estagiário de finanças e líder

Competitiva, a área de finanças exige certos esforços para que um profissional no início da carreira se destaque.

Da contratação ao dia a dia da função – entre conhecimentos e comportamentos -, entenda o que é esperado de estagiários nesse setor, e onde focar para se desenvolver e crescer profissionalmente, segundo Vitor Locci e Gustavo Papa, gestores de portfólio e coordenadores de desenvolvimento corporativo na Votorantim S.A.

O que se espera de um estagiário de finanças?

Entre habilidades técnicas, os coordenadores da Votorantim S.A. apontam conhecimentos básicos em Excel, sobre finanças corporativas e contabilidade como diferenciais dos candidatos. Na seleção, no entanto, há também uma expectativa quanto às competências comportamentais. São valorizadas, por exemplo: curiosidade intelectual, agilidade de aprendizado, resiliência e boa capacidade de comunicação.

Depois de contratado, os gestores esperam proatividade, vontade de aprender e de se desenvolver pessoal e profissionalmente.

“Acreditamos que esse comportamento é o que irá diferenciar o profissional no longo prazo, já que permite que o conhecimento seja absorvido de forma constante, contribuindo para o desenvolvimento gradual do estagiário.”

“Pessoas que buscam seu desenvolvimento pessoal refletem isso no dia a dia do trabalho, portanto trabalhar com quem é motivado e que demostre ser interessado é um grande diferencial”, concluem Papa e Locci.

Na holding Votorantim S.A., em específico, eles explicam que o estagiário de finanças também precisa estar atento tanto às empresas do portfólio como ao mercado que as circundam, buscando alternativas de geração de valor, mitigação de riscos e oportunidades estratégicas. Para isso, é necessária curiosidade intelectual, atenção aos detalhes, foco nas atividades e raciocínio lógico para “ligar os pontos”.

“Com essa orientação é possível encontrar alternativas para os negócios existentes e buscar novos caminhos”, dizem. “Além disso, um desafio diário é compartilhar esse grande volume de informações e conhecimento com os gestores ou partes interessadas de forma clara e otimizada.”

Leia também: O que é liderança e por que ela é tão importante para uma carreira de sucesso?

Dicas para se destacar e crescer no setor a partir do estágio

#1 Mostre interesse e curiosidade

“Fatores essenciais pois permitem que o estagiário se desenvolva de forma mais rápida, amplie seu rol de atividades e cada vez mais esteja apto a assumir uma posição com maiores exigências e responsabilidades.”

#2 Desenvolva sua concentração

“Hoje temos um número infinito de informação chegando a nós a todo momento”, dizem os coordenadores, “conseguir focar para realizar entregas de alta qualidade em um tempo otimizado é muito importante.”

#3 Visualize o macro (não só suas tarefas)

“Busque sempre entender o que está fazendo, porque está fazendo, qual o uso dos materiais que está produzindo e quais análises são feitas a partir do produto do seu trabalho”, explicam Papa e Locci.

#4 Busque conhecimento para incrementar sua atuação

“Coloque cada vez mais conhecimento e informação nas suas tarefas do dia a dia, tornando-as mais interessantes.”

 

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: