Os tempos são difíceis, mas há muitas iniciativas sendo promovidas para amenizar os efeitos da crise derivada do novo coronavírus (COVID-19). Aqui, trazemos algumas delas originadas na rede da Fundação Estudar – entre os Líderes Estudar, membros da rede do programa preparatório para estudos no exterior Prep e voluntários.

Em diversos campos, a comunidade busca impactar positivamente o contexto. Confira suas iniciativas de enfrentamento da crise.

Líderes Estudar

#1 Plano de saúde sem custo para PMEs por 30 dias

Pelos Líderes Estudar João Henriqe Vogel, Deborah Alves e Matheus Silva, da Cuidas

Durante 30 dias, a startup Cuidas oferecerá seus serviços – que incluem linhas de cuidado contínuo e telemedicina – sem custos para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) de São Paulo.

Novas empresas podem ser cadastradas pelo site da Cuidas.

#2 Plataforma gratuita para pesquisadores que fazem estudos in vitro do coronavírus

Pelo Líder Estudar Gabriel Liguori, do TissueLabs

As atuais plataformas disponíveis para investigação in vitro do coronavírus no epitélio pulmonar não são representativas do tecido encontrado no órgão humano. Nesse contexto, pesquisadores lançaram uma plataforma tridimensional que contém matriz extracelular, o que faz com que as células epiteliais fiquem expostas a uma “interface ar-líquido”, exatamente como ocorre no pulmão dos pacientes.
A plataforma será distribuída gratuitamente para pesquisadores desenvolvendo estudos sobre o novo coronavírus. Para solicitar, preencha o formulário de requerimento no site do TIssueLabs.

#3 Documento com medidas para combater a crise enviado ao presidente

Pelos Líderes Estudar Felipe Rigoni e Tábata Amaral, deputados federais na Câmara dos Deputados

Deputados federais enviaram à presidência um documento à presidência contendo um conjunto de medidas para combater a crise decorrente do coronavírus. Entre as sugestões: redução de restrições para a produção de álcool em gel durante a crise e a criação de uma linha de crédito subsidiada para microempreendedores individuais e microempresas com faturamento anual de até 360 mil reais.

#4 Projeto de Lei para desburocratizar a produção de álcool em gel

Pela Líder Estudar Marcela Trópia, coordenadora política na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

A partir de insumos da coordenadora e da comunidade de líderes, o Projeto de Lei (PL) 747/2020 foi protocolado pela deputada Adriana Ventura.

#5 Plataforma digital para ajudar pessoas no grupo de risco

Pelo Líder Estudar Luiz Valmont

Vizinho do Bem é uma plataforma criada emergencialmente para conectar (gratuitamente) pessoas que estejam dispostas a ajudar outras em situação de maior risco de exposição ao COVID-19. Por exemplo, fazendo compras de supermercado, farmácia ou restaurantes para vizinhos idosos.

#6 Estrutura para EAD gratuita

Pelo Líder Estudar Miguel Andorffy, da MeSalva

A MeSalva está doando 50 mil acessos para que escolas e professores usem a estrutura EAD gratuitamente com seus alunos de ensino médio.

#7 Empresas educacionais disponibilizam soluções gratuitamente

Pela Líder Estudar Cláudia Massei

Empresas educacionais de soluções digitais (como Eduqo, Agenda Edu, Árvore Educação e Stoodi) estão disponibilizando suas soluções gratuitamente durante o período do coronavírus pela plataforma Movimento Pela Educação Digital.

#8 PABX virtual para teletrabalho

Pelo Líder Estudar Paulo Mannheimer, da Instant Solutions

A fim da ajudar qualquer empresa a viabilizar o teletrabalho (home office ou trabalho remoto), a Instant Solutions disponibilizou um PABX virtual sem custo.

Acesse aqui.

#9 Compromisso de CEOs para implementar ações de proteção

Pelo Líder Estudar Gabriel Benarrós, da Ingresse

CEOs de organizações podem assinar um pledge se comprometendo a implementar ações de proteção e segurança de suas equipes, como manter home office e ajudar na conscientização.

O pledge pode ser acessado e assinado por aqui.

#10 Hotsite com orientações a empresas sobre o vírus

Pelos Líderes Estudar João Henriqe Vogel, Deborah Alves e Matheus Silva, da Cuidas

Os médicos e enfermeiros da Cuidas elaboraram um portal com informações atualizadas sobre como se prevenir e combater a propagação do vírus no país.

Acesse o hotsite.

#11 Direcionamento da renda da venda de livro para alimentação em áreas carentes

Pelo Líder Estudar Felipe Matos

Toda a renda captada com a venda do livro “10 Mil Startups”, escrito por Felipe Matos, será revertida para a Ação da Cidadania, que fornece alimentação em áreas carentes de todo o país.

Compre o livro pelo site.

#12 Simulador de demanda de leitos e ventiladores para os municípios

Pelos Líderes Estudar João Moraes Abreu, da Impulso, e Ana Paula Pellegrino

O SimulaCovid é um simulador da demanda por leitos e ventiladores em municípios que tem objetivo de oferecer informações sobre o tempo de estoque desses equipamentos e cenários de ação para gestores municipais, atendendo diretamente a demanda dos prefeitos para a organização Impulso. Trata-se da única ferramenta que permite que as cidades simulem diferentes cenários de isolamento social e entendam o impacto na infraestrutura hospitalar do próprio município. A ferramenta está na plataforma CoronaCidades e pode ser usada em conjunto com o Checklist e o canal de apoio de demandas municipais relacionadas à Covid-19.
Confira o SimulaCovid.

#13 Mapeamento de startups brasileiras com soluções gratuitas

Pelo Líder Estudar Felipe Matos, da 10.KDigital

A 10K.Digital realiza um monitoramento colaborativo de ofertas e soluções gratuitas para o enfrentando da crise.

Novas startups podem ser incluídas através de formulário na página.

#14 Campanha para arrecadação de fundos para hospital

Pelo Líder Estudar Ralf Toenjes, da Renovatio

A ONG Renovatio, em parceria com a ONG Expedicionários da Saúde e a HC-Unicamp, está lançando uma iniciativa para arrecadar fundos para um hospital de campanha. 

Acesse a campanha no site da Renovatio.

#15 Projeto de transparência da informação

Pelos Líderes Estudar Felipe Rigoni e Tábata Amaral, deputados federais na Câmara dos Deputados

Para enfrentar a falta de informações sobre a pandemia, os deputados federais Tabata Amaral e Felipe Rigoni apresentaram um projeto que define parâmetros mínimos de transparência da informação, importante ferramenta para que os gestores públicos tomem decisões mais apropriadas, conhecendo de maneira mais ampla o problema e a capacidade do Estado em oferecer soluções.

#16 Cobrança de rapidez na abertura de novos leitos

Pelo Líder Estudar Renan Ferreirinha, deputado estadual no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o deputado estadual Renan Ferreirinha enviou um ofício ao governador do Estado cobrando mais rapidez na abertura de novos leitos e reativação dos leitos que se encontram fechados no SUS. 

#17 Captação de doações pelo WhatsApp

Pela Líder Estudar Ana Paula Martinez, sócia do escritório de advocacia Levy & Salomão

O Movimento chamado Zap do Bem foi criado para captar doações nesse e ajudar moradores de comunidades vulneráveis, sem intermediários, por meio de uma conta digital no celular. A ação foi desenvolvida com recursos privados doados por empreendedores e investidores com cunho apartidário.

#18 Cursos gratuitos sobre temas em alta

Pela Líder Estudar Paula Morais, da Intera

A consultoria de construção de times de alta performance para o Mercado Digital Intera está oferecendo dois cursos online: Imersão em Tecnologia e de Introdução ao Marketing de Performance.

#19 Plataforma de doação direta

Pelo Líder Estudar João Abreu

A plataforma Doe Direto permite doações em dinheiro para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica instantaneamente e sem intermédios. Acesse.

 

Prep Estudar

#1 Canal de arrecadação para pessoas em situação de vulnerabilidade

Pela Prep Eduarda Penteado

O projeto “Quem Tem Fome Tem Pressa” é um canal de arrecadação que busca alimentar os projetos de distribuição de quentinhas e cestas básicas para moradores de rua e de comunidades carentes no Rio. Apadrinhe uma família, ou saiba mais sobre a iniciativa.

#2 Avaliação de ansiedade e estresse nos profissionais de saúde

Pela Prep Clara Gitahy Falcão Faria

Pesquisadores do Laboratório de Pânico e Respiração da UFRJ lançam projeto de avaliação de níveis de ansiedade e estresse nos profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente contra o covid-19. Atualmente, está em case de aprovação pelo CONEP – Comitê Nacional de Ética em Pesquisa. Saiba mais.

#3 Venda de artigos de futebol para ajudar na causa

Pela Prep Manuella de Carvalho Rodrigues

A iniciativa Football for a Cause faz parcerias com times, recolhe os materiais que foram utilizados nas partidas oficiais, de alto valor agregado para os fãs, vende e doa o lucro para ONGs que agem no combate às consequências do coronavírus.

#4 Aplicação para determinar temperatura corporal rapidamente

Pelo Prep Marcos Schartz

Aplicação Fevver atua em tempo real para dedução de temperatura corporal através de imagem. Começou a ser usada no Einstein no meio de abril para identificar de maneira rápida e escalável pacientes e funcionários com febre.

#5 Protótipo de instrumento que reduz trabalho da enfermagem

Pelo Prep Luiz Serravalle

Luiz Serravalle criou um protótipo para automatizar a operação da bolsa auto-inflável, instrumento utilizado na ventilação pulmonar de pacientes, reduzindo assim a carga de trabalho do profissional de enfermagem.

#6 Criação de dispositivo para ventilação pulmonar de emergência

Pelo Prep Luiz Fernando da Silva Borges

Projeto de ventilador pulmonar microcontrolado da Leventronic, empresa fundada para atender a demanda por tais dispositivos. O design da Leventronic foi guiado pelos princípios de segurança, confiabilidade e escalabilidade, possibilitando a construção de tais aparelhos em larga escala, em um curto período de tempo.

#7 Desenvolvimento de plataforma de atendimento psicológico

Pelo Prep Danilo Gomes de Miranda Alencar

Desenvolvimento de plataforma online gratuita ao usuário, com baixo custo de implementação, para atender demandas em saúde mental através de atendimentos psicológicos e orientações gerais. Desenvolvido pelas empresas juniores CJR, Mederi Jr. e Metal Jr., sendo três cidades de três regiões distintas do país como ambientes-pilotos para implementação.

#8 Arrecadação por meio da compra de obras de arte

Pela Prep Talia Calazans

Projeto Arte do Bem, criado para arrecadar doações durante o período de covid-19 para o Banco de Alimentos do RS através da compra de obras de artistas locais.

 

Voluntários da Fundação Estudar

#1 Arrecadação de alimentos

Pelo mentor e facilitador Katiano Alves

Mobilizando pessoas por meio das redes sociais, Katiano e sua rede arrecadaram mais de 500 refeições para moradores de rua e mais de 200 cestas básicas para famílias que mais precisavam.

#2 Refeições para pessoas em situação de rua

Pelo facilitador Tarso Oliveira (vencedor do Prêmio Projetos de Impacto da Fundação Estudar)

Fundador do projeto social Troca, Tarso criou o projeto Cozinhando Bem prepara, com a ajuda de parceiros e voluntários, refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia.

#3 Financiamento coletivo para profissionais prejudicados

Pelo facilitador Pedro Chaves

Preocupado com as pessoas cuja fonte de renda depende do ambiente de convívio social durante o isolamento, Pedro criou uma campanha online de financiamento coletivo e arrecadação de fundos para apoiá-las.

#4 Manutenção de equipamentos de proteção e distribuição de cestas básicas

Pelo mentor e facilitador Luiz Eduardo Dias

A partir de uma reunião entre voluntários da Estudar, Luiz e a equipe fundaram o movimento União Amazonas, que atua na captação de recursos para manutenção de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e distribuição de cestas básicas durante a pandemia.

#5 Reconhecimento para profissionais da educação

Pelo facilitador Douglas Giglioti

Por meio do movimento Empatia Por Quem Educa, Douglas estimula que pessoas enviem mensagens de carinho em reconhecimento ao trabalho de profissionais da educação durante a pandemia.

#6 Consultoria para pequenas empresas

Pela voluntária Driele Piva

A voluntária Driele Piva toca projeto que fornece consultoria às microempresas quanto ao que pode ser feito nas atividades essenciais do negócio, como exemplo, marketing e finanças.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: