Autoconhecimento

Não consegue se encaixar em nenhuma profissão? Você pode ser multipotencial!

Por Isa Gama

 

Se você já deu várias respostas diferentes para a pergunta “o que você quer ser quando crescer?” ou já trabalhou em áreas variadas mas não conseguiu se decidir por nenhuma carreira para se tornar especialista, você provavelmente é multipotencial: alguém que se identifica com múltiplos assuntos e se sente incompleto ao priorizar apenas uma área de interesse.

Polímata ou generalista são outros termos usados para descrever quem tem esse perfil. Entre seus representantes mais notáveis está Leonardo da Vinci que foi botânico, pintor, engenheiro, inventor, e teve várias outras facetas.

Muitas das profissões do futuro ainda não existem e você pode criar a sua. Para isso é importante que você pesquise todas as áreas que você se identifica, conecte os pontos que mais te motivam entre elas e esteja com a cabeça aberta para sonhar com a profissão ideal para você sem considerar o mercado como você o conhece atualmente para não criar barreiras na sua mente.

Leia também: Você é um profissional I, T ou X?

Algumas das características mais presentes nos multipotenciais são uma curiosidade exagerada sobre assuntos variados, uma intensa criatividade para conciliar seus múltiplos conhecimentos e visão de futuro para desenvolver suas ideias estando antenado com as tendências.

Aceitar-se como alguém que tem várias habilidades e interesses é o primeiro passo para buscar a profissão ideal pra você. É comum nos sentirmos pressionados para termos apenas uma área de especialidade pois crescemos acreditando que esse era o único caminho possível e esse sentimento de ansiedade começa a diminuir com a aceitação.

Em seguida devemos ter cuidado para não cairmos no Paradoxo da Escolha, que é uma teoria que diz que quanto mais opções temos, mais difícil decidir qual a melhor, portanto maior o risco de ficar paralisado.

Você é apaixonado por números mas sempre sonhou em ser médico? Que tal conectar suas duas paixões criando um modelo matemático que ajude a resolver algum problema da Medicina? Ou ainda, você ama animais e ao mesmo tempo lê muito sobre negócios? Que tal criar um novo produto somando suas habilidades?

Desenvolva suas ideias, converse com pessoas de perfis variados, teste de quais maneiras você pode utilizar seu conhecimento e se reinvente sempre que necessário. O mundo está em constante transformação e é um excelente momento para que os multipotenciais aproveitem ao máximo as mudanças e a revolução tecnológica para serem protagonistas da sua história.

Modelo de currículo criativo para quem quer se diferenciar também no design; para baixar e preencher!

Busque autoconhecimento para ter cada vez mais claro o que te motiva e seja você mesmo sempre, essa é a melhor maneira de encontrar uma carreira que te preencha completamente, faça você se sentir realizado e te ajude a realizar seus sonhos. Apenas você é capaz de realizá-los, então não se esqueça deles por nem um dia sendo especialista ou generalista.

 

Sobre a autora

Isa Gama é engenheira civil por formação, empreendedora e autora do livro “Você Ousa Sonhar?” que pode ser lido através do Instagram @voceousasonhar.

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts recentes

Business Intelligence: o que é, para que serve e como aprender?

Business Intelligence (BI) é um conjunto de estratégias, tecnologias e ferramentas que capacitam as organizações…

1 dia a

Trabalho em equipe: 5 passos para desenvolver essa habilidade

O trabalho em equipe é uma necessidade que acompanha os profissionais desde a fase inicial…

5 dias a

Técnica Pomodoro: saiba como gerenciar seu tempo e ser mais produtivo

Você sabia que a técnica pomodoro promete ajudar quem tem dificuldade em terminar as suas…

6 dias a

TI: O que é Tecnologia da Infomação, curso e mercado de trabalho

A área da Tecnologia da Informação (conhecida popularmente como TI) é uma das que mais…

6 dias a

Raízen abre inscrições para Programa de Estágio 2024

A Raízen, uma das principais empresas do setor de energia do país, está em busca…

7 dias a

Fundação Estudar promove primeira edição internacional do curso Liderança Transformadora

A Fundação Estudar, renomada instituição brasileira dedicada ao desenvolvimento de líderes, realizou com sucesso a…

1 semana a