Mesa de trabalho com computadores, cadernos de anotação e café

Quando pensamos em marketing e vendas, acaba sendo natural associar essas atividades à indústria de bens de consumo, que são os fabricantes de roupas, alimentos, eletroeletrônicos, móveis, entre outros tantos produtos que fazem parte do nosso cotidiano. Mas o marketing está por toda parte, o que torna o campo de atuação do profissional da área bastante amplo.

No setor de varejo e serviços – como hotéis, empresas aéreas, salões de beleza, bancos –, os processos dessa função são parecidos. Artistas, médicos, advogados, políticos e até cidades, estados, países, também adotam estratégias semelhantes: identificar e entender as necessidades dos consumidores, mantendo com eles uma relação saudável e duradoura.

Possibilidades de carreiras

Além dos diversos segmentos em que é possível atuar, há diferentes formas de atuação dentro dessa mesma função. As principais são:

1. Analista / Gerente de inteligência de mercado ou de inovação: acompanha tendências, movimentos dos concorrentes e mudanças no comportamento do consumidor;

2. Analista / Gerente de marketing e comunicação: é o responsável por cuidar do relacionamento dos clientes com a marca em todas as etapas;

3. Analista / Gerente de trade marketing: cuida da comunicação dos pontos de venda de uma empresa. É ele quem orienta como fazer uma promoção numa loja, por exemplo;

4. Analista / Gerente de vendas e comercial: elabora estratégias de venda, monitora o que acontece em cada região e treina os vendedores.

Destacar sua marca não deixa de ser uma estratégia de sobrevivência para as empresas. No mundo dos negócios, mais do que nunca, vale o ditado:  “quem não é visto, não é lembrado”. Por isso, as áreas de marketing e de vendas são uma boa oportunidade para jovens que querem seguir carreira executiva.

Esta reportagem faz parte da seção Explore, que reúne uma série de conteúdos exclusivos sobre carreira em negócios. Nela, explicamos como funciona, como é na prática e como entrar em diversas indústrias e funções. Nosso objetivo é te dar algumas coordenadas para você ter uma ideia mais real do que vai encontrar no dia a dia de trabalho em diferentes setores e áreas de atuação.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: