Um Projeto: Fundação Estudar
troféus do Prêmio Nacional de Inovação

Quais são as empresas mais inovadoras do Brasil?

Por Rafael Carvalho

No Prêmio Nacional de Inovação, a Natura foi reconhecida pela inovação em modelo de negócio e metade das premiações ficaram com pequenas empresas

O Prêmio Nacional de Inovação, uma iniciativa do Sebrae e da CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgou os vencedores da edição 2015. O objetivo do prêmio é reconhecer iniciativas de gestão e execução em inovação. Mais de 2.200 empresas de pequeno, médio e grande porte de todo o país participaram da seleção, que chegou a 28 finalistas.

Leia também: Como é trabalhar com inovação em uma grande empresa?

A Natura foi a vencedora na categoria Inovação em Modelo de Negócio, modalidade grandes empresas, que identifica e apoia novos projetos capazes de gerar impactos positivos em toda a instituição. A ação premiada foi a plataforma de vendas online Rede Natura, proposta que permite a customização do espaço de venda dos consultores, atendimento personalizado ao consumidor, facilidade de pagamento e entrega em casa.

Assista ao bate-papo do Na Prática com Alessandro Carlucci, ex-presidente da Natura

Para Marcela Carvalho, gerente de comunicação e marketing da Rede Natura, o modelo traz novas formas de acesso aos consumidores e oportunidades de negócios online para os consultores. “Ficamos muito orgulhosos com esse prêmio, especialmente porque valoriza nosso jeito diferente de pensar o e-commerce. É o reconhecimento para a evolução do nosso modelo de negócio”, disse.

As empresas mais inovadoras doBrasil

Na categoria Gestão da Inovação, os prêmios foram para a Paiva Piovesan Software (MG), a indústria calçadista Dublauto Gaúcha (RS) e a fabricante de peças Ciser (SC). A categoria Agente Local de Inovação premiou a desenvolvedora de apps Jera (MS), a Central das Impressoras (AL) e a Tecsistel, de automação industrial. Em Inovação Tecnológica, os selecionados foram a Hi Tecnologies (PR), de tecnologia médica, aProfilática Produtos Medico Odonto Hospitalares (PR) e a Votorantim Cimentos (SP).

Leia também: “Lucro e propósito devem andar juntos”, diz CEO da consultoria de inovação Mandalah

A premiação organizada pelo Sebrae e pela CNI é uma iniciativa da MEI (Mobilização Empresarial pela Inovação), com apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), do MBC (Movimento Brasil Competitivo) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Natura já foi reconhecida em outras duas edições. Em 2012, foi vencedora na categoria Modelo de Negócio com o case Strategic Sourcing TBL, em que apresentou o desenvolvimento de uma cadeia produtiva cada vez mais eficiente e sustentável. Na edição 2013/2014, o prêmio reconheceu a linha Natura SOU, na categoria Inovação Tecnológica em Grande Empresa.

Este artigo foi originalmente publicado em DRAFT

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo