Autocrítica e resumo profissional

Se você está às voltas com a confecção de um currículo, certamente já “bateu cabeça” com a criação do seu resumo profissional.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Tem dúvidas sobre o assunto? Quer saber o que, de fato, é um resumo? E como escrever um? Então confira o conteúdo a seguir, que o Na Prática te explica tudo direitinho.

Assine a newsletter do Na Prática e receba vagas de estágio, trainee ou efetivas toda semana no seu e-mail. Clique aqui!

O que é um resumo profissional?

Um resumo profissional, também conhecido como resumo de carreira ou perfil profissional, é uma seção breve e concisa do currículo que destaca suas principais habilidades, experiências e conquistas relevantes para o cargo que você está se candidatando.

Em geral, essa parte fica bem no início do currículo, acima do restante do conteúdo, e bem abaixo do nome.

Pra que serve um resumo profissional em uma seleção?

A finalidade do resumo profissional é chamar a atenção do empregador logo no início do currículo. Como ele fornece um panorama rápido de suas qualificações, acaba despertando (ou não) interesse em quem o avalia.

Pense o seguinte: em processos seletivos concorridos, é bem provável que os recrutadores tenham pouco tempo para realizr uma triagem dos muitos currículos que chegam. 

Por essa razão, eles selecionam os currículos a partir do que lêem no resumo profissional e, só depois, fazem uma leitura mais minuciosa do restante do conteúdo.

Se você faz um resumo profissional que não tenha relação com a vaga objetivada ou que não destaque os seus pontos fortes, vai acabar ficando de fora do processo.

7 passos para escrever um resumo profissional

#1. Identifique suas habilidades e experiências-chave

Comece refletindo sobre suas principais habilidades, experiências e realizações relevantes para a vaga. Considere seus pontos fortes, conquistas notáveis e qualidades que o diferenciam.

#2. Determine o público-alvo

Pense na empresa e no cargo específico para o qual está se candidatando. Isso ajudará a personalizar o resumo para atender às necessidades e expectativas do empregador.

#3. Escreva uma frase inicial impactante

Inicie o resumo com uma frase que capture a atenção do leitor. Essa frase deve resumir de forma concisa e persuasiva sua experiência e sua proposta de valor.

O que é comunicação interpessoal?

#4. Destaque suas principais habilidades e realizações

No corpo do resumo, liste de três a cinco habilidades relevantes, acompanhadas de exemplos concretos de como você as aplicou com sucesso. Utilize frases curtas e objetivas para transmitir suas qualificações de forma clara e convincente.

Leia mais sobre: Especialista explica como descrever experiências profissionais no currículo

#5. Adapte-se ao cargo

Ajuste o resumo profissional para se adequar à vaga. Realce as qualidades que são mais relevantes para o cargo desejado e mostre como suas experiências anteriores se alinham aos requisitos do empregador.

#6. Seja sucinto e evite jargões

Mantenha o resumo breve, com cerca de três a cinco frases. Evite jargões técnicos ou jargões específicos da indústria, a menos que sejam amplamente conhecidos e relevantes para a posição.

#7. Revise e edite

Após escrever o resumo, revise-o cuidadosamente em busca de erros gramaticais, de ortografia e de pontuação. Certifique-se de que a redação seja clara e coesa.

Conclusão

Lembre-se de que o resumo profissional deve ser adaptado para cada candidatura, realçando as qualificações mais relevantes para o cargo em questão. Ao personalizar seu resumo para cada aplicação, você aumenta suas chances de se destacar e chamar a atenção dos recrutadores.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: