Um Projeto: Fundação Estudar
dúvidas sobre carreira diplomática

Como alguém se torna um diplomata? 5 grandes dúvidas sobre carreira diplomática respondidas!

Por Redação, do Na Prática

Existem uma série de tabus que rodeiam a carreira diplomática. Afinal, diplomatas só podem trabalhar no exterior? E como ingressar na carreira? Essas e outras dúvidas sobre o tema respondidas pelo Na Prática!

O Na Prática lançou, em parceria com o Clipping CACD, comunidade de estudos para concurso público para diplomacia, um e-book explicando tudo sobre a carreira diplomática, que explica como se preparar para o concorrido processo seletivo, quais são as principais atribuições e quais os principais desafios a carreira diplomática. Além disso, conta com diversos depoimentos de quem segue a trajetória!

De fato, esta é uma profissão que ainda envolve muitos mistérios e tabus. Diplomatas só trabalham no exterior? Quem tem tatuagem pode ser diplomata? E como alguém pode se tornar um diplomata?

No vídeo abaixo, respondemos a estas e outras dúvidas sobre carreira diplomática! Confira:

Leia também: 10 empresas que oferecem carreira internacional para brasileiros

#1 Como alguém se torna um diplomata?

No Brasil, o acesso se dá a partir do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), que acontece todos os anos desde 1946.

#2 O que faz um diplomata?

De forma resumida, um diplomata é um agente encarregado de implementar diretrizes da política externa de um país, por meio de três funções principais:

  • Representar o Estado junto à comunidade internacional
  • Negociar tratados e acordos de interesse do governo
  • Informar governo do seu país sobre assuntos relevantes que estejam ocorrendo no exterior

Leia também: Quais são as possibilidades de atuação na carreira diplomática?

#3 Quanto ganha um diplomata?

Para os que atuam no Brasil, o salário começa em torno de 17 mil reais. Já para os diplomatas que trabalham no exterior, o pagamento também inclui valores de auxílio moradia e alimentação, por exemplo, o que faz com que o valor total do salário mude de acordo com o custo de vida do país.

#4 Um diplomata pode ter tatuagem?

Pode sim, nunca houve proibição quanto a tatuagens.

#5 Qual é a graduação para ser diplomata?

Para ser diplomata é preciso ser ter ensino superior completo, mas não é preciso ser formado, necessariamente, em Relações Internacionais – qualquer curso de graduação é aceito.

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo