voluntários da AIESEC

Quando o assunto é intercâmbio, há uma infinidade de opções no mercado, de cursos de idiomas com aulas de culinária na França a trabalho voluntário na China. A AIESEC, um movimento universitário que surgiu na França em 1948, chama a atenção por oferecer também uma experiência de trabalho – voluntário ou remunerado – para desenvolvimento de liderança. E isso a preços bem inferiores aos cobrados por agências de intercâmbio.

O grande objetivo da AIESEC é desenvolver potencial humano por meio do desenvolvimento de lideranças jovens
Hoje, a AIESEC está presente em mais de 125 países e é considerada a maior organização estudantil do mundo. No Brasil, possui mais de 50 escritórios, sendo que cada um é ligado a uma universidade/faculdade. Os universitários são o público-alvo: para participar do movimento (e se candidatar a um intercâmbio), é preciso ter entre 18 e 30 anos de idade, estar cursando graduação ou pós-graduação, ou ter se formado há 2 anos

“O grande objetivo da AIESEC é desenvolver potencial humano por meio do desenvolvimento de lideranças jovens; e fazemos isso por meio dos nossos intercâmbios”, afirma Magnum Queiroz, membro do Time Nacional de Relações Públicas da AIESEC no Brasil).

Existem três opções de programas: Cidadão Global, Talentos Globais e Empreendedor Global.

O primeiro tem como foco conectar os estudantes com oportunidades de trabalho voluntário fora do país; o segundo é voltado a quem deseja trabalho remunerado (estágio internacional), e o terceiro é uma modalidade de estágio internacional em startups. Nos três casos, a busca de vagas, escolha do país e período de permanência é feita pelo estudante por meio de um portal, com o auxílio dos times dos escritórios locais. “Antes de vincular o jovem à AIESEC, o escritório local faz uma reunião de alinhamento de expectativas com cada um. É importante que o estudante esteja buscando o que a AIESEC tem a oferecer e que a AIESEC ofereça uma experiência satisfatória ao estudante”, explica Magnum.

Também é possível se vincular à AIESEC oferecendo suporte para o próprio movimento, que é inteiramente sustentado por voluntários, seja trabalhando em escritórios locais ou recebendo em sua casa um intercambista.

Veja a seguir uma seção de perguntas e respostas sobre a AIESEC no Brasil:

#1 Como faço para participar?

Os interessados em qualquer um dos programas devem fazer sua inscrição no Opportunities Portal da AIESEC. A partir daí, o portal indica para os jovens os contatos do escritório local mais próximo, que trabalhará diretamente na busca pela experiência desejada.

#2 No programa de trabalho remunerado, existem vagas para qualquer área?

Não. No programa Talentos Globais, as principais vagas são oferecidas nas áreas de gestão, marketing, tecnologia, engenharia e educação. Em geral, é necessário que o estudante tenha concluído 60% do curso universitário, fale inglês em nível avançado e possua alguma experiência profissional na área de interesse. Na área de educação, o candidato pode ter inglês ou espanhol básico, mas é indispensável que já tenha alguma experiência profissional, como aulas particulares ou trabalho voluntário.

#3 Há algum tipo de processo seletivo?

Sim. A AIESEC coloca o jovem em contato com diferentes empresas (para o Talentos Globais e o Empreendedor Global) e organizações (para o Voluntário Global), que o entrevistam e fazem a sua seleção, em conjunto com o escritório local de destino. A palavra final é dessas entidades, que estão buscando jovens para as suas vagas.

Leia também: 5 benefícios do trabalho voluntário para a carreira

#4 Os intercâmbios são pagos?

Os estudantes têm que pagar uma taxa à organização, além de arcar com os gastos com passagens aéreas, vistos e a permanência no país durante o intercâmbio. Ainda assim, o valor é significativamente inferior a um programa de intercâmbio comum, comprado em agências de viagem. Para os intercâmbios não-remunerados, há o programa Hospede um Intercambista, que oferece para as famílias locais a oportunidade de receber os nossos intercambistas em suas casas, pelo período em que eles estão realizando seus projetos, e é um auxílio para o jovem em termos de acomodação. Esse programa também funciona no Brasil, ou seja, se você mora numa cidade onde acontece um projeto da AIESEC, você pode hospedar um dos nossos intercambistas na sua casa, ajudar com a experiência dele e também viver uma experiência incrível.

 

Este artigo foi originalmente publicado em Estudar Fora

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: