Mulher lendo sozinha ao fundo de uma biblioteca

Antes de começar a pesquisar cursos no exterior, vale ficar de olho nas boas opções que existem de MBA no Brasil. Quem sugere é o CEO da JCS Network, Deni Belotti. “São cursos que vem mantendo a qualidade acima da média”, diz.

A lista que Belotti indica traz MBAs e MBAs executivos ranqueados em listas internacionais de excelência de ensino. Vejas mais informações sobre os cursos:

MBA da FIA Business School

Cidade: São Paulo
Investimento: sob consulta
Mais informações: site da FIA

O MBA da Fundação Instituto de Administração (FIA) pode ser integral ou em períodos e é focado no atendimento de gestores dos principais polos econômicos mundiais. Por ser ministrado em inglês, exige fluência na língua.

A especialização dura um ano, com proposta de imersão num ambiente multicultural de negócios, que aprimore e impulsione os conhecimentos e a carreira internacional do profissional.

As turmas são formadas em grande por estrangeiros. “É uma chance excepcional para que brasileiros realizem um MBA internacional aqui mesmo no Brasil”, diz Belotti.

O módulo internacional é realizado na Vanderbilt University (EUA) e os custos do programa já estão incluídos no preço total do MBA – preço e disponibilidade de datas podem ser obtidos na secretaria da FIA. O MBA executivo da escola entrou no ranking de melhores do mundo no Financial Times.

Leia também: Wharton e outras escolas de negócios oferecem cursos online

Executive MBA da Business School São Paulo

Cidade: São Paulo
Investimento: 60 mil reais
Mais informações: no site da BSP

É um dos mais tradicionais MBAs executivos do Brasil, segundo Belotti. “A Business School São Paulo foca na integração de todas as áreas de negócio para desenvolver habilidades de liderança e gestão de pessoas”, diz. Além do trabalho analítico, o curso reforça a necessidade do domínio de habilidades de comando, segundo ele.

O curso tem sessões teóricas e práticas que mesclam formação acadêmica eexperiência prática em negócios. Um intercâmbio de duas semanas em Boston, na Sawyer Business School, também faz parte do cronograma do curso, que tem duração de 22 meses.No ranking QS Top MBA, a escola de negócios foi eleita a melhor do Brasil e a terceira da América Latina.

MBA do COPPEAD (UFRJ)

Cidade: Rio de Janeiro
Investimento: sob consulta
Mais informações: no site do Coppead

Um MBA de dedicação em tempo integral durante 18 meses. O modelo é híbrido, juntando mundo acadêmico e de negócios. “O ensino é concentrado nas áreas de controle financeiro; marketing e negócios internacionais; sistemas de informação e estratégias, entre outros”, diz Belotti.

Tanto o MBA quanto o EMBA estão no ranking de 100 melhores do Financial Times publicado em 2014. Elaborado para cumprir com padrões exigidos internacionalmente, o Coppead conta com escolas parceiras nos cinco continentes, com envio e recebimento de estudantes para os principais polos econômicos do mundo.

“E não é por acaso. A experiência tem como objetivo a integração no mundo globalizado, assim como a interação multicultural que gera um conhecimento ainda mais amplo da economia mundial”, diz Belotti.

Leia também: Dez cursos rápidos que mudam a vida de um empreendedor

Katz Executive MBA

Cidade: São Paulo
Investimento: 144 mil reais
Mais informações: no site do Katz

Atualmente o único MBA executivo 100% norte-americano no Brasil, o The Katz EMBA foi eleito em 2014 o 6º melhor programa de MBA Executivo entre instituições públicas nos Estados Unidos pelo Financial Times. Conta com professores da University of Pittsburgh, que ministram 100% das aulas em São Paulo, com o mesmo conteúdo dos Estados Unidos.

“A especialização é focada alta gestão, empreendedores e profissionais de alta performance que desejam expandir seus conhecimentos de negócios, habilidades de liderança e networking”, diz Belotti. Intercâmbios e viagens para fóruns internacionais da Katz também estão previstos no curso.

Executive MBA Empresarial da Fundação Dom Cabral

Cidade: Nova Lima (MG)
Investimento: 80 mil reais
Mais informações: no site da Fundação Dom Cabral

“Com intensa carga de estudo e análise, o Executive MBA foca no desenvolvimento da capacidade analítica e crítica dos seus futuros especialistas”, diz Belotti.

São dois formatos: aberto e consórcio. O módulo aberto prioriza a diversidade de empresas, setores e ramos de negócios, com um ou dois participantes por empresa. No módulo de consórcio, são três a dez executivos por empresa, com turmas de, no mínimo, cinco empresas diferentes, com foco na formação de massa crítica, intercâmbio e abordagem de acordo com a realidade das empresas envolvidas.

One MBA, da FGV-Eaesp

Cidade: São Paulo
Investimento: 132 mil reais
Mais informações: no site do One MBA

Na última lista do Financial Times, o One MBA foi classificado como o 38º melhor do mundo. A especialização é desenvolvida pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), pela Universidade de Xiamen (China), pela Egade Business School Tecnológico de Monterrey (México), pela Rotterdam School of Management (Holanda) e pela Kenan-Flagler Business School, da Universidade da Carolina do Norte (Estados Unidos).

“O conceito geral do One MBA é colaborativo. As faculdades integram as melhores práticas e perspectivas de seus respectivos continentes, a fim de conceber uma especialização que dialogue com o mundo globalizado de hoje”, diz Belotti.

Com duração de 21 meses, o One MBA oferece quatro semanas de intercâmbio nos EUA, Europa, Ásia e América Latina, para então receber o certificado homologado pelas cinco faculdades participantes do projeto.

Leia também: ‘A era de ouro da educação de negócios acabou’, diz reitor de Harvard

Global Emerging Markets MBA da Eseune Business School

Cidade: Rio de Janeiro (RJ) (mas é apenas um intercâmbio fora da grade obrigatória)
Investimento: sob consulta
Mais informações: no site da Eseune

No Brasil, há apenas uma etapa do curso, e não é obrigatória na grade. O Global Emerging Markets MBA da Eseune Business School, que tem sede na Espanha, vale a indicação por ser dedicado exclusivamente para quem tem interesse em mergulhar nos mercados emergentes – especialmente o da China.

“O foco da grade é a análise de mercado de Brasil, Rússia, Índia e China por diferentes perspectivas, com o acréscimo de estratégias inovadoras que ajudem na expansão e desenvolvimento nesta fatia do mercado global”, diz Belotti.

Totalmente em inglês, o cursoexige fluência na língua e dura um ano. Há intercâmbios de duas semanas em cidades da China, Índia e Rússia, com opção de escolha pelo Rio de Janeiro, que representa o Brasil.

“A intenção da especialização é reforçar o trabalho em equipes de culturas diferentes, tornando realidade durante o curso o ambiente de trabalho em países globalizados emergentes”, diz Belotti.

Este artigo foi originalmente publicado em EXAME.com 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: