Um Projeto: Fundação Estudar
atleta fazendo salto sobre vara

Na busca contínua pela superação, atletas podem te ensinar muitas lições sobre carreira

Por Rafael Carvalho

Em tempos de Olimpíadas, em que todos os holofotes recaem sobre os atletas nacionais, vale lembrar o quanto o esporte pode ensinar lições de carreira sobre superação de desafios, preparação e persistência

Você já parou para pensar como a vida dos atletas e empreendedores têm semelhanças? Além de suar a camisa e lutar dia a dia para superar desafios, há vários outros aspectos da rotina dos esportistas podem e devem ser aplicadas no empreendedorismo. Vale conferir e incorporá-lo na gestão do seu negócio!

1. Objetivos e metas bem definidos

Ter em mente onde se deseja chegar ajuda atletas e empreendedores a traçar estratégias e estipular os caminhos para tornarem-se bem sucedidos, cada um a sua maneira. Por exemplo: enquanto um corredor precisa diminuir 3 segundos do seu tempo para superar os adversários, o empreendedor deve reduzir custos para aumentar sua lucratividade.

2. Disciplina e determinação

Força de vontade, concentração, garra, persistência e resiliência são características essenciais, tanto para quem quer vencer no esporte, como para quem é dono do seu próprio negócio.

3. Desistir, jamais

Atletas e empreendedores sabem que é preciso seguir em frente mesmo diante das dificuldades e obstáculos, mantendo foco em suas metas e perseguindo-as, custe o que custar. Aliás, mais do que ser perseverante, eles sabem da importância de reavaliar seus desempenhos e aprender com seus fracassos, para traçar novas estratégias.

Leia também: O que o tenista Guga Kuerten pode ensinar aos empreendedores

4. Gestão de tempo

Ambos estabelecem prioridades, dia a dia, mês a mês, ano a ano. Se o atleta administra suas horas de treino, e tem como meta superar seu desempenho na próxima competição, o empreendedor também precisa organizar suas prioridades de acordo com o tempo disponível, para pensar estrategicamente no negócio.

5. Trabalho em equipe

Mesmo os atletas que não atuam em times, como nadadores e maratonistas, precisam estar em sintonia com treinadores, equipe médica e preparador físico. O mesmo acontece com o empreendedor, que deve procurar criar um ambiente saudável e motivador tanto para fornecedores como para funcionários. Vestir a camisa é essencial para o sucesso do negócio.

6. Olhar atento ao concorrente

Os atletas informam-se constantemente sobre o desempenho de seus adversários e, baseando-se nestes resultados, treinam e lutam para superá-los.  O empreendedor também está sempre observando seus concorrentes para, diante de seus desempenhos, desenvolver estratégias para conquistar sua fatia no mercado.

7. Paixão pelo que faz

É fundamental sair da cama todos os dias com o desejo de fazer o melhor possível e superar-se dia a dia. Atletas e empreendedores perseguem continuamente seus sonhos e são extremamente comprometidos com sua missão.

Se você é um empreendedor comprometido com seus resultados, acredita no seu time e aposta em riscos calculados, provavelmente se destacará no mercado. Os obstáculos diários sempre podem ser ultrapassados com um bom planejamento e preparo técnico. Concorda?

Inscreva-se no Curso por Email: 8 Ferramentas para ser um Líder melhor

Este artigo foi originalmente publicado no portal DRAFT

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo