Roman Krznaric é especialista em empatia e escreveu sobre os elementos de uma carreira gratificante (Foto por Kate Raworth)

O que move você profissionalmente? Estabilidade? Dinheiro? Status? Equilíbrio. Embora a resposta possa ser múltipla, existe um padrão, na visão do filósofo Roman Krznaric, que rege os caminhos de quem se sente grato pelo que faz profissionalmente.

De acordo com o estudioso, que é especialista em temas produtividade e empatia no ambente de trabalho, existem três elemenntos chaves para uma carreira gratiticante.

Confira a seguir e saiba como analisar cada um deles.

Os três elementos

#1. Fluxo

Para se aprofundar na ideia clichê do “faça o que gosta”, Krznaric explica que é o primeiro elemento da carreira gratificante, o Fluxo, seria o estado de atenção em você entra ao fazer algo que gosta muito.

Ou seja: se a atividade realmete faz bem, ela gera no profissional um incentivo para que ele utilize os seus conhecimentos ou, ainda, que busque novos.

Para descobrir quais as atividades geram esse efeito, o doutor Mihaly Csikszentmihaly, que desenvolveu a visão de Krznaric em método, sugere que as pessoas se questionem:

  • Quais foram as atividades que geraram o Fluxo naturalmente?
  • O que essa atividade exigia?

Assim, o estudioso espera que seja possível mapear, pelo menos em um primeiro momento, quais atividades podem “pavimentar” uma trilha profissional.

#2. Liberdade

O segundo aspecto das carreiras gratificantes, o da Liberdade, é definido por Krznaric como algo “diferente para cada pessoa”. O que não quer dizer, porém, que faltem perguntas a serem feitas no intuito de entender como a liberdade influenciará nossas escolhas de trabalho.

Para chegar a essa resposta, o método sugere que a pessoa questione:

  • Qual é o trabalho ideial, pensando o aspecto da liberdade como um valor importante?
  • De quais liberdades você não abriria mão de jeito nenhum?
  • Qual o ambiente de trabalho ideal para você?

Faça também o Teste de Estilo de Trabalho. Ele pode dar insumos para entender o quanto a Liberdade influencia o seu bem-estar profissional.

#3. Significado

Por fim, o professor orienta que as pessoas pensem o papel do Significado em suas motivações profissionais. Embora aqui ele também reconheça que haja múltiplas visões sobre o tema, Krznaric orienta que as pessoas reflitam sobre os seus valores, suas visões de mundo e desejos para definir o que tem e o que não tem significado para eles.

Um engenheiro pode encontrar muito sentido em construir pontes, por exemplo, enquanto que, para um professor, essa seja uma missão que pode carecer de objetivo prático. A motivação, aí, muda de acordo com os valores de cada pessoa.

Boas perguntas a se fazer, na visão do especialista, são:

  • Pensando em significado, qual seria seu trabalho ideal?
  • Qual elemento do “significado” é mais importante para você?

Pensa fora dos elementos também

Muitas vezes, é possível definir o que é gratificante para nós de maneira muito mais simples. A maioria das respostas obtidas pelo método são passíveis de serem encontradas simplesmente por fazermos a mais simples das perguntas:

  • O que é gratificante para mim?

Quer se aprofundar nesse tema?

O Curso Decisão de Carreira Na Prática está disponível gratuitamente na plataforma da Escola de Liderança. Lá, é possível colocar o método de Krznaric e de outros estudiosos e estudiosas em prática para saber tudo que é preciso para decidir seu caminho profissional. Acesse aqui o curso!

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: