Por trás do Vale do Silício, lar de empresas de alta tecnologia

Capa da matéria Por trás do Vale do Silício, lar de empresas de alta tecnologia

Redação, do Na Prática

Publicado em 27 de junho de 2022 às 14:32h.

A região do Vale do Silício se tornou bastante conhecida no mundo inteiro por abrigar grandes empresas de tecnologia. Gigantes como Google, Apple, Meta e Microsoft contam com escritórios por lá, além de ser um ambiente com muitas startups promissoras. Por conta disso, o local se tornou um dos destinos favoritos para quem quer empreender, trabalhar com inovação e desenvolver soluções tecnológicas. 

Entendendo o Vale do Silício

O Vale é uma região no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, que engloba as cidades de Palo Alto, São Francisco, Santa Clara e um pedaço de São José. Lá, se encontra a maior aglomeração de empresas de tecnologia de ponta, em um ambiente que transpira tecnologia e novos negócios. 

O apelido para o local surgiu na década de 70 em um artigo sobre semicondutores, escrito pelo jornalista Don Hoefler e publicado na revista Electronic News. O nome foi dado em associação com o elemento químico silício, utilizado na produção de itens eletrônicos, sendo base para todos os processadores modernos. 

Além de concentrar empresas de tecnologia, o Vale do Silício também abriga a Universidade de Stanford e unidades de diversas universidades estaduais dos Estados Unidos. Esse fator impulsionou a região a investir também em pesquisa e desenvolvimento, consequentemente se tornando um local ideal para a inovação e criação de novos empreendimentos. 

A combinação de tudo isso também fez com que o Vale desenvolvesse seu próprio ecossistema e cultura, um dos pontos que incentiva muitos profissionais a trabalhar, investir ou empreender na região. Por lá, o fracasso é bem-vindo, se deixar lições importantes.  Para o criador do LinkedIn, Reid Hoffman, “o Vale do Silício é uma mentalidade, não um local”.

Mindset inovador, propensão ao risco, interesse e capital de investidores, além de oportunidades de networking são alguns dos aspectos que tornam o Vale um ambiente propício para se fazer negócios de larga escala. Além disso, lá existem leis, políticas e regulamentos eficientes para proteger interesses comerciais, segredos de negócios e propriedade intelectual. 

Os grandes nomes por trás do vale

Algumas figuras de sucesso ajudaram a popularizar o Vale do Silício, em geral os CEOs das maiores companhias do local. Alguns exemplos são o fundador da Apple Steve Jobs, que já nasceu no vale e montou sua empresa lá, e Mark Zuckerberg que decidiu trazer o Facebook (agora Meta) para o local ainda nos primeiros anos da companhia. 

As duplas Bill Gates e Paul Allen (Microsoft) e Larry Page e Sergey Brin (fundadores da Google) também são comumente associados à região. Além de serem sinônimos de sucesso para as empresas do vale, os executivos também foram representados em referências culturais, como os filmes A Rede Social, sobre a história do Facebook, e Jobs, que conta a história do fundador da Apple. 

A série Silicon Valley, uma paródia de comédia sobre o ecossistema, também ajudou a representar esse mundo e foi elogiada por grandes personalidades da região, como Bill Gates que chegou a fazer uma ponta em um episódio. 

Outros nomes como Elon Musk (CEO da Telsa Motors) e Reid Hoffman (fundador do LinkedIn) também são comumente associados ao Vale do Silício por suas falas exaltando a região. “Não há lugar melhor no mundo para startups de tecnologia do que o Vale do Silício. É uma fonte incrível de talento, capital e recursos. Todo o sistema está organizado para fomentar a criação de novas empresas”, afirmou Elon. 

Grandes marcos da região

Por ser um ambiente focado em inovação e tecnologia, o Vale do Silício viu em primeira mão a criação de muitas novidades que iriam revolucionar o mundo. Confira algumas delas: 

  • Invenção do microprocessador pela Intel; 
  • Na década de 60, Joseph Licklider criou departamentos de ciência da computação em várias grandes universidades;
  • Em 1969, o Instituto de pesquisa de Stanford operou um dos quatro nós originais que compunham a ARPANET, tecnologia que antecedeu a Internet;
  • O Vale também foi responsável pela criação dos investimentos de venture capital (o capital de risco) e hoje abriga a maior concentração de empresas do gênero no mundo.
  • Com investimento da Nasa e do governo norte-americano, Douglas Engelbart inventou o mouse e ferramentas de colaboração baseadas em hipertexto;

De acordo com a Associação Histórica do Vale do Silício, a região também foi responsável pela criação de transmissões de rádio de ondas contínuas de longa distância, microscópio de raios-X, ressonância magnética nuclear, lasers, computadores pessoais, cirurgia de coração aberto, clonagem de genes e splicing de genes, videogames, computação 3D, entre outros. 

Um panorama atual

Muitas transformações ocorreram no Vale do Silício desde sua popularização. Em 2010, por exemplo, a população era estimada em pouco mais de 2,5 milhões. Hoje são cerca de 3,1 milhões. Com o sucesso das companhias, a renda média na região disparou para US$ 140.000 por ano, o que representa mais que o dobro da média nacional dos Estados Unidos. 

Ainda que seja um lugar próspero para negócios, o vale não é necessariamente visto mais como o melhor lugar para se estar pelas companhias. O próprio Mark Zuckerbeg, um dos nomes mais proeminentes da região, afirmou que não fundaria o Facebook lá se tivesse que tomar a decisão em 2011. Ele afirmou que existe uma sensação de que os empreendedores precisam ir para lá, mas que essa não é a única opção, visão compartilhada por Jeff Bezos, fundador da Amazon; 

Elon Musk também abriu mão do Vale do Silício para mudar a sede da Tesla para o estado do Texas. Esses posicionamentos indicam que a força do vale para o empreendedorismo já não é mais o que costumava ser, ainda mais com a visão dos executivos cada vez mais forte de que é possível trabalhar em qualquer lugar. 

Outro ponto que reflete mudanças é que, antigamente, a maioria das companhias do vale eram startups. Hoje, com o sucesso dos empreendimentos, grandes companhias ocupam um grande espaço, fazendo com que quem ver se aventurar pelo empreendedorismo olhe para opções com menores custos operacionais. Apesar disso, a região ainda acumula prestígio e muito capital investidor, continuando ser um grande atrativo. 

Que tal conhecer a trajetória de profissionais de sucesso em tech?

Gigantes da tecnologia têm em comum times inovadores, com mindset disruptivo e empreendedor. A plataforma Wikitech permite que você navegue de forma gratuita pela trajetória de profissionais de empresas prestigiadas. Por meio de vídeos curtos, é possível entender o mercado promissor pela perspectiva de quem já faz acontecer. Acesse e saiba mais!

Leia também

Faça parte da nossa comunidade de protagonistas