Um Projeto: Fundação Estudar
Fabio Rowinski, diretor de produtos e inteligência de mercado da Rede Globo

Os conselhos profissionais do diretor de produtos e inteligência de mercado da Globo

Por Redação, do Na Prática

Fabio Rowinski utiliza dados, pesquisas e inovação para criar soluções de publicidade e estratégias comerciais. “O jovem não precisa ser jovem de conhecimento”, afirma

Em 1999, Fabio Rowinski se formou em Administração na Fundação Getulio Vargas, em São Paulo, onde também fez uma pós, e ingressou no mundo dos negócios. Não era o caminho que ele tinha previsto na juventude – apaixonado pelo mar, pensava em estudar Engenharia de Pesca e Biologia –, mas logo se encontrou no meio daquele universo.

Em 2006, começou a trabalhar como gerente de mídia de uma agência de marketing digital, um mercado novo para ele.  “Houve momentos difíceis porque eu não tinha o know how do processo todo, mas engatei a primeira e fui até a quinta marcha”, fala.

Abaixo, Fabio Rowinski fala sobre sua maior lição, como vê o jovem de hoje e seus pontos fortes e fracos:

A quinta marcha, no caso, foi presidir por três anos outra agência do mesmo grupo, a iProspect Brazil. Apesar de gostar do trabalho, Fabio se viu sem equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Com isso em mente, aceitou em 2016 um convite da Rede Globo para dirigir a área de operações comerciais, digitais e inteligência de mercado. Um ano depois, passou a ocupar seu cargo atual: diretor de produtos e inteligência de mercado.

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O que busca um diretor de produtos e inteligência de mercado

No dia a dia, utiliza dados, pesquisas e ferramentas de inovação para criar novas soluções de publicidade e elaborar estratégias comerciais em uma das maiores empresas do país.

Fabio explica que, para não perder espaço no mercado devido ao crescimento de outras plataformas, especialmente digitais, a Globo traçou um plano de inovação que envolve integrar seu conteúdo em digital, televisão “e o que mais for necessário.”

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Com a expertise que trouxe das agências em que trabalhou, ele hoje lidera duas equipes na Globo.

Os profissionais que têm fit cultural para trabalhar em sua área, explica, conhecem as plataformas e dominam diferentes conhecimentos técnicos, como o funcionamento de um Ad Server ou do Google Analytics, e sabem integrar essas ferramentas na busca pelo melhor resultado.

Para o jovem interessado nesse mercado, ele diz que é essencial já conhecer algumas coisas desse universo. “Ele não precisa ser jovem de conhecimento”, afirma.

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Apesar das responsabilidades envolvidas em tocar uma área importante em uma das maiores empresas do país, Fabio encontrou o equilíbrio que gostaria e hoje divide seu tempo entre trabalho, aventura (principalmente marinhas) e projetos sociais.

“Temos tempo de sobra. O que precisamos é colocar mais dias nas nossas horas”, garante, que anota todas as manhãs as tarefas que precisa fazer ao longo do dia. O que não consegue concluir a tempo entra na lista do dia seguinte.

Para Fabio, aprender a gerir bem seu tempo cedo também tem consequências benéficas para quem está começando a carreira. “Não perca tempo, porque o tempo voa”, finaliza.

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