livros sobre mercado de trabalho

O mercado não perdoa. Se você não se mantiver atualizado, será automaticamente expulso ou, no mínimo, terá que se contentar com a mediocridade. Assim, para brilhar mais que os outros, é imprescindível investir em novas habilidades, num processo contínuo. E, nesse caso, os livros sobre mercado de trabalho vão abrir a sua mente e as portas para o sucesso.

Esses livros falam de habilidades essenciais para o desenvolvimento profissional, como negociação, foco, criatividade, networking, persuasão, hábitos e muito mais. Ou seja, tudo o que as empresas de hoje esperam de você.

As opções de livros valiosos são muitas, mas nós selecionamos algumas obras consagradas no mundo inteiro e de leitura obrigatória. Confira!

9 livros sobre mercado de trabalho para você se destacar mais que os demais

#1 Nunca Almoce Sozinho – Keith Ferrazzi 

Esse é um guia para as relações profissionais de sucesso. Ou seja, o assunto aqui é networking. E o autor não está falando em colecionar um monte de cartões e só fazer contato com as pessoas quando você precisar delas. Esqueça isso. Para criar relacionamentos duradouros e de longo prazo, você precisará se esforçar. Keith Ferrazzi oferece uma série de dicas valiosíssimas, por exemplo, não busque apenas tirar proveito próprio. Se você partir para esse caminho, já sairá perdendo. O importante é ser realmente bem intencionado ao ajudar as pessoas e isso, eventualmente, voltará para você, por meio de conexões fortuitas em sua rede. Assim, entre os livros sobre mercado de trabalho, o tema networking tem lugar garantido.

#2 Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen R. Covey

Você vai aprender aqui lições poderosas para a sua transformação pessoal. De acordo com Stephen Covey, se você realmente quer mudar seu destino, precisa mexer nos seus hábitos e no seu caráter, trabalhando “de dentro para fora.” Assim, a partir do momento em que você muda drasticamente a si mesmo, você pode começar a alterar o mundo ao seu redor. Então, conheça os sete hábitos que devem ser desenvolvidos e que farão de você um profissional diferenciado no mercado de trabalho. Esses hábitos são: 1) proatividade; 2) clareza dos seus objetivos; 3) First Things First; 4) Pense no ganha-ganha; 5) Entenda primeiro, para depois ser entendido; 6) Aposte na sinergia e 7) Traga novos hábitos, mas se reorganize para manter os hábitos atuais. Outra obra muito valiosa para você é O Poder do Hábito. Ambos são livros sobre mercado de trabalho imperdíveis.

#3 Decisive – Chip Heath & Dan Heath

Saia da zona de conforto em relação aos seus pensamentos e aprenda como fazer as melhores escolhas pessoais e profissionais. Segundo os autores, nossas decisões diárias moldam nossas vidas, sejam elas insignificantes ou transformadoras. No entanto, essas decisões estão sujeitas a diversas ideias preconcebidas e, muitas vezes, não pensamos de maneira racional. Por isso, é importante considerar como estamos sendo influenciados e aprender a vencer os vilões da tomada de decisão, utilizando técnicas e processos específicos, que são detalhados neste livro. Finalmente, Chip Heath & Dan Heath fazem um alerta: reflita sobre qualquer escolha que for fazer e nunca ignore outras possibilidades.

#4 As Armas da Persuasão – Robert Cialdin

Robert Cialdini é PhD em Psicologia e, nesse livro, ele descreve as estratégias psicológicas que podem ser utilizadas no processo de convencimento. Elas são organizadas em 6 princípios fundamentais, chamados por ele de “as armas da persuasão”. Essas armas consistem em identificar um padrão de comportamento e explorá-lo a fim de alcançar o objetivo desejado. Pessoas que têm habilidades de persuasão aguçadas aprendem a reconhecer esses padrões e, por meio deles, fazem com que a outra parte seja influenciada e diga sim. O Manual de Persuasão do FBI é outra excelente indicação entre os livros sobre mercado de trabalho.

Leia também: 6 livros sobre carreira (para quem quer ser bem-sucedido)

#5 Mindset – Carol S. Dweck

As atitudes mentais que adotamos são o centro do que fazemos, pensamos e sentimos todos os dias. Assim, é fundamental entender que a atitude mental progressiva conduz ao sucesso e auto-aperfeiçoamento. Por outro lado, a atitude mental fixa impede o seu crescimento. A boa notícia é que nada é fixo e você tem habilidade de promover mudanças. Por exemplo, pode-se passar de um estado em que se teme o fracasso, para um estado em que se cria novas experiências e se descobre um jeito de pensar sobre cada vivência ao seu redor. Quando você realmente refletir sobre isso, descobrirá que é possível usar a atitude mental progressiva para mudar tudo em sua vida, para melhor. Ou seja, não deixe a atitude mental fixa atrapalhar você. Essa fantástica obra ganhou espaço relevante entre os livros sobre mercado de trabalho.

#6 Deep Work – Cal Newport

Trabalhar de maneira profunda é uma das habilidades mais valiosas no mundo contemporâneo e “Deep Work” é um tratado sobre esse jeito de fazer as coisas acontecerem. Para Cal Newport, trabalhar profundamente significa desenvolver a capacidade de focar em tarefas que exigem grande atenção cognitiva, sem se distrair. E isso não é algo fácil. Afinal, as distrações estão por todos os lados, a todo instante. Por exemplo, uma pessoa gasta cerca de 60% do seu tempo, utilizando ferramentas de comunicação online e navegando na internet. Quase 30% do tempo do profissional é dedicado a responder emails. Nessa obra, que é destaque entre os livros sobre mercado de trabalho, você vai saber ainda porque a multitarefa está matando sua produtividade, conhecerá as habilidades-chave para o Deep Work e muito mais. Vale a pena ir fundo nessa leitura! Conheça também o livro Foco.

#7 A Arte de Fazer Acontecer – David Allen

Se você quer de fato se destacar no seu local de trabalho e impulsionar a sua carreira, aprenda a estabelecer prioridades e entregar soluções no prazo combinado. Pode parecer fácil, mas acredite, muita gente não consegue fazer isso. Mas David Allen desenvolveu um método para ajudar você. Trata-se do GTD, ou Getting Things Done (em tradução livre, “Deixando as coisas prontas” ou “Concluindo Tarefas”). Allen atua nos “circuitos abertos”, que ele define como “qualquer coisa atraindo a nossa atenção que não está no seu devido lugar do jeito que está”. No entanto, com o GTD, você controla esses circuitos abertos, para focar na sua tarefa atual sempre, sem distrações. Entenda como isso funciona na prática nessa preciosidade entre os livros sobre mercado de trabalho. Conheça também os melhores TEDs sobre produtividade.

#8 De Onde Vêm as Boas Ideias – Steven Johnson

Evolução e inovação começam a partir do que é possível em um dado momento. O possível adjacente. Por exemplo, uma empresa de internet como o Ebay não poderia ter sido criada 50 anos atrás. Afinal, ainda não existiam os computadores e as ferramentas que permitissem que as pessoas estivessem online e pudessem efetivamente comprar. Além disso, o autor ressalta que as ideias que mudam o mundo, geralmente, evoluem ao longo do tempo e não em saltos repentinos. No entanto, esse desenvolvimento lento e gradual também pode ser acelerado por alguns fatores. É o caso das plataformas, redes e espaços compartilhados que ajudam as ideias a se combinarem mais livremente e tornam maior o possível adjacente. Vale a pena ler também o livro Criatividade S/A.

#9 Pense Como um Freak – Stephen J. Dubner

Esse livro foi escrito para ensinar você como resolver problemas de maneira eficiente, dos mais simples aos mais complicados. E o autor alerta: reconhecer que você não tem todas as respostas é o primeiro passo. Ou seja, ninguém sabe tudo e é importante que você encare essa realidade e diga “eu não sei”. Ser honesto permite que você experimente – uma coisa que muitas pessoas, além de cientistas, têm medo de fazer. Experimentar lhe dá feedbacks valiosos e pode também ser divertido. Experimentar permite que você questione o status quo e aprenda lições valiosas. Então, você percebeu a importância dessa obra entre os livros sobre mercado de trabalho?

Mãos à obra

Você curtiu a nossa lista de livros sobre mercado de trabalho? Tratam-se de obras fantásticas que você deve “devorar”, para se destacar na multidão. Leia, entenda e pratique tudo o que aprender.

Nós lhe desejamos muito sucesso! E se você tem outras dicas para enriquecer a nossa lista, compartilhe com a gente!

 

Boa leitura!

 

—–

Esse artigo foi escrito pela equipe de conteúdo do 12min, app de desenvolvimento pessoal. Bons aprendizados!

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: