Pedir um aumento e falar sobre carreira

Pedir um aumento é uma conversa que muitos profissionais evitam por receio de que seja inapropriado levantar essa questão ou medo de que ela vá prejudicar a relação com seu chefe. Na realidade, não há nada de errado em pedir um salário maior, que reflita adequadamente seu trabalho e resultados.

No entanto, existem abordagens que aumentam as chances de você conseguir o aumento ou, no mínimo, ter uma conversa muito esclarecedora sobre sua carreira dentro da empresa – e seus próximos passos. Mesmo que seu superior saiba o trabalho que você faz, construir seu caso com argumentos, dados e apresentá-lo com segurança são pontos-chave.

Confira essas e outras dicas para pedir um aumento da melhor forma (e um exemplo!) no vídeo do Na Prática:

 

#1 Escolha um timing adequado

Decidido a pedir um aumento, é importante entender se o momento escolhido é pertinente – tanto em relação a suas ações, quanto para a empresa. Assim, você evita uma solicitação impulsiva sem fundamentação e garante mais chances de obter o resultado que quer a partir da conversa.

Considere pensar nas seguintes perguntas para avaliar o timing antes de pedir o aumento:

  • Você recebeu um feedback positivo recentemente?
  • Você obteve alguma entrega sólida ou aumento nas suas responsabilidades?
  • A companhia está em um período financeiramente seguro?
  • Como está seu salário em relação à média da sua função?

Essa avaliação requer sinceridade com você mesmo: você sente que, realmente, merece maior pagamento? Se a resposta for não, pense em como pode entregar melhores resultados nos próximos meses. E só então pedir o aumento.

Outra dica sobre o timing é descobrir quando o planejamento orçamentário da instituição é feito e se planejar levando isso em conta.

#2 Prepare-se

Pedir um aumento não deve ser uma conversa improvisada; para ser efetiva, exige preparação. Não importa quão bom profissional você é e como é sua relação com seu superior, ele sempre vai esperar que você traga evidências para apoiar o maior pagamento e, provavelmente, não vai responder favoravelmente se parecer que você não se preparou.

Aqui, o ideal é apontar argumentos para mostrar que você merece o aumento e não que precisa – ou seja: não fale sobre novas necessidades financeiras em sua vida pessoal, por exemplo. Olhe para sua experiência e traga exemplos de quando você se excedeu em sua função e trouxe valor real para a companhia. Utilize dados específicos, se possível.

Não precisa deixar seu chefe decidir o valor do aumento. Durante sua preparação, você pode calcular o quanto quer e mencionar o valor na conversa. O importante é fazer sua proposta com segurança e explicar exatamente como chegou à quantia.

Baixe um guia e saiba como pedir (e usar!) feedback!

#3 Tenha uma conversa clara

  • A melhor forma de pedir um aumento é abordar o tópico com delicada e clareza. Um jeito fácil é dizer algo como: “Como estou trabalhando e crescendo com a empresa, gostaria de discutir meu salário” ou “Queria discutir meu salário, agora é um bom momento?”
  • Seja específico quanto ao aumento que calculou quando se preparava – e seu cálculo!
  • A maneira como você se porta para se comunicar é tão importante quanto sua preparação nessa conversa. Utilize tom de voz e gestos que mostrem confiança, delicadeza e entusiasmo pelo trabalho.
  • Ilustre com fatos sempre que mencionar oportunidades, resultados e experiências no geral.
  • Expresse gratidão pelo que lhe é proporcionado atualmente.

#4 Pense nos próximos passos

Ao final da reunião, se você conseguiu o aumento, pergunte sobre as novas responsabilidades que virão com a mudança e quais serão os próximos requisitos para avançar em seu cargo na empresa.

Se a resposta ao seu pedido foi negativa, aproveite a oportunidade para perguntar o que seria necessário para obter um aumento no futuro. Seu chefe deve ser capaz de explicar o que você precisa fazer para ganhar mais. A partir do feedback dele, planeje seu desenvolvimento e ações. 

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: