Um Projeto: Fundação Estudar
Pedir um aumento e falar sobre carreira

Como pedir um aumento de salário (e falar sobre carreira com seu chefe)

Por Redação, do Na Prática

Não tem nada de errado em pedir um salário que reflita melhor seu trabalho e resultados – contanto que você faça isso de maneira adequada. Confira 4 dicas importantes para conseguir um aumento – ou, no mínimo, receber feedback valioso.

Pedir um aumento é uma conversa que muitos profissionais evitam por receio de que seja inapropriado levantar essa questão ou medo de que ela vá prejudicar a relação com seu chefe. Na realidade, não há nada de errado em pedir um salário maior, que reflita adequadamente seu trabalho e resultados.

No entanto, existem abordagens que aumentam as chances de você conseguir o aumento ou, no mínimo, ter uma conversa muito esclarecedora sobre sua carreira dentro da empresa – e seus próximos passos. Mesmo que seu superior saiba o trabalho que você faz, construir seu caso com argumentos, dados e apresentá-lo com segurança são pontos-chave.

Confira essas e outras dicas para pedir um aumento da melhor forma (e um exemplo!) no vídeo do Na Prática:

 

#1 Escolha um timing adequado

Decidido a pedir um aumento, é importante entender se o momento escolhido é pertinente – tanto em relação a suas ações, quanto para a empresa. Assim, você evita uma solicitação impulsiva sem fundamentação e garante mais chances de obter o resultado que quer a partir da conversa.


Considere pensar nas seguintes perguntas para avaliar o timing antes de pedir o aumento:

  • Você recebeu um feedback positivo recentemente?
  • Você obteve alguma entrega sólida ou aumento nas suas responsabilidades?
  • A companhia está em um período financeiramente seguro?
  • Como está seu salário em relação à média da sua função?

Essa avaliação requer sinceridade com você mesmo: você sente que, realmente, merece maior pagamento? Se a resposta for não, pense em como pode entregar melhores resultados nos próximos meses. E só então pedir o aumento.

Outra dica sobre o timing é descobrir quando o planejamento orçamentário da instituição é feito e se planejar levando isso em conta.

#2 Prepare-se

Pedir um aumento não deve ser uma conversa improvisada; para ser efetiva, exige preparação. Não importa quão bom profissional você é e como é sua relação com seu superior, ele sempre vai esperar que você traga evidências para apoiar o maior pagamento e, provavelmente, não vai responder favoravelmente se parecer que você não se preparou.

Aqui, o ideal é apontar argumentos para mostrar que você merece o aumento e não que precisa – ou seja: não fale sobre novas necessidades financeiras em sua vida pessoal, por exemplo. Olhe para sua experiência e traga exemplos de quando você se excedeu em sua função e trouxe valor real para a companhia. Utilize dados específicos, se possível.

Não precisa deixar seu chefe decidir o valor do aumento. Durante sua preparação, você pode calcular o quanto quer e mencionar o valor na conversa. O importante é fazer sua proposta com segurança e explicar exatamente como chegou à quantia.

Baixe um guia e saiba como pedir (e usar!) feedback!

#3 Tenha uma conversa clara

  • A melhor forma de pedir um aumento é abordar o tópico com delicada e clareza. Um jeito fácil é dizer algo como: “Como estou trabalhando e crescendo com a empresa, gostaria de discutir meu salário” ou “Queria discutir meu salário, agora é um bom momento?”
  • Seja específico quanto ao aumento que calculou quando se preparava – e seu cálculo!
  • A maneira como você se porta para se comunicar é tão importante quanto sua preparação nessa conversa. Utilize tom de voz e gestos que mostrem confiança, delicadeza e entusiasmo pelo trabalho.
  • Ilustre com fatos sempre que mencionar oportunidades, resultados e experiências no geral.
  • Expresse gratidão pelo que lhe é proporcionado atualmente.

#4 Pense nos próximos passos

Ao final da reunião, se você conseguiu o aumento, pergunte sobre as novas responsabilidades que virão com a mudança e quais serão os próximos requisitos para avançar em seu cargo na empresa.

Se a resposta ao seu pedido foi negativa, aproveite a oportunidade para perguntar o que seria necessário para obter um aumento no futuro. Seu chefe deve ser capaz de explicar o que você precisa fazer para ganhar mais. A partir do feedback dele, planeje seu desenvolvimento e ações. 

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo