O que fazer se a sua empresa está passando por uma fusão?

Se a empresa em que você trabalha está passando por um processo de fusão ou aquisição, veja dicas de especialista para manter sua vaga ou até mesmo subir de cargo

Rafael Carvalho, do , em 21.10.2015
homens apertando mãos após reunião [shutterstock]

Mesmo o boato de que a empresa em que você trabalha vai passar por um processo de fusão ou aquisição pode gerar um clima de incerteza em toda a equipe. Diante desse cenário de indefinição, muita gente acaba se precipitando e pensa logo em recolocação ou demissão, conforme explica a consultora Ana Carla Guimarães, da Robert Half, em entrevista para a Folha de São Paulo.

Segundo a executiva, nessas horas o ideal é manter a calma e focar na entrega de resultados. A seguir, veja as dicas que ela deu ao jornal:

1. Mantenha o ritmo

Apesar da incerteza em relação a demissões, nada deve mudar de imediato. Mantenha seu planejamento, mas fique atento para se adaptar a novas prioridades.

2. Sem garantias

Empregados da organização compradora não devem ser prepotentes, já que também podem ser demitidos.

Leia também: Veja as habilidades essenciais ao sucesso em cada fase da carreira

3. Evite o nervosimo 

O problema mais recorrente são profissionais que ficam muito inseguros, perdem performance e acabam demitidos.

4. Seja claro

Quem quer mudar de área, esse é o momento de deixar isso claro para o gestor! Com as mudanças estruturais, podem surgir oportunidades de promoção, mudança de cargo ou departamento.