carrinhos de supermercado

Com produtos presentes na mesa de grande parte dos brasileiros, a Bauducco pertence à Pandurata. A empresa é dona ainda das marcas de alimentos Visconti e Tommy e detém ainda 49% da norte-americana Hershey desde 2008, após a criação de uma joint venture.

O grupo fabrica mais de 20 tipos de produtos diferentes e é o maior produtor de panetones do mundo e a maior indústria de forneados do país. Juntas, suas fábricas têm capacidade para produzir mais de 200 mil toneladas de alimentos por ano.

Por dentro da sede

A marca Bauducco é líder absoluta deste mercado com 47% de participação, Visconti soma 7% e Tommy, 8%. EXAME.com vistou a sede da companhia, em Guarulhos (SP), e mostra como tudo fuciona por lá.

Leia mais matérias sobre a indústria de bens de consumo

Todo de vidro
O prédio da Pandurata, em Guarulhos, ocupa uma área de 11.000 metros quadrados, distribuídos entre 3 andares e um mezanino. Por ser toda envidraçada, a construção possibilita a economia de energia elétrica.

Espaço livre
A nova sede foi inaugurada em 2011. A empresa, que tem 69 anos, nasceu no mesmo bairro, em Guarulhos, onde ainda há uma fábrica. O local fica entre as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra para facilitar a distribuição dos produtos. O edifício foi planejado exclusivamente para a Pandurata com objetivo de se parecer mais com uma residência do que com um escritório. Por isso, o ambiente do local é bastante espaçoso.

Mais de 4 mil funcionários
Ao todo, a empresa possui 4.891 funcionários, sendo que 315 trabalham na sede administrativa, 1.063 nas regionais de vendas e 3.513 nas cinco fábricas.

Sem salas
O ambiente é aberto e nem os diretores de áreas têm salas. Até mesmo as mesas de reuniões são compartilhadas. “A ideia é facilitar a interação de todos os níveis funcionais. O que tem para um aqui, tem para todos. A hierarquia é quebrada o tempo todo”, diz Sergio Martin, diretor de RH da companhia.

Andar especial
Apenas os donos da empresa possuem um andar exclusivo, ainda que eles circulem pelos outros espaços o tempo todo. Lá, há um restaurante especial, onde eles recebem parceiros.

Planta piloto
Na sede, há uma planta piloto onde são desenvolvidos novos produtos, feitos testes e pesquisas. Tudo que é produzido nas fábricas e chega ao consumidor é criado primeiro nessa pequena unidade.

Paixão passada adiante
A cada dois anos, uma unidade móvel do Senai é convidada a ir até essa planta piloto para ensinar a todos os funcionários da empresa os princípios da panificação. Nas fábricas, o tradicional panetone já começou a ser produzido em agosto. A expectativa é de sejam feitos 65 milhões para o Natal deste ano.

Gôndolas de teste
Antes de chegarem as prateleiras dos supermercados, os produtos da Pandurata são expostos em gôndolas de teste espalhadas por sua sede.

Cabe todo mundo
No estacionamento da sede da Pandurata, há espaço para os carros de todos os funcionários. A distribuição entre as vagas cobertas e descobertas é feita por ordem de chegada.

Limpeza constante
A limpeza da Pandurata não é terceirizada e é feita constantemente. Na foto, um funcionário, ao fundo, faz a manutenção da área externa do restaurante da presidência.

Reuniões
Por conta do ambiente aberto, há várias salas de reunião na empresa. Elas são 16, no total, e foram batizadas com os nomes de produtos fabricados pela companhia. Para utilizá-las, basta marcar um horário nas planilhas que ficam afixadas nas portas de cada uma.

Café e almoço todos os dias
Todos os dias, no restaurante, além do almoço, é servido um café da manhã gratuito aos funcionários. Ele conta com dois tipos de pães diferentes, café, chá e produtos da companhia. Quando a empresa lança alguma novidade, os alimentos são oferecidos aos funcionários no café ou na sobremesa. No fim do mês, os aniversários da equipe são comemorados.

História na parede
Pelas paredes da empresa, é possível conhecer um pouco sobre a sua história e trajetória dos fundadores.

Valores e missão expostos
Os valores e missão da Pandurata também estão expostos pelos corredores.

Ponto de encontro
Em cada um dos andares, há pontos de café para que os funcionários se encontrem e se movimentem durante o expediente. Todos os avisos da companhia são dados nos quadros eletrônicos afixados nesses espaços, para diminuir uso de papel.

Heliponto
No prédio da Pandurata, há também um heliponto, que serve de suporte para autoridades e empresários que visitam toda a cidade de Guarulhos e não só a empresa.

Árvore Pandurata
Na área externa da sede, há uma árvore Pandurata, que dá nome à empresa.

Leia também: Por dentro da oficina de aviões da TAM Linhas Aéreas em São Paulo

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: