mulher falando em microfone profissional

Podcast é um formato versátil, principalmente porque dá para ouvir fazendo outras coisas. Por esse e por outros motivos essa mídia cresce bastante atualmente. No Brasil, o consumo aumentou 67% em 2019, segundo levantamento da plataforma Deezer. Para o Spotify, o crescimento registrado em podcasts foi de 21% por mês no mesmo ano.

Considerando que pode ser uma boa aproveitar sua flexibilidade para se atualizar e aprender, selecionamos 10 podcasts para entender melhor o contexto – seja de um ponto de vista político, econômico ou cultural.

Abaixo, listamos também algumas plataformas onde eles podem ser ouvidos, mas a maioria está disponível em diversos agregadores de áudio.

Podcasts para entender melhor o contexto

#1 Freakonomics Radio

Já falamos do Freakonomics Radio aqui no Na Prática. Baseado em um livro best-seller, o programa (em inglês) traz figuras de diferentes áreas para analisar o contexto e tópicos específicos. Dá para entender mais sobre a pandemia, crise econômica mundial, futuro do mercado e sobre a sociedade americana.

O Freakonomics está disponível nas plataformas: Audible, Google Podcasts, Apple Podcast, Pocket Casts, Sticher e Spotify.

#2 Cidadão, Quem?

A Fundação Estudar – organização da qual o Na Prática é uma das iniciativas – se juntou à Votorantim S.A. para desmistificar a democracia e cidadania brasileiras. No Cidadão, Quem? trazemos profissionais estudiosos e atuantes para falar sobre aspectos indispensáveis para entender melhor o país (e tudo que acontece aqui atualmente), como as particularidades do nosso processo eleitoral, o funcionamento administrativo do Estado (quem cobrar pelo quê?) e a cultura democrática que se desenvolve aqui.

O Cidadão, Quem? está disponível nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Deezer, Pocket Casts, Breaker, Overcast e RadioPublic.

#3 Economia em Tempos de Pandemia

No podcast Economia em Tempos de Pandemia, a PhD em Economia Monica de Bolle trata sobre temas diversos ligados ao assunto central e explica como os impactos da crise do novo coronavírus se dão nessa frente. O programa tem linguagem simples para ser mais acessível a todos os públicos.

O Economia em Tempos de Pandemia está disponível nas plataformas: Listen Notes, Pocket Casts, Spotify e Google Podcasts.

Leia também: 14 insights de grandes profissionais do mercado financeiro sobre as consequências da pandemia

#4 Papo Preto

Papo Preto é o podcast da agência de jornalismo especializado na temática racial Alma Preta. Traz assuntos atuais também relacionando-os ao a questões de racismo estrutural. Atualmente, tem uma série que aborda a crise do covid-19, a  “Pandemia sem Neurose”, que já conta com mais de 45 episódios em que destrincham, além de notícias, a vida nas comunidades e outras questões sociais.

O Papo Preto está disponível nas plataformas: Pocket Casts, Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.

#5 Rabbit Hole

Rabbit Hole é um podcast em inglês. Criação do New York Times, traz histórias sobre o impacto da tecnologia – e muitas questões contidas nela – no dia a dia das sociedades atuais. Fake news, a crescente personalização do que se vê de conteúdo nas redes sociais, problemas de privacidade derivados da coleta de dados sobre os usuários…

O Rabbit Hole está disponível nas plataformas: Apple Podcasts, Google Podcasts e Spotify.

Novo mercado de trabalho: 5 maneiras com que o coronavírus pode mudar o cenário

#6 (Série) Epidemia

Epidemia é uma séria do podcast 37 Graus com a Folha de S.Paulo. A ideia aqui é explorar os “bastidores” das epidemias a partir da história do vírus zika no Brasil.

A série Epidemia, do programa 37 Graus, está disponível nas plataformas: Apple Podcasts, Google Podcasts, OverCast, Castbox, Stitcher, PocketCasts, Player FM, Breaker, RadioPublic e Spotify.

#7 O Assunto

Assim como o site que o origina G1, o podcast O Assunto traz notícias. A ideia do podcast é se aprofundar, com ajuda de especialistas, nos assuntos do momento. Em tempos da pandemia do coronavírus, tem dedicado boa parte de seus episódios a dados relevantes e fatos relacionados, como novos estudos científicos.

O Assunto está disponível nas plataformas: Spotify, Apple Podcast, Google Podcast e Deezer.

#8 História Preta

História Preta é um podcast criado pelo grupo B9, que, em formato narrativo, que busca trazer à tona a memória histórica da população negra no país e no mundo. Para isso, conta, em alguns episódios, com figuras como Emicida, Caio César, etc.

O História Preta está disponível nas plataformas: Pocket Casts, Google Podcasts e Spotify.

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: