Mulheres conversem

Fazer um boa faculdade, dedicar-se às disciplinas, desenvolver trabalhos voluntários, buscar experiências com intercâmbio e estágio… Essas são algumas das principais atitudes adotadas pelos estudantes em busca de uma boa oportunidade no mercado de trabalho. Entre elas, está também a passagem por programas de trainee.

Quem participa deste tipo de programa acaba conquistando alguns diferenciais, que podem impulsionar o desenvolvimento da carreira profissional.

Leia também: Confira os programas abertos de estágio e trainee

O trainee é um conceito amplo, mas que pode ser definido da seguinte forma, de acordo com o dicionário Michaelis: “profissional, geralmente recém-formado ou em início de carreira, que passa por um processo de aprendizado prático, numa determinada empresa”.

Estes novos profissionais têm a oportunidade de aprender e se desenvolver ao lado de gestores e lideranças com longa experiência no mercado. Além disso, os programas de trainee oferecem a possibilidade de passar por todos os setores da organização, dando ao jovem condições de compreender o negócio de forma estratégica, proporcionando a experiência necessária para assumir cargos de liderança no futuro.

O portal My Trainee reuniu algumas das vantagens de participar deste tipo de programa:

Compreensão de todas as áreas da empresa

Grande parte dos programas de trainee realiza o processo de job rotation, no qual os profissionais passam por diversas áreas da empresa e por diferentes funções, para entender como é o funcionamento da organização por completo. Com isso, é possível melhorar a comunicação com todos os setores e ainda se decidir por qual área vai de fato se interessar.

Possibilidade de ascensão rápida

Muitas empresas dão oportunidades em cargos de gestor para os trainees que mais se destacam ao longo dos programas, sendo que grande parte deles chega a cargos de chefia mais rápido que profissionais que não foram trainees.

Orientação e contato com os líderes

Nos programas de trainee, o jovem costuma ser acompanhado e orientado de perto pelos líderes, que se tornam seus mentores. Eles compartilham experiência de mercado, sobre a organização e também a maturidade conquista ao longo de vários anos de carreira.

Leia também: O que os candidatos a trainee devem fazer para se destacar?

Formação avançada

Enquanto trainees, os jovens participam de capacitações bastante atualizadas, cursos técnicos e comportamentais. Em alguns casos, é possível até ter experiências internacionais. Além de complementar a formação, esses treinamentos ampliam a qualificação do profissional no mercado de trabalho.

Rede de contatos

Como o trainee costuma circular por diversos setores da organização e, na maioria das vezes, são grandes empresas que oferecem programas do tipo, ele passa a conhecer muitos profissionais importantes no ramo em que atua e pode acabar recebendo diversas ofertas, dentro e fora da empresa.

Tempo para aprender

Os programas de trainee costumam durar entre um e três anos. Sendo assim, os participantes têm tempo para aprender a executar bem determinada função ou atuar em uma área específica, ao mesmo tempo em que se preparam para assumir posições de liderança. Muitas vezes isso não acontece nos estágios, em que a correria acaba não permitindo ao profissional em formação  ter acesso a capacitação e treinamento mais completos.

Benefícios

Em geral, além das boas oportunidades de aprendizado e capacitação, os programas de trainee pagam excelentes remunerações e ainda oferecem benefícios consideráveis como assistência médica, odontológica, previdência privada, seguro de vida, auxílio-alimentação e transporte. O investimento alto se dá porque as empresas apostam que os trainees futuramente serão seus líderes e gestores.

Este artigo foi originalmente publicado em My Trainee 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: