mulheres brancas usando o computador

Trabalhar na área de auditoria pode agregar muito conhecimento para o jovem em início de carreira. É possível ter exposição a clientes de todos os segmentos de mercado e empresas de pequeno, médio e grande porte em diversas partes do Brasil.

A KPMG, que integra o grupo das Big Four (como são conhecidas as quatro maiores auditorias do mundo, que também incluem EY, PWC e Deloitte), está com processo seletivo aberto para o programa de Novos Talentos, com vagas em diversas cidades do Brasil, e é possível realizar inscrição por aqui.

Leia também: O que é preciso para ser um trainee KPMG?

Aos 24 anos, Juliane Maran é trainee da KPMG na área de auditoria voltada para o mercado industrial e comercial – vale lembrar que a empresa também atua com consultoria. Atualmente cursando o último ano da graduação em Ciências Contábeis na Universidade Braz Cubas, em Mogi das Cruzes (SP), ela já havia trabalhado em empresas de médio porte na área contábil e financeira, até que teve a oportunidade de entrar para a KPMG. A seguir, ela fala sobre essa experiência em entrevista realizada pelo site Seja Trainee:

Para você, quais são os desafios de trabalhar em uma auditoria?

São vários desafios. Na minha opinião, o maior deles foi a mudança cultural, pois a nossa atuação não se restringe à área contábil, temos que buscar compreender os negócios do cliente num todo, necessitando em alguns casos de uma maior avaliação de julgamento e o auditor tem que estar a apto a ter essa percepção.

Como foi o seu treinamento?

Tive treinamento presencial e online. O conteúdo foi voltado para contabilidade, introdução de auditoria, metodologias da empresa e abrangendo todas as áreas de análise do negócio.

Compartilhe conosco um case de sucesso que você tenha participado. Qual foi o problema a ser solucionado, tempo de duração, segmento do cliente e resultado?

Pude participar do projeto de auditoria de uma companhia de capital aberto do segmento de papel e celulose, em que viajei para as unidades de todo o país e pude entender melhor o segmento do cliente e o processo produtivo. Analisamos a empresa em todos os aspectos. Acompanhamos a organização de estoque, sugerimos pontos de melhoria na segurança e organização do ambiente, agregando assim maior valor aos trabalhos executados. Após o projeto há uma avaliação que busca reconhecer bons resultados e também trata de pontos de melhoria, sempre com alinhamento, dicas e conselhos que buscam colaborar com o crescimento.

Como foi a estrutura do projeto? 

O projeto contou com uma equipe de aproximadamente dez pessoas, e tive em todas as etapas apoio dos membros mais sêniors da equipe, sempre me auxiliando quando necessário para executar os serviços da melhor forma.

Quais foram os aprendizados adquiridos com essa experiência?

Além do conhecimento técnico, tive experiências pessoais e profissionais que me ajudaram a desenvolver habilidades de planejamento e organização. Aprendi a lidar com novos desafios e a encontrar a melhor maneira de agir em diferentes situações.

Leia também: Você sabe o que são auditorias e o que elas fazem?

Em quais segmentos do mercado você já teve oportunidade de atender um cliente?

Desde que entrei na KPMG, a maior parte do meu tempo atendi esse cliente de grande porte no segmento de papel e celulose. Porém, já atendi clientes menores do segmento comercial de diversos setores, onde pude entender as distinções que existem entre empresas de segmentos distintos dentro das àreas que eu analisei.

O que você espera do futuro trabalhando na KPMG? 

A KPMG é uma empresa global que investe muito no desenvolvimento profissional dos seus colaboradores e oferece diversos mecanismos de crescimento. Sendo assim, eu acredito que eu posso desenvolver minhas habilidades e estruturar uma carreira profissional de sucesso dentro da KPMG, com dedicação e comprometindo na execução dos meus trabalhos.

Este artigo foi originalmente publicado em My Trainee

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: