estudante estudando

O primeiro curso online aberto surgiu há quase dez anos, no Canadá, e foi rapidamente seguido por outro criado na Universidade Stanford, que se tornou viral apesar das dúvidas da diretoria sobre o formato.

O conceito acabou conhecido pela sigla MOOC, do inglês massive online open course, ou “grande curso online aberto”, e hoje as ofertas aparecem às centenas em plataformas como edX.org e Coursera.

Os catálogos cresceram exponencialmente e hoje trazem um pouco de tudo: é possível começar estudar astrofísica, dinastias chinesas e neurociência num mesmo dia, por exemplo – e frequentemente de graça.

Leia também: Minerva, a universidade em que os hábitos são mais importantes que o conteúdo

O Na Prática selecionou 11 cursos de autodesenvolvimento e aceleração profissional disponíveis e aproveitou para destacar aqueles com legendas em português. Inscreva-se!

Cursos online gratuitos


1. Building Your Leadership Skills
Das diferenças entre autoridade e liderança às ferramentas favoritas de líderes mundo afora, o tema está em pauta. A instituição francesa HEC Paris oferece um curso em que a prática da liderança se dá através da confiança e do encorajamento de relacionamentos, chamado de método Savoir-Relier. As aulas incluem noções de habilidades interpessoais, autoconhecimento e autoconscientização.

Quem faz: HEC Paris
Quanto custa: gratuito
Quando começa: 14/11 (é possível começar depois da data inicial)

2. Successful Negotiation: Essential Strategies and Skills
Não é à toa que este é um dos MOOCs mais procurados da internet: negociar faz parte da vida. O curso ensina como preparar sua estratégia de negociação, as táticas que levam ao sucesso e como criar um bom contrato, entre outras coisas. O melhor? Tem material totalmente em português!

Quem faz: University of Michigan
Quanto custa: gratuito
Quando começa: 21/11

3. Think Again: How to Understand Arguments
Em tempos de discussões inflamáveis e polarizadas, especialmente na política, é frequente ver partes que não se escutam. O curso da Universidade Duke traz noções básicas do que é um argumento (e como identificar o que não é), como quebrá-lo em pedaços e como construir argumentos melhores. Legendas em português estão disponíveis.

Quem faz: Duke University
Quanto custa: gratuito
Quando começa: 21/11

4. Trilha Autoconhecimento
Já se perguntou como os pontos da sua trajetória se conectam? O que suas experiências na infância tem a ver com o seu curso na faculdade? Batizado de Trilha, o curso ajuda o usuário a entender melhor o que sua própria história diz, facilitando a tomada de decisão sobre carreira daqui para frente.

Quem faz: Na Prática/Fundação Estudar
Quanto custa: gratuito com o código LEITORNP
Quando começa: 28/11

5. Resume, Networking, and Interview Skills
Não importa quantas matérias você leia ou quantos currículos observe, fazer o seu pode dar nos nervos. (Para ajudar, o Na Prática preparou até um curso por email sobre o assunto.) Nesse curso, é possível não só aprender a fazer bons currículos online e offline como também saber mais sobre o que vem depois, como preparar-se para fazer networking, followups e entrevistas.

Quem faz: FullbridgeX
Quanto custa: gratuito
Quando começa: ritmo individual

6. Inclusive Leadership Training: Leading with Effective Communication
Muito se fala sobre boa comunicação e esse curso traz ferramentas, abordagens e estruturas práticas para que líderes criem ambientes mais inclusivos, transparentes e autênticos.

Quem faz: Catalyst
Quanto custa: gratuito
Quando começa: 6/12

7. Managing People from a Global Perspective
Num mundo cada vez mais hiperconectado, em que é possível trazer talentos da Argentina ou contratá-los remotamente na Estônia – ou mesmo brasileiros espalhados pelo país –, a boa gestão de pessoas leva em conta a diversidade. O curso investiga como fazer isso da melhor maneira mantendo boas performances, boas relações culturais e um ambiente produtivo.

Quem faz: Thunderbird School of Global Management
Quanto custa: gratuito
Quando começa: 9/01

8. Fundamentals of Public Speaking
Ter medo de falar em público é comum, mas não precisa ser.  O curso oferece técnicas de voz e gestuais, além de modelos para diversas situações, de pitches de elevador a palestras de uma hora. (Aliás, veja aqui 12 técnicas sobre como se apresentar em público.)

Quem faz: University of Washington
Quanto custa: gratuito
Quando começa: 28/11

9. The Entrepreneurial Mindset
A Babson College é considerada uma das melhores escolas de negócios e empreendedorismo dos EUA. Nesse curso introdutório, a instituição ensina a mentalidade empreendedora e como criar valor tanto para as partes interessadas quanto para a sociedade.

Quem faz: Babson College
Quanto custa: gratuito
Quando começa: 10/1

Cursos online pagos


10. Business and Data Analysis Skills
Curso ensina conceitos e habilidades fundamentais de administração, assim como ferramentas e métodos de análise de dados (e como apresentá-los).

Quem faz: FullbridgeX
Quanto custa: US$ 60
Quando começa: ritmo individual

11. Problem Solving and Critical Thinking Skills
Curso para desenvolver a capacidade de pensar criticamente e resolver problemas de maneira analítica. Entre as ferramentas ensinadas estão a regra 80/20, design thinking e como criar pesquisas eficazes.

Quem faz: FullbridgeX
Quanto custa: US$ 60
Quando começa: ritmo individual

Os melhores conteúdos para impulsionar seu desenvolvimento pessoal e na carreira.

Junte-se a mais de 1 milhão de jovens!
Casdastro realizado, fique ligado para os conteúdos exclusivos!
Seu cadastro não foi realizado, tente novamente!

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo: