Muita gente estuda e trabalha ou faz “malabarismo” com dois empregos, duas faculdades — ou simplesmente tem muitas outras atividades para além desses compromissos. Mas será que dá pra fazer tudo com rapidez e qualidade? E, mesmo que seja possível, como não enlouquecer no processo?

Para Daniela Lemes, responsável pelo Autoconhecimento Na Prática, programa de autoconhecimento da Fundação Estudar, não há uma resposta única para esse questionamento: a administração do tempo deve ser ditada pelas prioridades de cada indivíduo.

“Para se chegar a uma conclusão, é necessário fazer um balanço entre o que você está disposto a fazer e quais serão os benefícios que você vai obter”, explica ela. Ao final da equação “esforço versus benefícios”, você terá condições de avaliar se essas escolhas fazem sentido — ou não — para você.

Por exemplo, diz Lemes, se uma pessoa tiver como prioridade equilibrar o trabalho com a vida pessoal, talvez não seja uma boa ideia ela se comprometer com muitas atividades simultaneamente.

“Por outro lado, se ela estiver num momento de investir na carreira, talvez valha a pena assumir mais compromissos, porque o ‘saudável’ é relativo e depende do que é prioridade para cada um”, explica a especialista.

Mas cuidado: a partir do momento que você se propõe a fazer algo, é preciso bastante organização e disciplina para garantir a união entre produtividade e qualidade da entrega.

Como produzir mais rápido (e melhor)

Quer uma ajuda para implementar esse plano? Confira a seguir 5 episódios da websérie #AcelereSuaCarreira, produzida pelo Na Prática:

Episódio 1: Como saber se você está desperdiçando seu tempo

Episódio 2: A importância de priorizar

Episódio 3: Como criar um bom plano de ação

Episódio 4: Como trazer a produtividade para o seu dia a dia

Episódio 5: Como utilizar a tecnologia a seu favor

 

Este artigo foi originalmente publicado em EXAME.com

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: