Ralf Toenjes

Natural de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, Ralf Toenjes se mudou para São Paulo para estudar. A história seria até comum, se não fossem alguns detalhes. Hoje, Ralf é aluno de três cursos distintos: Economia com dupla titulação em Administração, no Insper, e Direito, na USP. Ele é bolsista da Fundação Estudar, fundador da Liga de Empreendedores Insper, sócio em uma agência com foco em marketing digital e, desde o início de 2013, presidente da Enactus Insper.

Entre tantas experiências, Ralf acredita que a sua vivência na Enactus – organização estudantil e sem fins lucrativos da qual faz parte desde 2010, quando iniciou a faculdade – tem sido essencial para o seu desenvolvimento: “Faço três cursos de graduação, mas a Enactus foi a maior escola que eu tive. Com certeza foi um ponto decisivo na minha carreira e em outras decisões que tomei.”

Como sempre teve vontade de empreender, ele ingressou na Enactus Insper porque viu na organização a oportunidade de gerir um negócio na prática e ainda impactar outras vidas. “Também queria desenvolver meu lado humano, porque eu era uma pessoa muito lógica. Por tudo isso, concluí que seria uma experiência relevante para o meu desenvolvimento”, completa.

Leia também: Conheça a Enactus, organização que promove o desenvolvimento sustentável

Aprendizado e reconhecimento

Quando assumiu a presidência da Enactus Inper, Ralf tinha um grande desafio pela frente: conseguir trazer mais estudantes da faculdade para a organização, já que apenas dois faziam parte do seu time. “Queria pessoas com vontade de crescer, que trabalhassem bem e tivessem boas ideias”, diz. E conseguiu. No primeiro semestre da sua gestão o processo seletivo atraiu 170 alunos. “Tiramos bastante gente da bolha e hoje a Enactus dentro do Insper tem uma representatividade muito grande”, conta.

Atualmente, Ralf lidera um time de 60 pessoas e, entre as habilidades que mais desenvolveu, destaca a capacidade de gestão, negociação, execução, proatividade, comunicação eficaz e visão crítica: “Estamos realizando um projeto chamado Renovatio, que muita gente falou que seria impossível colocar em prática porque teríamos que importar tecnologia da Alemanha. Tomamos muitos tapas na cara e tivemos que mostrar que era possível. Isso me fez crescer bastante.”

Em 2013, Ralf foi premiado pelo seu trabalho na Enactus Insper, sendo avaliado como o aluno que mais desenvolveu a organização no país. O reconhecimento veio no Campeonato Nacional Enactus Brasil, quando foi escolhido o Líder Estudante do Ano, em um prêmio dado pela organização em conjunto com a empresa multinacional Unilever. “Tive a oportunidade de representar o Brasil na Enactus World Cup, em Cancun. Convivi com pessoas de 34 países diferentes e que tinham um único objetivo: transformar a vida das pessoas em suas regiões. Foi uma experiência única!”, conta.

Veja também: Bate-papo em vídeo com Claudio Haddad, presidente do Insper

Desenvolvimento e empreendedorismo

Para Ralf, o desenvolvimento proporcionado pela Enactus também se torna um grande diferencial no mercado de trabalho, já que os membros da organização têm uma alta capacidade em resolver problemas e criar oportunidades onde poucos enxergam, além de possuir um olhar crítico apurado.

“Antes da Enactus, eu não tinha capacidade de criar e gerir um negócio próprio. Com a experiência que tive na organização, consegui abrir uma agência de marketing digital – e deu certo. Ainda tenho interesse e vontade de empreender em outras áreas”, diz. Ralf ainda pensa no legado que quer deixar para o time Enactus Insper até o final da sua gestão: “Quero tornar o Renovatio autossustentável e profissionalizá-lo. A ideia é que ele dependa menos da Enactus, abrindo espaço para novos projetos sugeridos pelos nossos alunos”, explica.

Leia também: O dia a dia de um empreendedor na Mobly, empresa de varejo online

Esta reportagem faz parte de uma série que o Na Prática organizou para ajudá-lo a conhecer diversas formas de aproveitar o período da faculdade ao máximo. Para conferir o especial completo, baixe o PDF abaixo:

Botão Especial

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: