No dia a dia, Dave Kerpen é fundador e CEO da Likeable Local, uma empresa de software de mídias sociais que trabalha com milhares de pequenos negócios. É também cofundador da Likeable Media, agência especializada em criar marketing boca a boca para grandes marcas, e autor dos bestsellers “Likeable Social Media” e “Likeable Leadership”Em um post recente no LinkedIn, ele falou sobre como ser um líder melhor e likeable, ou simpático, em onze passos simples.

Leia abaixo a tradução feita pelo Na Prática:

Ser simpático o ajudará em seu trabalho, negócio, relacionamentos e na vida. Entrevistei dezenas de líderes de negócios bem sucedidos em meu último livro, “Likeable Business”, para determinar o que os tornava tão simpáticos e suas empresas tão bem sucedidas.

Todos os conceitos são simples e mesmo assim, talvez em nome das receitas ou do resultado total, frequentemente perdemos as coisas simples de vista – coisas que não apenas nos fazem humanos, mas que podem nos ajudar a ter mais sucesso.

Abaixo estão os onze princípios mais importantes para se tornar um líder melhor:

1. Escutar

“Quando as pessoas falam, escute completamente. A maioria das pessoas nunca escuta” – Ernest Hemingway

Escutar é o fundamento de qualquer relacionamento bom. Grandes líderes escutam o que seus clientes e potenciais clientes querem e precisam e escutam os desafios que esses clientes enfrentam. Escutam seus colegas e estão abertos a novas ideias. Escutam seus acionistas, investidores e competidores. Aqui está por que os melhores CEOs escutam mais.

Leia também: Escuta ativa: como e por que se tornar um ótimo ouvinte

2. Storytelling (narrativa)

“Storytelling é o jeito mais poderoso de posicionar ideias no mundo hoje” – Robert McAfee Brown

Após escutar, líderes precisam contar ótimas histórias para vender seus produtos mas, mais importante, para vender suas ideias. Storytelling [narrativa] é o que cativa as pessoas e as leva a agirem. Seja contando uma história a um potencial cliente, um conselho cheio de gente ou milhares de pessoas através de um vídeo online, storytelling ganha clientes.

3. Autenticidade

“Eu não fazia ideia que ser autêntica poderia me tornar tão rica. Se eu soubesse, teria sido muito mais cedo” – Oprah Winfrey

Grandes líderes são quem eles dizem que são e têm uma integridade inquestionável. Vulnerabilidade e humildade são marcas de líderes autênticos e criam uma energia positiva e atraente. Clientes, funcionários e imprensa querem ajudar uma pessoa autêntica a ter sucesso.

Costumava haver uma divisão entre a pessoa pública e a pessoa privada, mas as redes sociais enevoaram essa parte. Os líderes de amanhã são transparentes em relação a quem são online e unem suas vidas pessoais e profissionais.

4. Transparência

“Como pequeno empresário, você não tem alavanca maior que a verdade” – John Whittier

Não há mais onde se esconder e empresários que tentarem manter segredos serão eventualmente expostos. Abertura e honestidade levam a equipes e clientes e colegas mais felizes. Mais importante que isso, a transparência torna o sono mais fácil: despreocupado com o que disse para quem, um líder é mais produtivo.

5. Trabalho em equipe

“Indivíduos jogam o jogo, mas equipes desafiam as probabilidades” – Lema da equipe de Navy SEALs

Não importa quão pequena seja sua organização, você interage com outros todos os dias. Deixar que os outros brilhem, encorajar suas ideias, praticar a humildade e seguir outras regras para trabalhar em equipe ajudará você a se tornar um líder mais simpático. Você precisará de uma cultura de sucesso dentro de sua organização que inclua pensar fora da caixa.

6. Capacidade de resposta

“A vida é 10% o que acontece com você e 90% como você reage” – Charles Swindoll

Os melhores líderes são capazes de responder a clientes, equipes, investidores e potenciais clientes. Todo stakeholder hoje é potencialmente uma faísca viral, para o bem e para o mal, e o líder vencedor é aquele que reconhece isso e insiste em uma cultura com capacidade de resposta.

Seja através de comunicação por email, áudio, nota ou tweet, responder mostra que você liga e dá voz aos seus clientes e colegas, permitindo que tenham um impacto positivo na organização.

7. Adaptabilidade

“Quando você terminou de mudar, você está terminado” – Ben Franklin

Nunca houve um mercado de mudança tão rápidas quanto o atual. Líderes precisam ser flexíveis na administração de oportunidades e desafios em transformação e flexíveis o suficiente para mudar de direção no momento certo. A teimosia não é mais desejável na maioria das organizações. No lugar estão humildade e capacidade de se adaptar, que marcam os grandes líderes.

8. Paixão

“O único jeito de fazer um ótimo trabalho é amar o trabalho que você faz” – Steve Jobs

Aqueles que amam o que fazem não precisam trabalhar nenhum dia de suas vidas. As pessoas que são capazes de trazer paixão aos negócios têm uma vantagem impressionante, visto que a paixão é contagiante para clientes e colegas. Encontrar e aumentar sua paixão com certeza afetará seus resultados finais.

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9. Surpresa e encanto

“Um verdadeiro líder sempre tem um elemento de surpresa na manga, que os outros não conseguem ver mas que deixa seu público entusiasmado e sem ar” – Charles de Gaulle

A maior parte das pessoas gosta de surpresas em seu cotidiano. Líderes simpáticos fazem poucas promessas e entregam mais do que prometem, garantindo que clientes e equipe sejam surpreendidas positivamente. Há diversas maneiras de surpreender sem gastar dinheiro extra – sorria, todos gostamos de ser encantados –, surpresa e encanto criam um boca a boca incrível e oportunidades de marketing.

10. Simplicidade

“Menos não é mais, o suficiente é mais” – Milton Glaser

O mundo está mais complexo que nunca e, mesmo assim, frequentemente o que obtém as melhores respostas de clientes é a simplicidade – no design, forma e função. Pegar objetos, ideias e desafios complexos e destila-los até seus componentes mais simples permite que clientes, equipe e outros stakeholders entendam melhor e comprem sua visão. Humanos querem a simplicidade, então o líder de hoje precisa estar focado e entregar simplicidade.

11. Gratidão

“Eu manteria que agradecimentos são a forma mais elevada de pensamento e que a gratidão é alegria multiplicada pelo admiração” – Gilbert Chesterton

Líderes simpáticos são sempre gratos pelas pessoas que contribuem para suas oportunidades e  sucessos. Apreciar e agradecer mentores, clientes, colegas e outros stakeholders mantêm os líderes humildes, apreciados e bem recebidos. Também faz com que você se sinta ótimo!

A Donor’s Choose estudou o valor de uma nota de agradecimento escrita à mão e descobriu que era 38% mais provável que doadores doassem pela segunda vez se recebessem uma.

A regra de ouro: acima de tudo, trate os outros como gostaria de ser tratado

Ao mostrar aos outros a mesma educação que espera deles, você ganhará mais respeito de seus colegas, clientes e parceiros de negócios. Ter os outros em alta consideração demonstra a simpatia de sua empresa e motiva os outros a trabalharem com você. Isso parece simples, como muitos desses princípios, e mesmo assim muitas pessoas que estão preocupadas demais com ir em frente ou fazer dinheiro falham na hora de verdadeiramente adotar esses conceitos-chave.

Artigo originalmente publicado no LinkedIn.

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