Coach Fabio Di Giacomo

Se a insatisfação é sua colega de trabalho há tempos, a reinvenção profissional pode aparecer como alternativa tentadora. Anseios e planos de mudança de carreira ou de profissão são tema frequente entre as pessoas que procuram o coach Fábio Di Giacomo.

Ele, que traz na sua própria bagagem de carreira mudanças profissionais radicais, tem ajudado os participantes do reality show “Sonho Meu” (quadro de programa comandado por Sandra Annemberg na Globo) nesta transição.

“Mais do que mudanças de carreira, a mudanças de profissão são as mais desafiadoras e, por isso, arriscadas”, diz o coach.

A afirmação vem acompanhada por conhecimento de causa. Formado em matemática, química e engenharia mecânica, Di Giacomo trabalhou por 20 anos em indústrias e empresas do mundo corporativo, antes de se tornar coach.

Conheça carreiras que combinam com você com nosso Teste Vocacional 

Ao longo destas duas décadas, ocupou cargos nas áreas de produção, manutenção, laboratório, controle de qualidade e recursos humanos. Após passar por um processo de coaching, disse que finalmente “se conheceu”, um dos passos mais importantes do movimento da mudança profissional que o levou ao posto de master coach, no comando da UM%.

Inscreva-se nas Conferências Na Prática e conecte-se com recrutadores!

De acordo com ele, até a decisão definitiva de mudar, algumas etapas são obrigatórias:

1. O resgate do sonho

“Muitas vezes são sonhos profissionais guardados por 15, 20 anos”, diz Di Giacomo. De acordo com o coach, o sinal de que é hora de mudar é sensorial. “É sentir que é o momento, acreditar na mudança e no sonho. Perceber que vale a pena”, diz o coach.

Leia também: Conheça o Liderança Na Prática 32h, programa de formação de lideranças do Na Prática

2. O autoconhecimento

Por que o autoconhecimento é tão importante? “Permite que a pessoa descubra no que ela é boa, qual a sua paixão, seus valores e suas inspirações”, diz. E não é um evento, é um processo, uma companhia diária, uma reflexão constante.

Nunca pule esta etapa, indica o coach. “O maior risco da mudança de profissão é fazê-la sem se conhecer”, diz. Quanto mais a pessoa se conhece, a tendência é que o seu grau de certeza aumente. “Para que a pessoa consiga realizar o sonho, precisa se sentir capaz”, diz Di Giacomo.

Leia também: Conheça o Autoconhecimento Na Prática, programa de autodescoberta e desenvolvimento do Na Prática

3. Experimento

Vivenciar a profissão desejada é se aproximar do sonho, dar contornos reais ao sentimento motivador da mudança. E esse é o passo final do caminho até a certeza de mudar, segundo o coach. A nova experiência tem o potencial para impulsionar a decisão de colocar a mudança em prática. E esta nova etapa, a da execução, começa em seguida.

Leia também: Conheça o Carreira Na Prática, programa de preparação de carreira e decisão profissional do Na Prática

QUER TRABALHAR COM EMPREENDEDORISMO E TECNOLOGIA OU NA ÁREA JURÍDICA?
Inscreva-se em nossas Conferências de Carreiras gratuita até 3/9!

Os eventos – Conferência Na Prática Empreendedorismo e Tecnologia e Conferência Na Prática Jurídica – acontecem nos últimos dias de outubro, em São Paulo, e reúnem jovens profissionais, empresas, startups e outras organizações em busca de novos talentos.

A Conferência Na Prática Empreendedorismo e Tecnologia (30/10) terá fintechs, law techs, social techs, startups de educação e de mobilidade, além de empresas de tecnologia de grande porte – todas disponíveis para conversas.

Já a Conferência Na Prática Jurídica (31/10) reunirá grandes escritórios e organizações de vários setores da carreira jurídica. Saiba tudo sobre mercado de capitais, M&A, reestruturação, insolvência, concorrencial, contencioso, tributário e jurídico de empresas e converse pessoalmente com as melhores empresas do ramo!

As vagas são limitadas e as inscrições encerram em 3/9. Garanta sua inscrição agora mesmo!

Este artigo foi originalmente publicado em EXAME.com

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: