Um Projeto: Fundação Estudar
Pequena lousa com uma interrogação desenhada

Quer descobrir que área de carreira te interessa mais? Baixe nossa matriz de decisão!

Por Redação, do Na Prática

Ferramenta facilita a comparação de fatores e torna a tomada de decisão mais fácil e visual. Faça o download gratuito

Às vezes as opções são tantas, e tão distintas, que fica difícil enxergar por onde começar a analisá-las. Facilitar esse processo é o objetivo da matriz de decisão, uma ferramenta simples e eficaz no formato de tabela que o NaPrática.org disponibiliza gratuitamente por aqui:

Para entender como funciona, primeiro imagine que você está em dúvida entre duas áreas de interesse profissional, como trabalhar em uma startup ou em um grande banco.

Na tabela, você preenche fatores importantes em comum entre ambas as oportunidades, como salário, status, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, burocracia e grau de autonomia.

Inscreva-se no curso por e-mail: 5 Reflexões Essenciais Antes De Decidir Sua Carreira

As possibilidades são infinitas, já que ferramenta é totalmente customizável: o objetivo aqui é refletir no papel tudo que você quer levar em conta para tomar uma decisão entre uma opção e outra.

Depois, é hora de atribuir um peso para cada fator numa escala de 1 (menos importante/atraente) a 5 (mais importante/atraente), de acordo com sua própria opinião.

Matriz de decisão
 

Como utilizar a matriz de decisão

Continuando o exemplo, imagine que um bom salário e um alto grau autonomia são muito importantes para você.

Levando em conta o que pesquisou sobre a startup e sobre a consultoria em questão, você sabe que na startup ganharia menos (um peso 1 ou 2, talvez), mas teria mais autonomia (peso 4) naquela estrutura horizontalizada. Já no banco o salário seria maior (peso 5) e a autonomia, menor (peso 2).

Quando a tabela estiver preenchida e todos os pesos tiverem sido dados, fica mais fácil e visualmente intuitivo entender os pontos positivos e negativos de cada oportunidade.

O mais importante é entender que não existe peso certo ou errado, então seja honesto em relação ao que importa para você e quais são suas vontades, desejos e expectativas.

O resultado é um retrato mais claro do que você pensa sobre o assunto e mais um insumo para tomar uma decisão de carreira mais assertiva e satisfatória.

Pronto para colocar sua dúvida no papel? Baixe aqui a matriz de decisão do NaPrática.org aqui!

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo