No Brasil, o interesse pela temática de autoconhecimento quase que dobrou ao longo dos últimos anos, segundo relatório do Google Trends. Esse entusiasmo é impulsionado pela recente preocupação em aliar às decisões profissionais um conhecimento mais profundo das próprias motivações, vontades e propósitos.

Quem investe no autoconhecimento, dedicando tempo para olhar para dentro e refletir, aumenta as chances não só de ser mais feliz na carreira, mas também de conquistar melhores resultados no trabalho – se você sabe o que te motiva e o que você faz bem, acaba entregando mais no seu dia a dia.

Não sabe por onde começar essa reflexão? A seguir, listamos nove livros que vão te ajudar a dar os primeiros passos nessa jornada. Eles fazem parte da bibliografia utilizada pela Fundação Estudar para criar os cursos Autoconhecimento Na Prática – realizado presencialmente nas maiores cidades brasileiras – e o Autoconhecimento Online, em formato virtual.

ATUALIZAÇÃO: Utilizando o cupom NAPRATICA_0617, o curso Autoconhecimento Online, de R$199, sai de graça. Aproveite!

 

Career Coaching: An Insider´s Guide

de Marcia Bench

career coaching book

Entenda as ferramentas utilizadas pelos coaches a partir da expertise de mais de 27 anos da Marcia Bench, uma das veteranas da área. O livro é inclusive utilizado como manual de diversos programas de treinamento de coaches ao redor do mundo (inclusive o oferecido pelo Career Coach Institute, fundado pela autora), e traz exemplos de situações de coaching, questões, dicas e pontos de reflexão, além de exercícios e material complementar.

 

The decision book: 50 Models for Strategic Thinking

de Mikael Krogerus e Roman Tschäppeler

Um guia rápido para compreender a si mesmo e fazer as escolhas certas, já que todos os dias temos que tomar decisões – seja você um jovem recém-formado ou alguém ansioso por um novo ponto de vista. O livro é ilustrado e traz cinquenta modelos e estratégias para melhor estruturação e, posteriormente, compreensão de muitos desafios constantes da vida, além de ferramentas e até mesmo um exercício incomum inspirado por Warren Buffet.

 

Motivação 3.0

de Daniel Pink

Muitas empresas continuam usando recursos como aumento, promoção ou punição para motivarem seus funcionários – um modelo que foi bem-sucedido até o século passado. Em Motivação 3.0, Daniel Pink nos prova que a motivação baseada em recompensas e punições já não é mais eficiente. Os fatores motivacionais vêm de dentro de cada um de nós. É o legado que deixaremos no mundo e nosso nível de satisfação pessoal e profissional que nos fazem buscar um melhor desempenho e resultado no que nos propomos a fazer.

 

Flow: The Psychology of Optimal Experience

de Mihaly Csikszentmihalyi

Pesquisas realizadas pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi sobre “experiência ótima” têm revelado que o que torna uma experiência verdadeiramente gratificante é um estado de consciência que ele chama de flow. Durante o flow, as pessoas geralmente sentem prazer profundo, criatividade e um total envolvimento com a vida. No livro, ele demonstra as maneiras de controlar esse estado positivo: ao ordenar a informação que entra em nossa consciência, é possível descobrir a verdadeira felicidade e melhorar significativamente a qualidade de vida.

 

Why We Do What We Do: Understanding Self-Motivation

de Edward Deci

Em um livro que desafia o pensamento autoritário sobre a motivação, o psicólogo social Edward Deci oferece uma alternativa à atual teoria de recompensa-punição, que, longe de ser anárquica, defende o nosso sentido internalizado de liberdade, responsabilidade e compromisso.

 

Attitudes, Personality, and Behavior

de I cek Ajzen

Por que as pessoas dizem uma coisa e fazem outra? Por que as pessoas se comportam de forma inconsistente de uma situação para outra? Como as pessoas traduzem suas crenças e sentimentos em ações? Este livro descreve como e por que as crenças, atitudes e traços de personalidade influenciam o comportamento humano, abrangendo teorias existentes e detalha novas abordagens teóricas para as relações entre intenções e comportamento.

 

Mindset (também em português)

de Carol Dweck

Neste livro, a expert em motivação e psicologia da personalidade Carol Dweck mostra o que descobriu em mais de 20 anos de pesquisa: o mindset não é uma mera peculiaridade. Ele cria todo o mundo mental e determina como cada um se torna otimista ou pessimista, molda seus objetivos e define uma atitude em relação ao trabalho e aos relacionamentos.

 

Get out of your own way

de Mark Goulston e Philip Goldberg

Um guia simples e prático sobre como transformar quarenta comportamentos autodestrutivos comuns, incluindo procastinação, inveja, obsessão, raiva, autopiedade, compulsão, carência, culpa, rebelião, inação, entre outros.

 

O poder do hábito

de Charles Duhigg

Durante os últimos dois anos, uma jovem transformou quase todos os aspectos de sua vida. Parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida. Em um laboratório, neurologistas descobriram que os padrões dentro do cérebro dela – ou seja, seus hábitos – foram modificados de maneira fundamental para que todas essas mudanças ocorressem. Há duas décadas pesquisando ao lado de psicólogos, sociólogos e publicitários, cientistas do cérebro começaram finalmente a entender como os hábitos funcionam – e, mais importante, como podem ser transformados. Para o autor do livro, Charles Duhigg, a chave para se exercitar regularmente, perder peso, se tornar uma pessoa mais produtiva, criar empresas revolucionárias e ter sucesso é entender como os hábitos funcionam. Transformá-los pode significar a diferença entre fracasso e sucesso.

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: