Avião sobrevoa prédio de fachada de vidro

Os editores dos portais NaPrática.org e EstudarFora.org, ambos iniciativas da Fundação Estudar, se uniram para responder algumas das dúvidas mais frequentes dos jovens brasileiros quando o assunto é pós-graduação no exterior.

Escolher o tempo certo para uma pós, seja dentro ou fora do Brasil, é um assunto complexo e que já virou inclusive um ebook Pós-graduação: Tudo Que Você Precisa Saber Antes De Decidir, que você pode baixar gratuitamente.

Qual é o melhor momento para fazer as malas, por exemplo? Quais são os efeitos práticos daquele novo diploma na vida profissional? O que é preciso levar em consideração na hora de investir uma quantia considerável de tempo e recursos financeiros fora?

“Uma pós no exterior pode abrir muitas portas, sejam em órgãos internacionais ou para quem quer trabalhar com pesquisa”, começa Nathalia Bustamante, do EstudarFora.org.

Além disso, lembra ela, há empresas que exigem uma experiência internacional de quem quer crescer.

Ao mesmo tempo, é preciso ter a expectativa correta em relação ao retorno desse investimento: o selo do diploma importa menos do que como você aplica o que aprendeu no dia a dia.

Leia também: A Ivy League online: um curso da HBX tem impacto na carreira?

Há também o crescimento pessoal que vem de conviver com pessoas de diferentes culturas e num lugar novo – que também é valorizado por empregadores – e de ampliar sua rede de networking.

“As empresas valorizam a tolerância à ambiguidade e um ambiente internacionalizado te tira da sua zona de conforto”, afirma Rafael Carvalho, do NaPrática.org.

A escolha por uma pós-graduação no exterior leva muitos aspectos em conta, como motivação, decisão de carreira, momento profissional e foco, o que naturalmente a torna muito subjetiva.

Ou seja, não existe receita de bolo: é preciso investir em autoconhecimento para entender o que você quer desenvolver ou em que assunto gostaria de se aprofundar ou explorar.

“Fazer uma pós no exterior para engordar o currículo, por exemplo, não é suficiente para embasar essa decisão”, resume Rafael.

3 reflexões essenciais sobre pós-graduação

Quer saber quais são as 3 perguntas essenciais para quem considera fazer uma pós-graduação? Assista ao vídeo abaixo!

Baixe o ebook: Pós-graduação: Tudo Que Você Precisa Saber Antes De Decidir

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: