Um Projeto: Fundação Estudar
aspire

Inscreva-se em seleção do BCG que leva mulheres para evento de desenvolvimento em Barcelona

Por Suria Barbosa

Aspire, evento promovido pelo BCG e voltado para mulheres, promove workshops, painéis, networking e atividades em grupo. A edição de 2019 é em Barcelona e as participantes viajam com tudo pago.

A consultoria estratégica global Boston Consulting Group (conhecida como BCG) está com as inscrições abertas para o evento Aspire. Voltado para mulheres, promove workshops, palestras e painéis. Neste ano, acontece em Barcelona, entre os dias 2 e 4 de maio; as selecionadas viajam com tudo pago pela companhia. Para participar, cadastre-se pelo site até 17 de março.

Em sua terceira edição, o Aspire nasceu com o intuito de reunir estudantes e recém-formadas que tenham vontade de causar impacto positivo no mundo, explica Carolina Pereira, consultora que, pela segunda vez, acompanha as candidatas brasileiras na viajem e compõe o time de facilitadores do evento. Ao todo, desde 2017, por volta de 200 meninas já passaram pela experiência. Em 2019, serão selecionadas mais 100 estudantes e recém-formadas.

Além do conteúdo programado, há oportunidade de networking e para aprender mais sobre a consultoria, fato que ajudou Dayanne de Castro a se preparar para o processo seletivo do time do BCG Gamma (divisão da consultoria focada em analytics e ciência de dados) e a conseguir a vaga. “Foi durante o Aspire que eu tive a certeza de que eu queria fazer parte do BCG”, conta ela. “[Lá] tomei conhecimento das inúmeras iniciativas que ele tem tomado para assegurar que as mulheres tenham as mesmas oportunidades de crescimento dentro da empresa que os homens.”

Leia também: Entenda o processo seletivo do BCG, uma das principais consultorias do mundo

Como participar do Aspire

As inscrições vão até 17 de março e as interessadas precisam enviar currículo, histórico escolar e uma carta motivacional pelo site. Entre os requisitos para participação, estão ser estudante universitária (graduação, mestrado ou doutorado), de qualquer área de estudo. Histórico acadêmico e de atividades extracurriculares, além do perfil, serão analisados pela consultoria.

“O processo seletivo é a oportunidade das interessadas dividirem com o BCG como esse evento poderá contribuir para sua trajetória e como suas experiências irão ajudar outras meninas a se desenvolverem”, explica a consultora facilitadora do Aspire.

Destacar como o evento se relaciona aos seus objetivos pessoais e profissionais também é uma das dicas de Dayanne. “Acredito que seja essencial fazer uma reflexão sobre quem você é, sua trajetória, seus objetivos, e também, como você se encaixa no perfil procurado.” Além disso, segundo a participante do Aspire 2018, é importante demonstrar curiosidade, constante busca de novos desafios e habilidade e vontade de gerar impacto. “Exemplifique com experiências passadas, seja no ambiente de estudo, trabalho ou pessoal”, detalha.

A experiência

Nos três dias de evento, as participantes trabalham seu desenvolvimento pessoal, inclusive em temas relacionados ao mercado de trabalho, como de marketing pessoal, networking e linguagem corporal. Este último, em específico, foi bastante relevante na trajetória de Dayanne: “aprendi alguns princípios básicos que fizeram diferença no engajamento da audiência nas minhas palestras e apresentações do doutorado.”

Outro foco do Aspire é apresentar o dia a dia da consultoria e o desafio dos profissionais. Carolina conta que, na última edição, as estudantes e recém-formadas participaram de um estudo de caso com objetivo de propor soluções a um cliente. O trabalho proporcionou treino de atuação em equipe, resolução de problema, comunicação e feedback.

Por fim, a consultoria promove, de diversas formas, oportunidade de exposição à lideranças femininas “Conhecer as histórias de tantas mulheres talentosas e bem-sucedidas me fez voltar para casa com mais vontade de continuar crescendo e melhorando como pessoa e profissional”, lembra a integrante do BCG Gamma.

Dicas para aproveitar ao máximo

Para tirar bons resultados da participação, Carolina indica adotar uma mentalidade de crescimento. “Esteja aberta a vivenciar essa experiência e aprender a cada nova oportunidade, seja durante as atividades em grupo, nas palestras, ou até por bate-papos com outras estudantes que tem muito a contribuir com suas experiências”, explica Carolina. “O evento é um ambiente seguro para você se testar, se impor novos desafios e desenvolver novas habilidades que no seu dia a dia você não necessariamente tem oportunidade.”

“Procure conhecer a todos, e aproveite para tirar suas dúvidas tanto sobre consultoria e sobre o BCG”, sugere Dayanne. “Alguns workshops são bastante populares, então escolha os seus com antecedência. No mais, descanse bem antes de viajar, serão três dias bastante intensos.”

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo