Um Projeto: Fundação Estudar
alunos da usp em competicao

Estudantes brasileiros vencem competição internacional de tecnologia

Por Rafael Carvalho

Alunos de engenharia da USP fizeram parte de equipe internacional que desenvolveu em menos de 24h um software de compartilhamento musical

Dois estudantes de engenharia da Universidade de São Paulo (USP) foram os vencedores da competição de desenvolvimento de software TechCrunch Disrupt London Hackathon, na categoria inteligência musical.

Os brasileiros Rodrigo Fernandez e Henrique Lopes compunham uma equipe junto com outros sete integrantes de diversos países (China, Espanha, Grécia, Índia, Líbia), e juntos eles desenvolveram e programaram o software premiado, batizado de Musicracy — união das palavras “Music” e “Democracy” —, e que permite que convidados de uma festa possam votar para escolher as músicas que serão tocadas.

Tanto Henrique como Pedro já se encontravam na Europa, pois ambos realizam intercâmbio acadêmico na University of Surrey, no Reino Unido, pelo programa Ciência sem Fronteiras.

Leia também: Iniciação científica é caminho para formar lideranças inovadoras

A competição é organizada anualmente pelo TechCrunch, site norteamericano líder em cobertura de empreendedorismo, startups e tecnologia. Trata-se de uma maratona de programação em que as equipes têm 24 horas para pensar, desenvolver e demonstrar um projeto completo na área de tecnologia.

“A experiência foi incrível! O TechCrunch Disrupt é referência em tecnologia e empreendedorismo, e eu já estava muito contente só de poder participar. Levar um prêmio para casa elevou a experiência a outro nível”, conta Rodrigo, que nos primeiros anos de graduação foi monitor em uma matéria de introdução à programação e fez uma iniciação científica.

O estudante conta também que a equipe pretende ainda explorar o projeto em todo o seu potencial. “Pretendemos levar o projeto adiante, visto que muitas pessoas se sentiram afetadas com o problema que ele pretende resolver e acharam a solução interessante. Vale lembrar que tudo foi feito em menos de 24 horas, portanto, é possível a solução atingir patamares bem mais altos na medida em que o projeto for sendo desenvolvido”. O vídeo do estudante da Poli-USP apresentando o projeto, em inglês, está disponível nesse link.

 

Dica do Na Prática:

Ainda não sabe qual rumo dar para a sua carreira? Não deixe de conhecer bem de perto o mercado de trabalho antes de tomar qualquer decisão, pois um erro nesta etapa pode gerar grandes frustrações, te levando até caminhos que não fazem sentido para você. Mas fique tranquilo, foi pensando neste desafio que a Fundação Estudar criou o Carreira Na Prática, um curso no qual você irá visitar empresas, entender a rotina de trabalho e tirar dúvidas com profissionais para tomar decisões mais embasadas. Inscreva-se até este Domingo, 29/05, com 20% de desconto usando o cupom MINHACARREIRA. Clique aqui para saber mais!

 

 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo