Calendário com data circulada - Como formar novos hábitos?

Você não precisa esperar até o dia 31 de dezembro para fazer uma lista do que vai mudar na sua vida.

Um novo hábito pode começar a qualquer momento e exige apenas disciplina e calma, especialmente quando as coisas não evoluírem como você espera. É possível!

Abaixo, o Na Prática separou 4 jeitos de incentivar novos hábitos de maneira mais clara e eficaz.


1. Desenvolva o locus interno de controle

Como você reage aos acontecimentos da sua vida, sejam eles bons ou ruins, é algo conhecido como locus de controle, que pode ser interno ou externo.

Quem tem um locus externo de controle buscam, do lado de fora, as justificativas para o que aconteceu: não são suas ações, mas sorte, azar, imprevistos ou coincidências.

Quem tem um locus interno de controle faz o oposto: o que acontece é ligado ao seu esforço, mérito e competência. E se algo não está indo como deveria, não se trata de esperar para ver, mas agir para solucionar os problemas.

Quando você está tentando implementar novos hábitos em sua vida, é importante manter essa mentalidade de locus interno em mente.

Segundo pesquisador Charles Duhigg, que escreveu o bestseller O Poder do Hábito, uma das coisas mais importantes na hora de instituir ou mudar um hábito é “acreditar que a mudança é possível”.

Toda vez que você busca soluções no lugar de desculpas, aumenta suas chances de mudar de fato. Então da próxima vez que a academia fechar antes de você sair do trabalho, ponha um vídeo de exercícios no YouTube e se exercite em casa.

No vídeo abaixo, você aprende mais sobre locus de controle e como desenvolve-lo:

2. Faça o mínimo, mas faça

O pesquisador BJ Fogg, que estuda técnicas persuasivas na Stanford University, importou a sigla MVP das startups e adaptou-a ao seu tema. No lugar de minimum viable product (produto mínimo viável), busque o minimum viable effort (esforço mínimo viável).

“Para criar um novo hábito, você precisa primeiro simplificar o comportamento. Deixe-o pequeno, até ridículo. Um comportamento bom e pequeno é fácil – e rápido – de fazer”, disse.

É o mesmo conceito por trás da kaizen, uma filosofia japonesa de aprimoramento constante que incentiva melhorias diárias rumo a objetivos de longo prazo, mesmo que sejam de apenas 1%. Consistência é a palavra-chave aqui.

3. Trace um plano

Cumprir uma tarefa fica muito mais fácil com um plano em mãos: agora é só seguir as instruções, certo?

Para facilitar a adoção de um novo hábito, torne seus planos mais concretos: marque datas no calendário, escreva os passos que precisa tomar (e quando) para conquistar seu objetivo e entre no nível de detalhes que for conveniente para você.

Sente que consegue fazer mais quando faz uma lista de afazeres diários na noite anterior? Então inclua seu hábito no cronograma.

Precisa incluir algo novo na rotina? Veja o melhor horário, ponha um lembrete no celular e avise as pessoas próximas que, naquele momento, você quer estar fazendo aquilo – assim, você cria um grupo de apoio que não vai deixá-lo escapar tão facilmente.

Quanto mais detalhado for seu plano, mais provável será segui-lo. Se for detalhado e literalmente colocado num papel, melhor ainda.

4. Junte o útil ao agradável

Nada melhor que uma recompensa depois de algo chato, certo? Saiba então que há maneiras de unir recompensas e tarefas no mesmo lugar.

Juntar sempre que puder o que você quer fazer com o que você deve fazer é um jeito simples e eficaz de fazer com que aquele hábito se forme.

Quer acordar mais cedo mas não é fácil? Tente facilitar sua rotina para diminuir o estresse da manhã (separe roupas e o que mais for precisar na noite anterior) e deixe um café da manhã com o que você mais gosta praticamente pronto, por exemplo, para empolgá-lo a sair da cama.

Quer fazer exercício mas também ver o último episódio daquela série do Netflix? Acesse o app da plataforma no celular quando estiver esteira e faça ambos ao mesmo tempo! E por aí vai.

Use sua criatividade, pratique a disciplina e lembre-se: se você escorregar, não é o fim do mundo. Basta tentar de novo.

Inscreva-se no curso por e-mail: Life Hacks Para Fazer Seus Dias Renderem Mais

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: