Desenvolvimento

Fundador do Waze, Uri Levine mostra caminho para empreender no mundo contemporâneo

Em 2007, quando o israelense Uri Levine cofundou a empresa Waze, ele e seus sócios não podiam imaginar que estavam prestes a revolucionar a forma como as pessoas encaravam o trânsito no cotidiano das cidades.

Pouco mais de uma década depois, porém, isso está muito claro: o aplicativo, que ajuda a guiar as pessoas e indicar os melhores caminhos em ruas e avenidas, já é utilizado ativamente por 115 milhões de motoristas em 185 países.

Mas o caso é que Levine não estava satisfeito.

Em 2013, cinco anos após fundar o aplicativo, o empresário vendeu sua parte na empresa por um bilhão de dólares para o Google logo após recusar um cargo de diretoria na empresa de serviços online.

O objetivo dele era continuar abrindo novas empresas e, quando julgasse necessário, investindo em novas empresas com potencial – sem se prender a uma instituição. Deu certo. Hoje, ele tem participação, como sócio ou investidor, em ao menos 12 negócios ao redor do mundo.

Em palestra concedida durante as comemorações do aniversário de 30 anos da Fundação Estudar, Levine falou sobre o que considera mais importante para a criação e o sucesso de novos negócios.

Baixe um e-book que ensina tudo sobre carreiras com impacto social

A jornada do empreendedorismo, segundo Uri Levine

Um dos pontos cruciais na criação de um negócio, que Levine destacou logo no início de sua fala durante a palestra, é a jornada do empreendedorismo. Segundo ele, existe uma razão chave para que as pessoas resolvam criar uma empresa, uma aplicativo ou um novo

“Mudar o mundo e tornar o mundo um lugar melhor é o que deve mover uma pessoa no momento de criar algo”, disse o investidor.

Sobre isso, Levine apontou que três fatores sempre devem se repetir uma jornada empreendedora de sucesso. Para ele, é preciso:

  • saber lidar com “amor e ódio” durante o processo para não cair em armadilhas emocionais;
  • entender que a jornada é como uma montanha russa, que sobe e desce várias vezes;
  • não duvidar do que vem depois ou não ficar pensando no que pode dar errado sem arriscar;

Leia sobre: Inteligência Emocional: entenda o que é, a importância e como desenvolver

“Todos os negócios do mundo são assim e essas situações têm sido cada vez mais comuns. Se você quer concretizar seu sonho, você precisa se esforçar para que ele seja realizado”

Ainda nesse caminho, Levine explicou que essas ponderações que se relacionam com a postura do empreendedor tendem a ajudar porque a jornada rumo ao sucesso costuma ser longa.

Segundo ele, todo negócio de sucesso passa por 1) entusiasmo inicial; 2) choque de realidade; 3) falta de tração (ou crise); 4) custos de oportunidades; 5) execução; 6) ganho de expertise; 7) crescimento; e 8) sustentabilidade financeira.

Levine diz ainda que existe uma diferença crucial entre as pessoas que têm sucesso e as que não têm. As pessoas de sucesso sabem que vão falhar, que vão ter quedas e que sabem levantar. As que acreditam que vão sempre vencer, na visão dele, não chegam ao sucesso.

A identificação de um problema: o passo inicial

Ao longo de sua fala, Levine falou também sobre como se dá o processo de criar um novo negócio ou uma nova empresa. Para ele, tudo com a identificação de um problema;

“Uma das maiores lições que se pode aprender é que o primeiro passo necessário é encontrar um problema da sociedade que demanda um solução”

Na visão do empresário, é preciso pensar ess problema, olhar como a sociedade lida com ele e como potenciais concorrentes estão olhando para ele ao longo dos últimos anos.

“Você pode ter concorrentes, mas precisa criar uma solução diferente e mais eficaz de solucionar um problema. Assim, você muda o jogo e vai se tornar um pioneiro”

Como assistir à palestra inteira?

Para assistir à palestra completa de Uri Levine e de outros empresários e líderes mundiais, basta acessar o vídeo abaixo (e procurar pelo momento em que o empresário fala):

Leia também: Conheça Carlos Brito, considerado um dos maiores líderes do mundo

 

 

 

 
 

 

Deixe um comentário
Compartilhar
Tags: uri levine

Posts recentes

Business Intelligence: o que é, para que serve e como aprender?

Business Intelligence (BI) é um conjunto de estratégias, tecnologias e ferramentas que capacitam as organizações…

1 dia a

Trabalho em equipe: 5 passos para desenvolver essa habilidade

O trabalho em equipe é uma necessidade que acompanha os profissionais desde a fase inicial…

5 dias a

Técnica Pomodoro: saiba como gerenciar seu tempo e ser mais produtivo

Você sabia que a técnica pomodoro promete ajudar quem tem dificuldade em terminar as suas…

6 dias a

TI: O que é Tecnologia da Infomação, curso e mercado de trabalho

A área da Tecnologia da Informação (conhecida popularmente como TI) é uma das que mais…

6 dias a

Raízen abre inscrições para Programa de Estágio 2024

A Raízen, uma das principais empresas do setor de energia do país, está em busca…

7 dias a

Fundação Estudar promove primeira edição internacional do curso Liderança Transformadora

A Fundação Estudar, renomada instituição brasileira dedicada ao desenvolvimento de líderes, realizou com sucesso a…

7 dias a