Seja pensando nos jargões mais populares, nas possibilidades de carreira de um analista ou no que buscam altos executivos, o mercado financeiro é uma indústria tão vasta que às vezes é difícil saber por onde começar.

Pensando nesse começo de carreira em que toda informação vem em boa hora, o Na Prática pediu dicas para a rede de bolsistas da Fundação Estudar. Entre Nova York, Londres e São Paulo, quatro profissionais do mercado financeiro compartilham suas indicações de leitura:

Paulo Passoni, da Third Point

Formado pela Faculdade Getúlio Vargas, Paulo obteve seu mestrado e MBA na Universidade Harvard e hoje trabalha na Third Point, fundo de investimentos em Nova York.

1. The Outsiders, por William N. Thorndike
Indicado também por Warren Buffett, o livro sobre os estilos de oito CEOs bem sucedidos à frente de empresas como Ralston Purina, The Washington Post Co, e a própria Berkshire Hathaway. “É o melhor livro para ler”, resume Paulo.

2. Toda produção de Michael Mauboussin
“Ele tem vários livros muito bons sobre investimento e os papers que produz para o Credit Suisse são excepcionais”, fala.

INSCREVA-SE NO NOSSO CURSO POR EMAIL:
COMO COMEÇAR A CARREIRA NO MERCADO FINANCEIRO

Luana Dias Gomes, do JP Morgan

Formada pela Universidade Stanford, Luana trabalha como trader de mercados emergentes no escritório do banco de investimento em Londres. Para se manter atualizada, ela lê os jornais The Economist e The Wall Street Journal e uma série de livros que tratam de diversas facetas do mercado financeiro.

1. A Random Walk Down Wall Street, por Burton G. Malkiel
Economista e analista financeiro, o autor usa a bolha da internet para explicar porque um portfólio diverso é importante e como se preparar para construí-lo e administrá-lo. Um guia cheio de informações práticas que vão do mercado imobiliário ao mercado de seguros e bens tangíveis, é um clássico para investidores.

2. The Hour Between Dog and Wolf, de John Coates
Escrito por um neurocientista e trader de Wall Street, a obra fala sobre a bioquímica dos funcionários do mercado financeiro e como ela afeta a economia – seja em termos de riscos ou de agressividade num mundo em que as decisões são feitas com muita rapidez e tem tantas consequências. “É um livro que fala sobre a psicologia de trabalhar em um trading floor”, resume Luana.

3. A jogada do século, por Michael Lewis
Um dos mais famosos escritores de economia, Michael Lewis narra de forma divertida os acontecimentos que levaram à crise financeira de 2008 e apresenta os conceitos e protagonistas da história – tanto quem ganhou quanto quem perdeu.

4. When Genius Failed, por Roger Lowenstein
Através de documentos internos e entrevistas, o autor conta a história do Long-Term Capital Management, tido como o maior hedge fund da história nos anos 1990 até perder bilhões catastroficamente. Através de documentos internos e entrevistas, Lowenstein revela uma cultura corporativa de arrogância que desestabilizou todo o mercado financeiro.

Márcia Ghitnick, do Wells Fargo

Formada pela PUC-Rio e com um MBA da Universidade Pennsylvania, Márcia trabalha como gerente de risco operacional do banco Wells Fargo apoiando o setor de mercado de capitais, em Nova York.

1. Relatórios corporativos anuais
“A grande dica que meu chefe deu foi ler os relatórios anuais das companhias”, diz. “Aprende-se muito sobre estratégia lendo as análises dos administradores das empresas.” (E é de graça!)

Sergio Vailati, da XP Investimentos

Formado pela Ibmec, Sergio trabalha com vendas de renda fixa local na XP Investimentos e atua também como estrategista no Brasil de bonds offshore. Como seu posto atual exigiu novos conhecimentos – ele trabalhava antes com pesquisas de equity e migrou para análise de renda fixa, que trata de crédito –, precisou adquiri-los.

1. Handbook of Fixed Income Securities, por Frank J. Fabozzi
“Uma referência de literatura que me ajudou bastante na área de crédito corporativo”, fala. “É um livro super completo para quem gosta e quer entender mais sobre o assunto.”

INSCREVA-SE NO NOSSO CURSO POR EMAIL:
COMO COMEÇAR A CARREIRA NO MERCADO FINANCEIRO

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: