Pessoas em volta de um desenho da Terra

Impacto social, por definição, é aquilo que impacta a sociedade. É uma gama ampla de possibilidades e saber mais sobre ela é essencial para quem quer fazer a diferença, seja ao empreender, intraempreender (quando se inova dentro da organização em que se trabalha) ou mesmo ao se tornar um cidadão mais consciente.

Baixe o ebook: 14 brasileiros que estão colocando o país no mapa do empreendedorismo social

Ao contrário do que muita gente pensa, não é só nos negócios sociais, no governo ou no terceiro setor que é possível trabalhar com impacto social – embora essas sejam as possibilidades mais conhecidas. Com a crescente preocupação do mundo sobre as consequências da atividade comercial, e uma demanda cada vez maior dos consumidores por marcas mais conscientes, as empresas começam a ter em seus quadros também equipes focadas nesse tema. E as que não têm podem muito bem estar abertas a apoiar quem levar essa ideia.

Pensando nessas oportunidades, o Na Prática selecionou 6 cursos online gratuitos para quem quer construir uma carreira envolvendo impacto social. Eles abordam desde o autoconhecimento até ferramentas e conceitos gerais e específicos, em áreas como sustentabilidade, cidadania digital e gênero. Confira abaixo:

1. Autoconhecimento Na Prática

Oferecido pela Fundação Estudar, o curso busca despertar reflexões profundas nos participantes sobre motivações e propósito, ajudando a ter mais clareza sobre qual a atuação profissional que deseja ter. É fundamental para quem quer trabalhar com impacto social, já que ajuda a entender as causas com as quais se tem mais conexão.

Instituição: Fundação Estudar
Tem legendas? É em português
Data: é possível começar em qualquer data

2. Estratégia de Impacto Social: Ferramentas para Empreendedores e Inovadores

Uma introdução às estratégias de impacto e ao empreendedorismo social organizada pela University of Pennsylvania, que integra a Ivy League americana. Estudantes aprender a inovar, criar novas ideias e como implementá-las no mundo real em quatro estágios: definir, desenhar, pilotar a escalar.

Ao completar o curso, o aluno se torna elegível para aplicar para o Global Social Impact House, um programa presencial de uma semana com workshops de negócios, design thinking e liderança.

Instituição: University of Pennsylvania
Tem legendas? Em inglês
Data: 10/7 (é possível começar depois)

3. Como Mudar o Mundo

Também oferecido pela University of Pennsylvania, este curso foca nos problemas compartilhados quanto se trata de pobreza, meio ambiente, tecnologia, saúde, gênero, educação e ativismo para ensinar como introduzir mudanças positivas.

Instituição: University of Pennsylvania
Tem legendas? Em inglês
Data: 17/7 (é possível começar depois)

4. Entendendo as Notícias: Lições de Alfabetização Noticiosa para Cidadãos Digitais

Na era da internet e das fake news, está cada vez mais clara a importância de analisar criticamente suas fontes de notícias e encontrar aquelas que realmente têm credibilidade.

Ao longo de seis semanas, os estudantes aprenderão a desenvolver habilidades de raciocínio crítico, identificar informações verdadeiras e como se tornarem mais bem informados em relação ao mundo e, consequentemente, cidadãos melhores.

Instituição: The University of Hong Kong
Tem legendas? Em inglês, espanhol, polonês e chinês
Data: 24/7

5. Saúde e Direitos Humanos Internacionais da Mulher

Oferecido pela famosa Stanford University, que fica no Vale do Silício, o curso foca em temas relacionados à situação da mulher do nascimento à velhice e apresenta intervenções positivas feitas pelo mundo.

Instituição: Stanford University
Tem legendas? Em inglês
Data: 10/7

6. Empreendedorismo em Energia Renovável e Prédios Verdes

Curso para quem se interessa por empreendedorismo e quer criar impactos ambientais e de saúde positivos nos setores de energia, finanças, imóveis, design, engenharia e meio ambiente.

O curso da Duke University traz ferramentas, tendências, dicas, cases e passo a passo para quem quer empreender sem perder benefícios ambientais de vista.

Instituição: Duke University
Tem legendas? Em inglês
Data: 24/7

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: