Um Projeto: Fundação Estudar
Desafio Valeo de Inovação

Concurso de inovação automobilística oferece 200 mil euros em prêmios

Por Redação, do Na Prática

Projetos selecionados pelo Valeo Innovation Challenge receberão mentoria e aceleração, além de participarem da final em Paris com todas as despesas pagas.

A multinacional francesa Valeo abriu inscrições para a quinta edição do Valeo Innovation Challenge (Desafio Valeo de Inovação) – uma competição que convida estudantes a criar soluções inovadoras para o mercado automobilístico. As inscrições de projetos devem ser enviadas pelo site da competição até o dia 30 de março.

Os estudantes interessados devem criar uma conta na plataforma e formar times de duas a cinco pessoas. Em seguida, devem apresentar o seu projeto através de um vídeo-pitch de até 3 minutos, acompanhado de 5 slides apresentando: 1) o time; 2) o problema identificado; 3) as soluções existentes; 4) a solução proposta e 5) o público-alvo e modelo de negócios.

O objetivo da competição é premiar projetos inovadores – sejam inovações tecnológicas ou novas formas de usar carros. Os participantes devem propor novas soluções em uma das três áreas que estão revolucionando a indústria automotiva:

  • Veículos elétricos
  • Veículos autônomos
  • Mobibilidade Digital

Só é possível enviar um projeto por time e tanto a documentação quanto o vídeo devem ser enviados em inglês.

 

Os prêmios do Desafio Valeo de Inovação 

Os nove projetos selecionados participarão de um programa de aceleração com duração de oito semanas. Durante este período, terão o apoio da Valeo e de especialistas – como cientistas, designers, sociólogos e arquitetos.

No dia 12 de outubro, todos os times finalistas terão cinco minutos para apresentar seu projeto na final global, realizada em Paris.

Todos os 9 times selecionados terão todas as despesas pagas para participar da final global. Na ocasião, os jurados selecionarão os três times vencedores e o prêmio de 200 mil euros será dividido entre eles de acordo com critérios definidos pelo júri.

Os projetos também serão apresentados a potenciais investidores e a grandes aceleradoras de startups.

Em contrapartida, a Valeo assumirá 5% das ações das startups que se formarem.

Leia também: Desafio da L’Óreal levará brasileiros para Paris (com prêmios de 30 mil euros!)

Quem pode participar

A competição é voltada exclusivamente para estudantes – de graduação ou pós-graduação – que tenham Ensino Médio completo. Os times podem ser formados por estudantes de diferentes universidades, cidades e disciplinas. Inclusive, 309 times estão com vagas abertas para quem quiser entrar como membro – é possível conferir os projetos já inscritos aqui.

Os times também podem contar com um professor-orientador (opcional) e todos os membros do time devem possuir um passaporte válido e disponibilidade para viajar ao exterior em outubro de 2018.

Sobre a Valeo

VALEO Sistemas Automotivos é uma multinacional francesa fundada em 1923, que atua como fornecedor e parceiro automotivo para fabricantes de automóveis em todo o mundo. Como uma empresa de tecnologia, cria soluções inovadoras para a mobilidade inteligente, com foco particular na condução intuitiva e na redução das emissões de CO₂.

 

Dica do Na Prática:

Conhecer de perto as etapas de um processo seletivo e entender como acontece cada uma delas aumenta as suas chances de contratação. Se você ainda não se sente 100% confiante, não se preocupe, a Fundação Estudar reuniu as maiores referências no assunto em um curso online para te ajudar neste desafio. Inscreva-se agora pagando somente R$ 39 com o cupom PROCSEL_20 clicando aqui.

 

 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo