Um Projeto: Fundação Estudar
Homem digitando em um notebook.

Quer fazer uma graduação ou pós no exterior? Organização tem programa preparatório gratuito!

Por Suria Barbosa

BRASA-Pré proporciona mentoria individualizada durante todo o processo de aplicação para universidades dos EUA e Europa.

Estão abertas as inscrições para o BRASA PRÉ-universitário, programa gratuito de mentoria para estudantes brasileiros que querem estudar no exterior. A iniciativa foi criada pela Associação de Estudantes Brasileiros no Exterior (BRASA), organização sem fins lucrativos, em 2015.

Segundo dados da própria organização, o nível de aprovação dos participantes do programa é de mais de 95%. Só em 2017, o BRASA Pré preparou mais de 150 jovens para graduação e pós-graduação fora.

Há quatro categorias de orientação: para graduação nos Estados Unidos e graduação na Europa, para pós-graduação nos Estados Unidos e pós-graduação na Europa. O objetivo do BRASA Pré é proporcionar mentoria individualizada e materiais de estudo.

Entre as aprovações conquistadas por participantes do programa, estão universidades de prestígio como Harvard, MIT, Universidade de Oxford, Imperial College London e Sciences Po.

Neste ano, o prazo das inscrições vai até 2 de março. No entanto, o processo de candidatura difere dependendo da categoria escolhida.

Leia também: Quais são os efeitos de uma pós-graduação no exterior na carreira

Como funciona o preparatório

Com o BRASA Pré, os estudantes selecionados têm contato frequente com mentores brasileiros (de graduação ou pós), que estudam ou estudaram em universidades de excelência.

A orientação é personalizada e se dá durante toda a preparação para a candidatura. Ela ocorre por meio de reuniões individuais mensais com foco no planejamento e cumprimento de atividades necessários ao processo de aplicação da universidade de escolha.

Além disso, o programa também proporciona acesso a materiais que auxiliam na preparação para provas e na listagem de universidades.

Candidaturas de acordo com as categorias

  • Graduação no exterior (Estados Unidos e Europa)

Para se candidatar ao programa preparatório para Graduação nos Estados Unidos, PRÉ EUA, o candidato deve ter se formado no Ensino Médio em 2016 e 2017. As aplicações para as universidades americanas serão por volta de janeiro de 2019. São duas fases de candidatura nessa categoria: formulário, essay temático e um vídeo; e entrevistas online.

Já para graduação na Europa, com o PRÉ Europa, também é necessário ter concluído o Ensino Médio em 2016 ou 2017, com intenção de submeter a candidatura para o ano letivo de 2019. Nesse caso, o requisito básico é submeter o formulário de candidatura ao BRASA Pré.

Baixe grátis o ebook Pós-graduação: tudo que você precisa saber antes de decidir 

  • Mestrado e doutorado no exterior (Estados Unidos e Europa)

No caso dos cursos de pós-graduação no exterior, o programa oferece orientação tanto para estudantes interessados em mestrado quanto em doutorado, o PRÉ-M&D.

Para os que procuram oportunidades nos Estados Unidos, o BRASA Pré exige o preenchimento de um formulário. Nele deve colocar detalhes sobre sua formação, planos de carreira e motivação para estudar nos EUA. O BRASA destaca que, esta categoria exige bastante dedicação e organização. Isso porque as instituições americanas têm processo de aplicação bastante competitivo.

A categoria de inscrição em pós-graduação na Europa inclui os países Inglaterra, França, Alemanha, Suíça, Holanda, Suécia e Itália. Durante a inscrição, feita por um formulário online, o estudante deve detalhar sua formação acadêmica, qual o seu país de interesse, porque quer estudar na Europa, e de que forma o mentor poderá ajudá-lo.

No dois casos, a mentoria ajudará o estudante a resolver pontos específicos da aplicação em cursos de pós. Entre eles, filtrar as universidades ligadas à área de pesquisa do aluno e instruir sobre o projeto de pesquisa da aplicação (quando necessário). Isso será feito através da troca de experiências com os mentores.

Leia também: Qual o impacto de um mestrado no exterior na carreira? Descubra aqui!

 

Dica do Na Prática:

Autoconhecimento é fundamental para você embasar as suas decisões de vida e carreira. É por meio  dele que você vai responder dúvidas que podem estar na sua cabeça, como: “O que te traz felicidade genuína?”, “O que dá significado para sua vida?”, “Qual carreira faz mais sentido para mim?”. Foi pensando nesse seu momento que a Fundação Estudar criou o Autoconhecimento Na Prática, um curso de três dias que vai ajudá-lo a desvendar o seu verdadeiro Eu e a guiar com mais segurança suas escolhas profissionais e de vida. Inscreva-se agora com 10% de desconto usando o cupom AUTO10. É só clicar aqui!

 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo