Executivos experientes membros de um grupo de networking na área de marketing foram convidados pela coach de carreira Celia Currin a revelar as perguntas que consideram mais difíceis de se responder em uma entrevista de emprego.  Selecionamos 7 perguntas coletadas pela especialista entre as publicadas pelo Business Insider. Confira se está preparado para respondê-las na próxima vez que encarar um recrutador.

1. Qual a pergunta que você está torcendo para eu não fazer?

O mérito desta questão é a investigação das fraquezas de um candidato. De acordo com a pesquisa, o executivo que costuma fazer esta pergunta geralmente consegue ou uma afirmação direta em que o candidato logo já deixa escapar sua fraqueza ou um momento de pausa em que o profissional pondera sua resposta para apresentá-la de forma significativa.

VAMOS TE ENSINAR A VENDER SEU PEIXE: CLIQUE AQUI E DESCUBRA!

2. Quantas ideias você consegue ter em três minutos?

O executivo que adora fazer esta pergunta diz que o candidato que mais o impressionou era capaz de dar 21 ideias nestes poucos minutos. A dificuldade da questão, disse o entrevistador, é justamente o fato de que o profissional precisa ser subitamente criativo.

3. Se você tão bom assim por que está desempregado?

O executivo que indicou esta pergunta teve que respondê-la em uma entrevista de emprego após ter sido demitido. Sua resposta, disse, foi de que ele havia conseguido escapar de outras a quatro de cinco rodadas de demissões na empresa. Afirmou ainda que outros colegas com bom desempenho também foram dispensados.

4. Este cargo não lhe parece muito júnior?

A dica para responder a esta pergunta é não adotar uma atitude pretensiosa. O que se quer saber aqui é se o profissional ficará satisfeito na posição ou se está usando o cargo apenas como trampolim para chegar rapidamente a outra função e, portanto, “abandonar o barco” logo.

5. Explique ao conselho de administração por que eles devem me demitir e contratá-lo para ocupar o meu lugar?

A pergunta partiu do presidente de uma pequena e bem-sucedida empresa para um professional da área de marketing. O candidato disse que avaliando hoje, considera que o objetivo da pergunta foi investigar suas habilidades de marketing pessoal e de negociação. Ele também disse que provavelmente o executivo queria descobrir se ele saberia o que é necessário para comandar uma empresa.

6. Se pudesse mudar algo no seu passado, o que mudaria?

A resposta vai, sem dúvida, indicar muito sobre sua personalidade e atitude perante a vida. Também pode ser uma maneira indireta de abordar fraquezas e arrependimentos.

8. O que você espera deste emprego e o que quer para sua carreira?

O objetivo, diz o executivo que gosta de fazer esta pergunta, é saber sobre se as aspirações do profissional vão ao encontro das metas da empresa. A dificuldade da pergunta é que o candidato não tem como saber o que o entrevistador quer saber, de fato.

 

Este artigo foi originalmente publicado em Exame.com

 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: